Alfabetização
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Anninha
rozinha
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NFP-Brasil :: Filhos :: 2 a 5 anos
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Alfabetização
Mamães mais experientes, como foi essa fase com os filhotes de vcs? Tranquila? O Daniel está no último ano da educação infantil e a professora me disse que tem crianças da turma dele que estão praticamente lendo, enquanto ele só desenha o próprio nome... Alguém tem dicas para dar?
rozinha- Aqui é como minha casa
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Re: Alfabetização
rozinha, o Davi foi muito bem na alfabetização, já lê e escreve bem, só precisa melhorar e muito a letra. Fui participativa na medida em que ele chegava da escola e pedia pra ele escrever algumas palavras, mas era ele quem me pedia.
Não sei qual seria a melhor forma pedagógica, depende de que forma ele esteja vendo isso na escola, como está sendo pra ele, mas comprar livros infantis, aqueles com muitas figuras e pouco texto ou quadrinhos acredito que seria bom, procurar o que o estimula.
A gente tem mania de ficar comparando com outras crianças temos que lembrar a velha história do ritmo de cada um...mas a professora acha isso um problema?
Não sei qual seria a melhor forma pedagógica, depende de que forma ele esteja vendo isso na escola, como está sendo pra ele, mas comprar livros infantis, aqueles com muitas figuras e pouco texto ou quadrinhos acredito que seria bom, procurar o que o estimula.
A gente tem mania de ficar comparando com outras crianças temos que lembrar a velha história do ritmo de cada um...mas a professora acha isso um problema?
Re: Alfabetização
rosinha o Nicolas tem o mesmo problema dificuldade em algumas letras parece que não entra na cabeça dele,mas é melhor vc pegar ele,ler pra ele tem aqueles livrinho que contam historinhas das letras que é bem divertido.
fazer ele querer aprender pq a criança tem que se interessar pelo assunto se não não vai rolar.
o Nicolas é meio desligado mas adora historias então estou partindo por esse lado.
fazer ele querer aprender pq a criança tem que se interessar pelo assunto se não não vai rolar.
o Nicolas é meio desligado mas adora historias então estou partindo por esse lado.
quel b- Aqui é como minha casa
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Re: Alfabetização
O Daniel é super exigente consigo mesmo, hesita em dar uma resposta com medo de responder errado (Por exemplo, a gente vê um cavalo na rua, eu pergunto: que bicho é aquele? e ele não responde, diz que não sabe, ele sabe sim, mas tem medo de errar. Se eu falo que é cachorro, gato, ele diz que não, mas não fala o que é, até eu falar que é um cavalo...), e a professora já percebeu isso. Então ele fica quieto, não participa tanto da aula...
E ele teve problemas com a fala, fez fono por um tempo, e ainda hoje ele troca letras, fonemas... Sei que ainda está cedo, mas gostaria de ajudá-lo.
Eu leio para ele todas as noites antes de dormir, e a professora falou para eu jogar jogo da memória com ele, pq ele esquece tudo com muita facilidade.
E ele teve problemas com a fala, fez fono por um tempo, e ainda hoje ele troca letras, fonemas... Sei que ainda está cedo, mas gostaria de ajudá-lo.
Eu leio para ele todas as noites antes de dormir, e a professora falou para eu jogar jogo da memória com ele, pq ele esquece tudo com muita facilidade.
rozinha- Aqui é como minha casa
- Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Alfabetização
@rozinha: meu sobrinho que tem 3 anos (faz 4 em abril) adora escrever, desenhar, pintar, colorir, escutar histórias de livros.... acredito que ele tenha vontade de aprender e tbm pq a avó materna dele é professora de português, o que o induz a ter "aulas"...
Tanto que ele já conhece todas as letras do alfabeto e as escreve, conta até 20.... enfim, qdo encontro com outras crianças da mesma idade vejo que eles não tem tanta desenvoltura qto ele.
Mas acredito que num geral é pela influência da avó que o ensina bastante e a vontade que ele tem de aprender...
Será que o Daniel não está sendo muito cobrado e por isso tem medo de errar?? Ou ainda qdo erra as pessoa zombam dele??
Teve uma vez que eu, meu irmão (o pai dele) e meu primo estávamos brincando com meu sobrinho (o mesmo que descrevi) de jogo da memória (que ganha muuito fácil da gente! srsrrs), e ele errou.... na hora que ele errou a gente começou a brincar com ele que ele não sabia o que era aquela figura.... A partir daquele momento ele não quis brincar mais...Ficou emburrado e começou a chorar...
Depois disso a gente mede as palavras pra falar com ele qdo ele erra!
Tanto que ele já conhece todas as letras do alfabeto e as escreve, conta até 20.... enfim, qdo encontro com outras crianças da mesma idade vejo que eles não tem tanta desenvoltura qto ele.
Mas acredito que num geral é pela influência da avó que o ensina bastante e a vontade que ele tem de aprender...
Será que o Daniel não está sendo muito cobrado e por isso tem medo de errar?? Ou ainda qdo erra as pessoa zombam dele??
Teve uma vez que eu, meu irmão (o pai dele) e meu primo estávamos brincando com meu sobrinho (o mesmo que descrevi) de jogo da memória (que ganha muuito fácil da gente! srsrrs), e ele errou.... na hora que ele errou a gente começou a brincar com ele que ele não sabia o que era aquela figura.... A partir daquele momento ele não quis brincar mais...Ficou emburrado e começou a chorar...
Depois disso a gente mede as palavras pra falar com ele qdo ele erra!
Lilafp- Aqui é como minha casa
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Idade : 42
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Alfabetização
Rozinha, conselho de quem estudou isso mas ainda não pôde aplicar a teoria na prática (fiz magistério, mas ainda não tive o meu pra tentar...) Uma ferramenta muuuito útil na alfabetização é o alfabeto móvel, trata-se de um jogo de letras que vc pode comprar ou mesmo fazer de cartolina - 5 de cada vogal, 3 de cada consoante e 2 ou 3 de cada caractere (acentos, cedilhas, pontos, sinais gráficos em geral).
Deixe brincar à vontade, juntando as letras, pra formar palavras, existentes ou não - explique pra ele logo no começo que não existe certo e errado, existem sons diferentes que podem dar resultados engraçados - e vc vai lendo com ele o que ele formar, seja o que for. Se ele tentar escrever a palavra "gato", por exemplo, e conseguir formar "gto", não diga que está errado, pq pra ele naquele momento isso significa gato, deixe que aos poucos ele próprio descubra a necessidade de outras letras, vendo outros exemplos. Resumindo: Se ele mandar vc ler, leia como está escrito; se ele ler, deixe que interprete do jeito dele. Se ele pedir pra corrigir, ajude, mas nunca usando o termo "está errado", sempre tentando fazer com que ele próprio perceba a falta ou sobra de letras. Brinque muito juntando sílabas, pra ele perceber o que é, e descobrir quais podem ser combinadas pra formar palavras. Outra coisa muito boa são cartões com desenhos e os respectivos nomes, pode ser usado em conjunto com o alfabeto móvel: ele vê a figura, lê o nome (às vezes mais pela figura do que pela escrita), mas aí tem que montar o nome com o alfabeto móvel. E muuuuuuuitos, muuuuitos livrinhos, de linguagem bem simples, interessante, com figuras - deixe a imaginação dele viajar se ele quiser contar uma história totalmente diferente da que está escrita, isso tbm vale!!!
Noooossaaaaaaa, escrevi um jornal!!! Espero ter ajudado, Rozinha, depois me conte se vc colocar em prática, ok?? Bjs!!!!
Deixe brincar à vontade, juntando as letras, pra formar palavras, existentes ou não - explique pra ele logo no começo que não existe certo e errado, existem sons diferentes que podem dar resultados engraçados - e vc vai lendo com ele o que ele formar, seja o que for. Se ele tentar escrever a palavra "gato", por exemplo, e conseguir formar "gto", não diga que está errado, pq pra ele naquele momento isso significa gato, deixe que aos poucos ele próprio descubra a necessidade de outras letras, vendo outros exemplos. Resumindo: Se ele mandar vc ler, leia como está escrito; se ele ler, deixe que interprete do jeito dele. Se ele pedir pra corrigir, ajude, mas nunca usando o termo "está errado", sempre tentando fazer com que ele próprio perceba a falta ou sobra de letras. Brinque muito juntando sílabas, pra ele perceber o que é, e descobrir quais podem ser combinadas pra formar palavras. Outra coisa muito boa são cartões com desenhos e os respectivos nomes, pode ser usado em conjunto com o alfabeto móvel: ele vê a figura, lê o nome (às vezes mais pela figura do que pela escrita), mas aí tem que montar o nome com o alfabeto móvel. E muuuuuuuitos, muuuuitos livrinhos, de linguagem bem simples, interessante, com figuras - deixe a imaginação dele viajar se ele quiser contar uma história totalmente diferente da que está escrita, isso tbm vale!!!
Noooossaaaaaaa, escrevi um jornal!!! Espero ter ajudado, Rozinha, depois me conte se vc colocar em prática, ok?? Bjs!!!!
Nikky- Participo com frequencia
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Idade : 47
Localização : Araxá - MG
Data de inscrição : 26/08/2010
Re: Alfabetização
@Lilafp: ele é rígido com ele mesmo, eu nunca fui de cobrá-lo, menos ainda de ridicularizá-lo... Bom, não fico com ele o tempo todo, não sei como é na escolinha (há crianças bem cruéis...) mas desde pequenino ele foi assim...
@Nikky: Hum... Parece uma ótima idéia, vou tentar sim... Obrigada.
@Nikky: Hum... Parece uma ótima idéia, vou tentar sim... Obrigada.
rozinha- Aqui é como minha casa
- Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Alfabetização
@rozinha: escolinha é complicado mesmo, ainda mais qdo a gente não está supervisionando... mas quem tem tempo pra ficar em cima, observando tudo que acontece na sala de aula, né?!? Difícil....
essa ideia da Nikky é ótima mesmo! Tenta fazer com ele e dpois conta o que deu!!
Com relação ao meu sobrinho, nós vimos que fizemos coisa errada, então nunca mais repetimos!
Falando em crianças cruéis, vcs viram um vídeo - que passou no jornal da tarde esses dias - em que um menino ficava tirando sarro do outro por ele ser gordinho?? Pois bem: um menino magrinho ficava chamando pra briga o menino mais gordinho; ele dava tapinhas no rosto dele, ficava pulando tipo lutador de box... E o mais gordinho quieto... e o magrinho provocando....
Então teve uma hora que o gordinho se irritou, pegou o menino magrinho, levantou e o jogou no chão de tanta raiva!!
Depois de uns dias os meninos deram entrevista... o gordinho disse que sofria bullings há muitos anos...
Já o magrinho disse que o gordinho foi quem o provocou...
Vê se pode!! As imagens mostraram qual foi a realidade daquela hora....
essa ideia da Nikky é ótima mesmo! Tenta fazer com ele e dpois conta o que deu!!
Com relação ao meu sobrinho, nós vimos que fizemos coisa errada, então nunca mais repetimos!
Falando em crianças cruéis, vcs viram um vídeo - que passou no jornal da tarde esses dias - em que um menino ficava tirando sarro do outro por ele ser gordinho?? Pois bem: um menino magrinho ficava chamando pra briga o menino mais gordinho; ele dava tapinhas no rosto dele, ficava pulando tipo lutador de box... E o mais gordinho quieto... e o magrinho provocando....
Então teve uma hora que o gordinho se irritou, pegou o menino magrinho, levantou e o jogou no chão de tanta raiva!!
Depois de uns dias os meninos deram entrevista... o gordinho disse que sofria bullings há muitos anos...
Já o magrinho disse que o gordinho foi quem o provocou...
Vê se pode!! As imagens mostraram qual foi a realidade daquela hora....
Lilafp- Aqui é como minha casa
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Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Alfabetização
Tem poucos meses que li na Crescer uma reportagem sobre omo devem agir os pais de filhso que praticam bullyng.
pandora77- Aqui é como minha casa
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Data de inscrição : 14/10/2008
Re: Alfabetização
@Lilafp: eu vi esse vídeo, o magrinho perturbava um bocado, acho que nunca pensou que o gordinho fosse reagir.
Eu comprei um joguinho, quase parecido com o que a Nikky falou (ô preguiça de cortar pecinhas, kkkkk) tem várias figuras simples (dado, bola, casa, gato, sapo...) e as letras, que ele precisa formar a palavra correspondente à figura. Ele faz (com ajuda) umas 5 figuras e cansa, já quer brincar de outra coisa, e eu respeito, o importante é fazer um pouquinho sempre.
Eu comprei um joguinho, quase parecido com o que a Nikky falou (ô preguiça de cortar pecinhas, kkkkk) tem várias figuras simples (dado, bola, casa, gato, sapo...) e as letras, que ele precisa formar a palavra correspondente à figura. Ele faz (com ajuda) umas 5 figuras e cansa, já quer brincar de outra coisa, e eu respeito, o importante é fazer um pouquinho sempre.
rozinha- Aqui é como minha casa
- Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Alfabetização
kkkk crianças são impacientes e querem brincar com tudo ao mesmo tempo! kkk
Devagar e sempre! o importante é não desistir!!
Devagar e sempre! o importante é não desistir!!
Lilafp- Aqui é como minha casa
- Número de Mensagens : 6490
Idade : 42
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Alfabetização
Tem colega de Lara que ja escreve o nm, acho um estimulo muito precoce...
pandora77- Aqui é como minha casa
- Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008
Re: Alfabetização
Cedo mesmo.
Bom, essa fase definitivamente ficou para trás, o Daniel tá lendo muito bem, foi elogiadíssimo pela professora do 1º ano e está bem no 2º ano. Acho que é ansiedade mesmo...
Agora estou ansiosa com a matemática, ele precisa decorar a tabuada e não quer de jeito nenhum.
Bom, essa fase definitivamente ficou para trás, o Daniel tá lendo muito bem, foi elogiadíssimo pela professora do 1º ano e está bem no 2º ano. Acho que é ansiedade mesmo...
Agora estou ansiosa com a matemática, ele precisa decorar a tabuada e não quer de jeito nenhum.
rozinha- Aqui é como minha casa
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Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008
Re: Alfabetização
é um saco mesmo
será q nao tem uma musica? alguma tecnica? tenta ver no youtube
será q nao tem uma musica? alguma tecnica? tenta ver no youtube
pandora77- Aqui é como minha casa
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Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008
Re: Alfabetização
Pois é, minha irmã, lááááá nos anos 70/80, aprendeu com um disco de tabuada, vou procurar no youtube, se tem essas músicas...
rozinha- Aqui é como minha casa
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NFP-Brasil :: Filhos :: 2 a 5 anos
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