NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

+17
lillydí
pandora77
Carol
Priscila
Dana
Tesouro
Marcinha_jf
Lilly
neni
Clarissa
Monika
Dreza
Ciça
Jeniffer
Meca
lilix
rozinha
21 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Tudo o que vc deve saber ANTES de engravidar

Mensagem por rozinha Qua Set 10, 2008 1:50 pm

Amigas, o texto é longo, mas vale a pena ler tudinho



Por que não antecipar-se e evitar complicações inesperadas?
Segundo se sabe, cerca de 30 ou 40 por cento das gravidezes foram planejadas; nas restantes, a notícia chegou de surpresa. Quer dizer que muitas se procuraram, enquanto que outras se encontraram. Nos níveis socio-econômicos elevados, a percentagem de mulheres que planifica a gravidez é maior do que nos níveis mais baixos. Não obstante, e lamentavelmente, são poucas as que efetuam uma consulta médica previa quando decidem ter um filho. Geralmente, acredita-se que basta manter relações sexuais numa determinada altura, e uma vez que o teste deu positivo chega o momento de consultar o médico. Infelizmente, e independentemente do nível socio-econômico dos pais, na maioria dos casos a gravidez começa a causar preocupações somente quando se tem notícia dela. No entanto, nessa altura, pode ser demasiado tarde para prevenir algumas situações. Ainda não existe uma clara consciência de que uma grande quantidade de patologias ou malformações podem prevenir-se ainda antes da concepção. Daí a importância de efetuar uma consulta pré-concepcional no momento em que começa a pensar-se na possibilidade de uma gravidez.

Relações férteis
Quando um casal deseja ter um filho, as relações sexuais oportunas constituem um fator decisivo. Os dias férteis são aqueles que estão proximos da data da ovulação, que ocorre aproximadamente na metade de cada ciclo. Por exemplo, se uma mulher tiver a menstruação a dia 15, por volta do dia 30 terá lugar a ovulação. De modo que o ideal seria manter relações, dia sim, dia não, desde o dia 25 até ao dia 5 do mês seguinte.Neste período, também convem evitar a higiene imediata e permanecer deitada durante algum tempo depois de manter relações.

Sindrome de Down: um tema que assusta
Geralmente, quanto mais idade tem a mulher, mais se preocupa com certos aspectos da sua futura gravidez. Assim, são as mulheres de 38 a 40 anos que habitualmente podem consultar o médico previamente, basicamente pelo receio de ter um filho com sindrome de Down. Se bem que, lamentavelmente, não costumem preocupar-se tanto por iniciar a gestação nas melhores condições, tratando de prevenir a maior quantidade possível de complicações. É verdade que quanto mais idade tiver a mãe, maiores serão as probabilidades de que tenha um filho com o sindrome de Down ou alguma outra malformação genética. Mas é importante saber que embora o risco seja maior do que numa mãe mais jovem as possibilidades são sempre menores que as de ter um bebê saudável. Com efeito, se dissermos que uma mulher com 40 anos tem uma para cento e nove de possibilidades de ter um filho com sindrome de Down, é verdade que tem quatro vezes mais risco do que uma mulher de 25. No entanto, em cada cento e nove mães, cento e oito darão à luz um bebê saudável, e somente uma terá um bebê com sindrome de Down.


Perigo, infecções!
Do ponto de vista infectológico, também é possível prevenir. Por exemplo, algumas mulheres costumão ter fluxo de maneira persistente, possivelmente causado por germens que colonizam a zona vaginal. A citologia permite detectar a situação antecipadamente, e implementar o tratamento adequado antes de começar a gravidez.

Rubéola, uma infecção temível
Atualmente, é possível conhecer o estado imunitário face a muitas doenças infecto-contagiosas, e se não existirem anticorpos recorrer à imunidade passiva através da vacinação. A rubéola é uma das patologias que se não se previne pode causar sérias malformações no feto. E não deve estudar-se somente naqueles grupos de risco mais conhecidos, mas em todas as mulheres. Embora quem a tenha contraído tenha imunidade para toda a vida, dado que se trata de uma doença que muitas vezes pode ser confundida com outra eruptiva, a única forma de confirmar se se teve rubéola é mediante uma análise de sangue específica (serologia). E no caso de que a mulher não tenha anticorpos, pode recebê-los por meio da vacinação antes de ficar grávida.

Os gatos e a toxoplasmose
Com respeito à toxoplasmose, embora exista o mito de que se contagia através dos gatos, a verdade é que não é preciso possuir um para correr o risco de adoecer. De fato, a maioria das pessoas não tem gatos mas sim anticorpos contra a toxoplasmose, o que indica que alguma vez tomou contato com o vírus que a produz. Isto pode acontecer através da ingestão de carne que não tenha sido suficientemente cozida, ou de frutas e verduras mal lavadas, ou então durante a realização de tarefas de jardinagem nas quais se manipula terra. Na realidade, os gatos domésticos não apresentam risco, mas sim aqueles que saem para a rua e estão em contato com outros animais que podem transmitir a infecção. Não existe uma vacina contra a toxoplasmose, de modo que a melhor maneira de preveni-la é consumindo as carnes bem cozidas e as verduras correctamente lavadas, evitando o contato com gatos que não permaneçam em casa, e utilizando luvas para realizar tarefas de jardinagem. Se uma mulher grávida entra em contato com o parasita que causa a toxoplasmose, deve receber um tratamento com antibióticos urgentemente, para evitar um possível aborto espontâneo ou malformações fetais sérias. De todos os modos, não deve desesperar: cerca de 60 por cento das pessoas estão imunizadas contra estas infecções.

Uma questão de peso
A gravidez deveria iniciar-se com um peso o mais próximo possível do ideal. Nem mais, nem menos, dado que o peso a mais pode desencadear problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes, entre outros. No caso de que o excesso seja importante, antes de tentar ficar grávida, seria conveniente que durante seis ou sete meses a mulher tratasse de aproximar-se do seu peso ideal, e a partir desse momento procurasse engravidar. Dessa maneira, evitaria arrastar esse peso a mais durante os nove meses da gestação, que, por sua vez, vão originar um aumento. No pólo oposto, se o peso for inferior ao ideal, será preciso tratar de recuperá-lo. Uma mulher muito magra certamente que terá deficiências nutricionais. Neste caso, não se trata de engordar como um peru de Natal à força de comer qualquer coisa, mas sim de recuperar o peso correto mediante uma dieta boa e equilibrada, capaz de fornecer todos os ingredientes necessários.

Uma dieta de ferro
No início da gestação, o aspecto nutritivo desempenha um papel muitíssimo importante. Muitas mulheres iniciam a gravidez com anemia, devido a que as suas menstruações são muito abundantes ou a que não se alimentam bem. Na mulher, a predisposição a padecer de anemia é maior do que no homem, porque cada menstruação implica uma perda de sangue e, consequentemente, do ferro contido nela. Por isso, salvo que esteja muito bem alimentada com alimentos ricos em ferro, as suas reservas são menores do que as do homem. E a isto deve acrescentar-se que, geralmente, gravidez e anemia costumam andar de mão dada. Antes de ficar grávida, seria conveniente avaliar esta possibilidade mediante um hemograma completo e, em caso de se confirmar que a mulher está anemica, deverão indicar-se suplementos de ferro para que possa começar a gestação em ótimas condições.

O que se passa com o cálcio
O cálcio é vital para a formação dos órgãos e ossos do bebê, e serve além disso para prevenir uma futura osteoporose. Se a mulher segue uma dieta equilibrada e completa, não é necessário incrementar a quantidade de cálcio. Mas aquelas que não bebem leite, nem comem iogurte ou queijo, deveriam receber suplementos antes e durante a gravidez.

O ácido fólico
O ácido fólico é uma vitamina presente em vários alimentos, que tomada de forma prévia à concepção reduz de maneira considerável a incidência de malformações do tubo neural, como a espinha bífida, a mielomeningocele, e a anencefalia. Embora os espinafres, o sumo de laranja sejam ricos em ácido fólico, a quantidade contida nos alimentos é muito escassa, pelo que é preciso reforçar a ingestão por meio de suplementos, desde os três meses anteriores até aos três meses posteriores à concepção. As mulheres que recebem ferro durante a gravidez não necessitam de tomar ácido fólico, uma vez que os suplementos de ferro incluem esta vitamina na sua formulação. E o mesmo acontece com aquelas que tomam algum complexo multivitaminico específico.

Qualidade de vida: um aspecto fundamental
A qualidade de vida torna-se muito importante na hora de pensar num filho. Com efeito, muitas mulheres não conseguem ficar grávidas devido ao stress ocasionado por uma vida agitada, somado às preocupações, pressões laborais, etc. E naturalmente, o stress também não é bom durante a gestação. De modo que, na hora de planear uma gravidez ou durante a mesma, o ideal seria tratar de levar – na medida do possível – uma vida mais tranquila, diminuindo um pouco o ritmo quotidiano, e alimentar-se e descansar corretamente. Sabemos que não é tarefa fácil, especialmente nestas alturas. No entanto, a sua saúde e a do seu filho bem o merecem.


Café, posso ou não?
Com moderação, o café pode tomar-se sem problemas. No entanto, em doses elevadas torna-se tôxico, e acredita-se que poderia produzir problemas na implantação do embrião. Por isso, não convem abusar.

Os exercícios fazem bem ao corpo, e à alma
Quanto ao exercício, convem sempre praticar algum , uma vez que não só faz bem ao corpo mas também ao espírito. No entanto, durante a gravidez o treino deve ser conduzido por um profissional, para substituir alguns exercícios que não poderiam continuar a ser feitos da maneira habitual.

Cuidado com os medicamentos
Alguns medicamentos estão definitivamente contra-indicados durante a gravidez, dado que podem ocasionar complicações ou malformações no feto, e com outros, deve ser-se muito cuidadosa. Por isso, se a mulher está a receber algum tratamento, deveria consultar o seu médico antes de tentar uma gravidez. Se a medicação for necessária ou indispensável para viver, o profissional deverá avaliar a relação risco-benefício, tanto para a mãe como para o bebê. Se for possível reduzir ou suspender a dose sem riscos para a mulher, melhor. Embora o ideal seja efectuar sempre uma consulta com o especialista que se ocupa do problema.

Posso pintar o cabelo?
Apesar de que na atualidade existam produtos muito suaves, se a mulher pinta regularmente o cabelo e está à procura de uma gravidez ou está grávida, recomenda-se evitar o contato direto da tinta com a pele (pelo menos durante os primeiros meses da gestação) para prevenir uma possível absorção do produto através do couro cabeludo. A realidade é que durante a gravidez o cabelo fica mais sensível caindo frequentemente. O pintar traduz uma agressão ao cabelo que se deve evitar, pois não é indispensável.

Homens: a outra face da moeda
É primordial que o futuro papai tambem cuide da sua qualidade de vida, da sua alimentação, e dos seus hábitos com respeito ao tabaco, ao café e ao álcool. Não devemos esquecer que metade do embrião é fornecida pela célula masculina. Por isso, ele deveria seguir os mesmos conselhos que a sua mulher. Apesar de que a gravidez ser um produto de ambos, pai e mãe, sempre se lhe atribui a ela a responsabilidade dos cuidados preventivos. No entanto, sendo realistas, isto deveria ser igual para ambas as partes. Lamentavelmente, são muito poucas as mulheres que realizam uma consulta médica prévia, e no caso dos homens e preocupação é praticamente nula. Apesar de que, desde o primeiro momento, a responsabilidade de um filho diga respeito a ambos.


Beijinhos e ótimas tentativas a todas Smile
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por lilix Qui Set 11, 2008 2:03 am

@rozinha: obrigada pelo texto! Bem esclarecedor!!

Abraco,
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Meca Qui Set 18, 2008 11:07 am

Muito Bom!!!

já esclarece muita coisa!

Meca
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 55
Idade : 42
Data de inscrição : 16/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Jeniffer Qui Set 18, 2008 11:14 am

OLÁ! Estou tentando engravidar a 5 meses, e desde então tenho me precavido. Estou tomando o ácido fólico e cortei o meu cabelo bem chanel a fim de tirar o máximo dos reflexos que fiz no últim verão. Agora só falta o meu positivo! Very Happy
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por lilix Sex Set 19, 2008 1:22 am

Oi Jennifer!

e qdo der esse positivo, vc vem contar para a gente, ne?

Beijoks,
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Ciça Sex Set 19, 2008 1:50 am

Jeniffer minha linda, que bom te ver por aqui. Espero que esse nosso cantinho vire seu tb!

@Rozinha onde vc tirou esse texto?
Ciça
Ciça
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 49
Localização : França
Data de inscrição : 11/09/2008

http://www.cissa.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Jeniffer Sex Set 19, 2008 5:13 am

flower Que delícia!!! Meninas, já estou me sentindo em casa!!!!! òtima sexta-feira para todas nós!
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Sex Set 19, 2008 7:37 am

@Ciça: tirei de outro fórum que frequento Embarassed

(Vivo de fórum em fórum, só não sou mandada embora pq sou funcionária pública estável, rsrsrs)
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Ciça Sex Set 19, 2008 8:32 am

hahahahah eu vivo de link em link rozinha... e só nao sou mandada embora... quem disse que nao sou??? Ontem meu filho mandou eu ir embora do computador e fazer chá de erva-doce com abacaxi pra ele !!!!!
Ciça
Ciça
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 49
Localização : França
Data de inscrição : 11/09/2008

http://www.cissa.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Sex Set 19, 2008 8:53 am

@Ciça, kkkkkk, em casa, só se meu "patrãozinho" estiver dormindo, porque se estiver acordado e eu ligar o PC... lógico que é ELE quem vai ficar plugado.

Ele joga paciência, jogo da memória, "escreve" no word, desenha no paint...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por lilix Qui Out 09, 2008 9:45 am

Colocano mais um tema aqui que deve ser importante já no planejamento da gravidez.

Fumar e beber alcool em excesso

Querendo ou nao isso tbm influencia na saúde da mulher, antes mesmo de ela engravidar...
Ha opinioes de especialistas na area da saúde que o excesso de cigarro e alcool prejudicam na concepcao!!! study
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Seg Out 20, 2008 12:48 pm

GENTEMMMMM, dá uma olhadinha neste link:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI15027-10544,00.html

é muito grande para colar aqui...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por lilix Ter Out 21, 2008 4:07 am

Muito bom essas perguntinhas e respostas rozinha!

Eu hoje estive na medica tentando exatamente avaliar meu caso, pois tenho mestruacoes bem irregulares (bem ten ho a cada 4 semanas... ) Mas desde que parei com a pilula to tendo problemas mesmo. Esse mes acho que nem ovular eu ovulei!! pale !!

Fiz uns exames e vou esperar os resultados ainda essa semana...

Eu nao consegui esperar 6 meses (como esta escrito no questionario) para saber se há alguma coisa errada comigo.. eu sopu a favor de antes de comecar a praticar, já fazer um check up (mulher e homem tbm).. Isso poupa muita frustracao, no caso de haver algum problema!! Like a Star @ heaven
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Jeniffer Ter Out 21, 2008 6:40 am

@Lilix, neste ponto somos muito parecidas... também resolvi que faria logo todos os exames possíveis e imagináveis, pois não queria ficar perdendo muito tempo. Segunda-feira é dia de consulta, e pra completar a ansiedade, a partir da semana que vem é para a Malvada não vir!!!
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Ter Out 21, 2008 7:32 am

Na 1ª gravidez, eu fiz vários exames e quando a médica falou que estava tudo ok, já interrompi a pílula e fomos prá sessão de treinos. Mas, foram exames simples, de rubéola, hepatite, HIV, enfim, através de exame de sangue e fiz tb uma ultrassonografia vaginal. Acho que esperaria mais ou menos um ano para aprofundar os exames se não engravidasse. Mas, graças a Deus, fiquei grávida no 3º mês de tentativas.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por lilix Ter Out 21, 2008 8:13 am

@Jeniffer: e ela nao virá!! Eu to aqui na torcida!!
Somos parecidas sim... pois fica na tentativa um tempao, acaba ficando doida.. Gente nao to brincando nao ... Isso acaba com o nosso psicologico! Sorte quem conseguiu engravidar rapido, mas tbm acho que deveria ser pre-requisito em qquer consulta ginecologica (antes de decidir um planejamento familiar) fazer um check up hormonal, por que nao ?
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Qui Out 23, 2008 8:26 am

@lilix: realmente, eu engravidei em 3 meses, hj eu sei que foi bem rápido, mas na época, deeeeemooooorooooouuuuuuuu....
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Dreza Ter Nov 04, 2008 9:00 am

Eu já fiz todos os exames também, quer dizer, na realidade faltam o de progesterona que farei no dia 7 e no dia 10. O meu maridão fará o espermograma na sexta, enfim... entramos no 6º mês de tentativas e já fizemos todos os exames possíveis até aqui...
Dreza
Dreza
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 169
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Jeniffer Ter Nov 04, 2008 9:02 am

@Dreza, e como estão os resultados??
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Seg Mar 23, 2009 11:41 am

up
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Sex Abr 03, 2009 7:21 am

Mais dicas de leitura:

http://www.gestantes.net/quero-engravidar/
http://www.gestantes.net/tratamento-natural-para-engravidar/
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Monika Seg Abr 13, 2009 1:00 pm

Como perdi o meu bebê,será preciso tomar anticoncepcional por mais ou menos 2,3 meses.E eu tomei vacina contra rubeola há mais de 12 anos,na ultima campanha de vacinação ñ tomei pq estava tentando engravidar e fiquei com medo e agora será que posso tomar?ah e o acido folico é bom começar tbm?obrigada...

Monika
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 17
Idade : 34
Data de inscrição : 08/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Seg Abr 13, 2009 2:31 pm

@Monika, a vacina da rubéola vale por toda a vida, acho que vc já está imunizada e não precisa tomar. Em todo o caso, será bom vc fazer um exame de sangue para saber se já está imunizada.

Quanto ao ácido fólico, sim, vc pode tomar mesmo tomando o anticoncepcional. É bom que se tome uns tres meses antes de engravidar - se for mais tempo, não tem problema.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Clarissa Seg maio 11, 2009 5:18 pm

(A reportagem completa tem uns links interessantes, vale a pena ler, é só ir na página: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI72403-10544,00.html)

Depois do primeiro passo que você e seu companheiro deram - ao decidir ter um filho -, é hora de tomar alguns cuidados que vão garantir nove meses saudáveis, para você, seu marido e o bebê. Confira:

1 - Consulte seu ginecologista. É ele que vai orientá-la sobre tudo o que você precisa fazer para ter uma gravidez sadia, como exames que o homem e a mulher devem realizar;

2 - Tome ácido fólico. A indicação dos especialistas é para que a mulher tome essa vitamina do complexo B três meses antes da concepção, para evitar problemas de desenvolvimento e da coluna cervical do bebê;

3 - Vacine-se. O imunizante contra a rubéola, por exemplo, é importante para que a mulher não tenha a doença durante a gravidez, que pode trazer sequelas ao bebê. Mas deve ser feito três meses antes de engravidar. Consulte seu médico para orientá-la em relação a essa e outras vacinas;

4 - No peso certo. Nem a mais, nem a menos. O ideal é que ao engravidar você esteja com a balança em dia. O sobrepeso pode trazer problemas para a criança e deixar a mulher desconfortável durante a gestação;

5 - Exercite-se. Se você não é adepta das atividades físicas, que tal começar antes da gravidez? Além de ajudar a manter o corpo em dia, ao engravidar já estará habituada com os exercícios. E essa prática só trará benefícios para você e o bebê. Converse com seu médico;

6 - Cardápio. Alguns alimentos podem influenciar na sua fertilidade, melhorando a ovulação da mulher. Confira;

7 - Nada de tabaco. Se você fuma, é hora de parar. Estudos mostram que o tabagismo prejudica o desenvolvimento do bebê, além de aumentar a chance de parto prematuro. Você também deve evitar o fumo passivo, que pode dificultar a gravidez;

8 - Vá ao dentista. Faça um check-up na sua boca antes de engravidar, evitando desconfortos mais sérios durante os nove meses. Na gestação, por conta das alterações hormonais, é normal a mulher ter problemas nos dentes. A visita ao especialista, no entanto, continua durante a gravidez;

9 - Fique zen. É difícil não se estressar no dia a dia. Mas esse exercício deve começar antes mesmo da gestação (e durar a vida toda). Estudos mostram que o estresse pode provocar parto prematuro. Além disso, ele pode até atrapalhar - você e seu marido - na hora de tentar engravidar;

10 - Namore. I love you O medo de engravidar que você tinha ao transar agora é substituído pela tabelinha com os dias em que a chance de gravidez é maior. Aproveite essa liberdade, mas não faça com que esse momento tenha uma carga de ansiedade muito grande para você e seu companheiro. O sexo programado pode, muitas vezes, atrapalhar.
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por rozinha Ter maio 12, 2009 7:05 am

Ótimas dicas, Clarissa, e apresentadas de uma forma bem sucinta.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez coisas que você deve saber antes de engravidar Empty Re: Dez coisas que você deve saber antes de engravidar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos