NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

+27
Lilafp
carioca28
DRI35
quel b
bininha
Je.freitas
cleidinha002
Mammy
Isa Nanci
Daianinha
cacazinha
Lilly
nina_white
corrinha
babi
mimiloira
carlinha
VIVI
lili
Alê
pandora77
rosiani
neni
Baby Blue
rozinha
Dreza
lilix
31 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lilix Seg Out 06, 2008 6:57 am

Ola Pessoal,

resolvi abrir tópicos sobre os principais problemas de infertilidade. Como fonte de informacao !! study

Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é uma das desordens endocrinológicas mais comuns afetando aproximadamente 6% da população feminina em idade reprodutiva. É a causa mais comum de infertilidade anovolutória (sem ovulação) sem, no entanto se saber a causa ou o defeito de base.
Novas descobertas e conhecimentos sobre a sua relação com outras alterações endócrinas e com repercussões cardiovasculares têm sido feitas. Um estudo de revisão foi feito pelos Drs. Melissa H. Hunter e James J. Sterrett, ambos da Universidade de Medicina da Carolina do Sul – Charleston, EUA.
Nesse estudo são apresentados os diversos aspectos dessa desordem, bem como seus sintomas e as alterações no organismo, seu diagnóstico, seu tratamento e suas complicações.

O Que é Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

A presença de amenorréia (ausência de menstruação por mais de três ciclos ou seis meses), de hirsutismo (aparecimentos de pêlos mais grossos em locais dependentes da ação de andrógenos como o tórax, o queixo, entre o nariz e o lábio superior, o abdome inferior e as coxas) e o aumento dos ovários ocorrem somente nos casos avançados.
As mulheres afetadas têm sintomas de aumento de andrógenos (hormônios masculinizantes), irregularidades menstruais e amenorréia.
A síndrome se inicia na puberdade e é progressiva. O desenvolvimento de técnicas mais apuradas de ultra-sonografia tem possibilitado maior detalhamento do aumento dos ovários. Há vários estudos sendo conduzidos sobre as alterações endócrino-metabólicas relacionadas com a síndrome e, no momento, o tratamento visa a diminuição das complicações futuras relacionadas com a anovulação(ausência de ovulação) e com a exposição às alterações hormonais.

Qual é a sua Causa?

O mecanismo preciso ainda não é conhecido. No entanto, já é sabido que há um aumento na produção de insulina devido a uma diminuição de sua ação nas células do organismo. Esse aumento leva a uma maior produção de andrógenos (hormônios masculinizantes) pelos ovários. Além disso, há uma disfunção no equilíbrio de dois hormônios da hipófise responsáveis pelo controle dos ovários: LH X FSH.(LH-hormônio luteinizante e FSH-hormônio folículo estimulante).

Seus Sintomas e Sinais Físicos

A anovulação, obesidade, hirsutismo e presença de múltiplos cistos pequenos em ambos ovários são os sinais clássicos. No entanto, um amplo espectro de alterações clínicas e laboratoriais também faz parte do quadro. O instituto nacional de saúde norte-americano definiu que o aumento de andrógenos e a anovulação são duas características capazes de levar ao diagnóstico. É importante, no entanto, que se descarte outras causas como tumores secretores de andrógeno, doenças da glândula supra-renal e aumento da produção de prolactina (hormônio produzido pela hipófise).

Aparência de um ovário policístico

Os sintomas mais comumente queixados pelas mulheres são: irregularidades menstruais, infertilidade, obesidade e sintomas relacionados com aumento de androgênios – hirsutismo e acne.
A maioria das mulheres tem a primeira menstruação numa idade normal, mas iniciam com ciclos irregulares que gradualmente se tornam mais irregulares, geralmente levando a amenorréia.
Recentemente tem sido mostrado a associação da SOP à resistência periférica à ação da insulina o que pode levar à intolerância à glicose e ao diabetes mellitus tipo 2.

Quais são as possíveis complicações da SOP?

A SOP não tratada tem progressão até a menopausa, quando devido à falência ovariana, cessa a produção de estrógenos e andrógenos. Estudos em andamento têm relacionado a SOP com um maior risco de doenças cardiovasculares o que fica reforçado devido às alterações de gorduras (colesterol total e frações e triglicérides) corporais também presentes na SOP. As outras complicações estão relacionadas com as alterações resultantes da anovulação: infertilidade, irregularidades menstruais variando de amenorréia a hemorragias uterinas, hirsutismo e acne. Mais importante ainda é a exposição do endométrio (revestimento interno uterino) contínua ao estrogênio, sem a presença da ação da progesterona contrabalançando-o, por encontra-se ausente devido às alterações hipófise – ovarianas. Essa exposição contínua pode propiciar o aparecimento de câncer de endométrio cujo risco é três vezes maior em mulheres com SOP. Além disso, há estudos sugerindo que a anovulação crônica durante a idade fértil, está relacionada com maior risco de câncer de mama após a menopausa.

Exames Laboratoriais

Inicialmente, deve-se fazer um teste de gravidez, que necessita ser descartada em qualquer mulher em idade fértil que esteja sem menstruar. Deve-se solicitar uma ultra-sonografia para avaliar os ovários que, em caso de SOP, demonstrarão pelo menos oito imagens periféricas com menos de 10 mm de diâmetro.
O nível sangüíneo de vários hormônios pode ser avaliado: testosterona, androstenediona, LH, FSH, estradiol, estrona, prolactina, insulina em jejum além de glicose em jejum.
Outros exames poderão ser necessários para excluir as outras causas mencionadas acima. Um exame de colesterol total e frações também deve ser realizado para avaliar do padrão lipídico e a necessidade de se tomar medidas modificadoras. A pressão arterial deve ser medida anualmente para se descobrir precocemente uma hipertensão arterial.

Tratamento

O objetivo é a manutenção de um endométrio normal, a antagonização da ação dos androgênios nos tecidos alvos, a diminuição da resistência à insulina e a correção da anovulação. O desejo de fertilidade é importante e está relacionado com um tratamento diferente.

Modificacao Comportamental

Diminuição de peso, dieta e exercícios. São muito importantes mesmo quando juntos ao tratamento medicamentoso.
A diminuição de peso diminui os níveis de testosterona, de insulina e de LH.

Medicamentos

Para mulheres que não querem engravidar, pode-se usar drogas com ação progestínica, por 10 a 14 dias por mês, para contrabalançar a ação estrogênica no endométrio.
Outra opção para essas pacientes é a pílula anticoncepcional de doses baixas. As vantagens dessa terapia são: contracepção, prevenção de crescimento e câncer endometrial, normalização dos ciclos menstruais e tratamento da acne e hirsutismo (melhora seis meses após uso).
Drogas antiandrogênicas podem ser associadas para o tratamento do hirsutismo com maior rapidez (Espironolactona, etc).
Drogas análogas aos hormônios liberadores de gonadotropinas devem ser usadas em pacientes que não respondem ao tratamento acima. Cuidado com seus efeitos colaterais ósseos e vaginais.
Para as pacientes que desejam engravidar, deve-se utilizar indutores de ovulação (Citrato de Clomifeno). Tais mulheres devem procurar um serviço especializado em infertilidade.
Uma nova forma de tratamento tem sido o uso de Metformina, uma droga que aumenta a sensibilidade da insulina, utilizada no tratamento da diabetes mellitus tipo 2. Estudos preliminares demonstraram um retorno à atividade menstrual em 68% a 98% das mulheres com SOP que utilizaram-na. Não é o tratamento padrão, mas pode ser uma possibilidade real futura. Em fim, a importância da descoberta dessa desordem por uma mulher não tem como ser mais enfatizada. O seu controle influi drasticamente em toda a saúde feminina, desde suas raízes sexuais mais profundas, sua fisionomia e imagem corpórea e também na prevenção de doenças sérias que possam vir a aparecer.
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Dreza Ter Fev 17, 2009 5:28 am

Quem tiver essa síndrome descreva como é o tratamento, quais as dicas dos médicos e quais as esperanças de ter uma gravidez natural.

Eu tenho... Começarei o tratamento mês que vem... :O(
Dreza
Dreza
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 169
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por rozinha Ter Fev 17, 2009 7:28 am

Este é um site sobre sop:
http://www.sopsuporte.com.br/
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lilix Ter Fev 17, 2009 7:50 pm

@Dreza: minha irma engravidou saudavelmente com quadro de SOP. Nao se preocupe, tudo vai dar certo!!!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Qui maio 07, 2009 1:37 pm

@Dreza: Eu tenho essa SOP, e tirando o fato de dificultar a gravidez (que é o pior efeito dessa meleca), não me traz qualquer outro tipo de transtorno maior não...

Controlo o peso, depilo as pernas e clareio o pelo do braço...
Eo anticoncepcional não me deixava ter tantas espinhas...

Descobri com 15 anos. Menstruei a primeira vez com 13 e depois só veio depois de 6 meses e era sempre irregular. Fiz os exames e detectaram... Eu sempre convivi com isso...

Quanto a endometriose, não sei explicar...

Força aí, amiga.. Tudo vai dar certo na hora certa!

Beijo, beijo!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Qui maio 07, 2009 1:39 pm

Ah! Tô tomando Clomid prá engravidar... É o terceiro ciclo que faço...
E tenho CERTEZA de que vou conseguir...

Eu tomo uma combinação de Clomid + Duphaston (prá segurar a possível gravidez).

Vamunessa!!!
Beijo, beijo!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lilix Qui maio 07, 2009 9:25 pm

@Babyblue: obrigada por compartilhar suas experiencias. Ciclos com Clomid dao certo sim! Nao desanime! Wink
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por neni Sáb maio 09, 2009 4:12 pm

oi meninas eu tenho sop e tomo cloridrato de metformina que fez diminir a quantidade eu menstruei aos 11 anos e meio e descobri que tinha com 17 anos então já tomei vários anticoncepcionais de valores altissímos e só engordei agora tento perder peso pois quero engravidar e espero que seja logo.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Sáb maio 09, 2009 7:20 pm

Olá, chacha...

Eu tb tenho SOP... Eu tomei foi Diane... a vida inteira...
Mas essa metformina que vc toma é prá diminuir a quantidade de que? Dos cistos?

Beijo, beijo!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por neni Qui maio 14, 2009 4:37 pm

sim baby blue é para diminuir os cistos que desmancham e vem com a regra é muito bom foi com ele que consegui diminuir.bjs
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Qui maio 14, 2009 8:19 pm

Charlene,
Ah, legal.. Não sabia disso não....

Depois, vou até falar com minha médica sobre isso...
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty tratamento de sop

Mensagem por rosiani Ter Jun 09, 2009 5:28 am

Dreza escreveu:Quem tiver essa síndrome descreva como é o tratamento, quais as dicas dos médicos e quais as esperanças de ter uma gravidez natural.

Eu tenho... Começarei o tratamento mês que vem... :O(
oi eu tenho sop e tomo metformina e duphaston para sumir os cistos e a gravidez vou ter q tomar indutores de ovulaçao pra conseguir engravidar .desejo sorte pra nos duas beijos

rosiani
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 19
Idade : 39
Data de inscrição : 09/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por pandora77 Ter Jun 09, 2009 6:57 am

Quando eu era adolescente AMAVA não menstruar..
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Seg Jul 27, 2009 8:48 pm

Ale, eu tomei Diane(anticoncepcional que trata a SOP) por 16 anos antes de tentar engravidar...
Quando eu decidi efetivamente começar os treinos, informei minha médica e ela me receitou uma combinação de Clomid(indutor de ovulação) + Duphaston(que prolonga a fase lútea). O Duphaston é tb um anti-abortivo que "segura" a gravidez caso ela ocora...
Eu comecei a tomar os remédios em fevereiro, e em maio(no 4° ciclo) eu engravidei!
Perguntei à ultrassonografista se agora que tô grávida a SOP tinha se curado, e pelas imagens não.. Ou seja, ainda tenho SOP e estou gravidinha de 10 semanas!!

Quanto aos treinos, no mês que eu engravidei, coincidentemente, tinha resolvido treinar dia sim, dia não(pq todo dia, enfraquece os girininhos)... Mas não sei se teve muita influência, porque eu contei errado, e comecei um dia antes...rs Ent]ão eu engravidei no dia que não namorei! Foi no dia seguinte...rs

Mas enfim... Ansiedade vai ser normal... Não é fácil "relaxar" numa situação dessas.... Mas confie! Confie que SOP está longe de ser o pior dos problemas...

Estou aqui prá qualquer coisa, tendeu? Qualquer coisa mesmo! Ainda que seja prá explicar tudo de novo...rs

Bjks!!!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Alê Ter Jul 28, 2009 6:36 am

Oi querida Baby, muito obrigada por tudo... A medida que eu iniciar o tratamento vou te contando e pergunatando tudo oK!!! Bjossss
Muito obrigada....

Alê
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 39
Idade : 46
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Ter Jul 28, 2009 7:10 am

Ah, legal... Que assim, conforme as situações forem acontecendo com vc, a gente vai conversando...

Bjs mil!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Alê Sáb Ago 01, 2009 7:50 am

Baby, vc acha que a ansiedade pode atrapalhar mesmo tomando indutor?
Quais dias são melhores pra treinar?
Bjosss

Alê
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 39
Idade : 46
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Ter Ago 04, 2009 2:50 pm

Ale... EU sou MUITO ansiosa.. Prá tudo!! rs

Cientificamente não tem estudos que comprovem isso (segundo psicólogos), então não sei...

O que aconteceu comigo foi uma sucessão de "erros": Eu tomei um clomid a mais sem querer, e errei nas contas e comecei a treinar um dia antes da data da ovulação...rs
Foram erros que derm certo...rs
Então, se for que nem eu, tente treinar um dia antes da ovulação e vai alternando os dias... Pela diferença do número de dias do meu bebê, eu treinei na sexta, mas engravidei no sábado.. Que era o dia CERTO da minha ovulação...rs
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lili Sex Ago 21, 2009 7:11 pm

Oi caríssimas, estou há 69 dias sem menstruar e os testes de sangue deram negativo. Amanhã vou fazer uma ultrassonografia. Estou com medo de estar com SOP...

lili
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 10
Idade : 45
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por VIVI Sex Ago 21, 2009 7:24 pm

@lili: SOP não é tão ruim assim, tem tratamento e muitas mulheres engravidam msm com SOP.Bjks
VIVI
VIVI
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 762
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Seg Ago 24, 2009 9:07 am

É, lili... Olha eu aqui!
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lili Seg Ago 24, 2009 1:43 pm

Oi queridas, obrigada pelas conversas. Fiquei mais tranquila depois de saber de suas histórias, apenas um pouco apreensiva porque o cisto que está no meu ovário tem 60 cm³, me parece grande mas estou com esperança de tomar apenas os ´medicamentos. Bom, é isso, um abraço.

lili
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 10
Idade : 45
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por carlinha Ter Ago 25, 2009 7:52 pm

Oi meninas,

descobri que tinha ovário policístico há mais ou menos um ano e meio atrás. Como ainda não queria engravidar tomei o AC por 8 meses. Já estou há 6 meses sem tomar e hoje fiz um ultrasom endovaginal eo medico disse que não há mais nenhum cisto.
carlinha
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 40
Data de inscrição : 25/08/2009

http://tinotilim.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Baby Blue Sex Ago 28, 2009 4:59 am

Que coisa boa, carlinha!!!!!!

lili, prá vc ver.. Eu tô grávida e ainda tenho a SOP... O médico disse que diminuiu um pouco a quantidade de cistos, mas que ainda existem...
Fica preocupada não...
Baby Blue
Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por lili Dom Ago 30, 2009 3:56 pm

Valeu gente pelo apoio. estou mais tranquila sim. No entanto, precisarei tomar AC durante um ou dois meses para dissolver o grande cisto, segundo entendi da orientação de minha GO e depois vamos tratar os microcistos. Bjs.

lili
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 10
Idade : 45
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sindrome do Ovario Policistico (SOP) Empty Re: Sindrome do Ovario Policistico (SOP)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos