NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural)

Ir para baixo

O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural) Empty O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural)

Mensagem por lilix Seg Set 08, 2008 7:14 am

Planejamento Familiar Natural (Natürliche Familienplanung)

Algumas perguntas e respostas básicas, para você compreender melhor os métodos naturais de controle de gravidez.

Você já deve ter escutado falar sobre controle familiar, mas o que realmente isso significa? E o mais importante, ele é válido atualmente?

Ele assegura ao casal prevenir a gravidez por meio do conhecimento dos ciclos de fertilidade. Saber quando uma mulher está fértil ajuda os casais a compreenderem quando a gravidez pode ocorrer, dando-lhes a possibilidade de evitar esta gravidez por abstinência de relações sexuais neste período ou na utilizacao de contraceptivos como camisinha e diafragma. Para ajudá-los a decidir se este é o método de controle de natalidade que vão adotar, saiba tudo sobre ele.

Em que consiste?

Ele se centraliza na conscientização do período de fertilização. Você monitora seus sinais físicos, como a temperatura do seu corpo antes de levantar-se (temperatura basal), a consistência do seu muco cervical, que determina quando a fase (os dias) de fertilidade ocorre(m) e/ou a observacao do colo do utero durante o ciclo mesntrual.

Como é na prática esse controle?

É bastante útil fazer um gráfico (uma tabelinha) e compreender certos sinais físicos. Assim, os casais podem prever o período fértil com grande possibilidade de acerto.

Como usá-lo?

O planejamento familiar natural consiste plenamente no conhecimento do seu ciclo menstrual. A cada mês vários folículos começam a amadurecer em um dos ovários. Folículos são minúsculos sacos que contém um único óvulo imaturo. Eventualmente um desses folículos se desenvolve mais que os outros. Ele contém um único óvulo – mas que seu corpo o identificará como pronto para fertilização.

Enquanto isso, seus ovários segregam estrogênio do folículo dominante. O estrogênio reveste as paredes do útero (endométrio). Isto prepara o seu útero para receber o óvulo fertilizado. Logo depois, o folículo se rompe e libera o óvulo (ovulação). O óvulo solto pela ovulação sai do ovário e caminha pela Trompa de Falópio, até a sua chegada ao útero. Durante esta jornada, um espermatozóide pode fertilizá-lo. Se houver a fertilização, o ovo se implanta na parede do útero e a menstruação não acontecerá. Se esta fertilização não ocorrer, o fluxo sanguíneo (a menstruação) virá normalmente, após duas semanas.

Para muitas mulheres, os ciclos menstruais ocorrem regularmente a cada 28 dias. Para outras, no entanto, este ciclo ocorre a cada 21, 35, 45 ou até mais dias. Como o planejamento familiar natural baseia-se firmemente no conhecimento do seu ciclo menstrual, é importantíssimo que você saiba a freqüência e as variações do seu ciclo. Além disso, você deve estar sempre atenta às mudanças físicas do seu corpo. Veja agora alguns métodos para você conhecer seu ciclo menstrual:

Método da Temperatura
A temperatura basal do seu corpo sobe levemente durante a ovulação (de 0,2 a 0,5°), e permanece neste nível até a menstruação. Quando usar este método, você toma a sua temperatura oral, retal ou vaginal ao acordar e a anota toda manhã. Você pode ser capaz de identificar seu período fértil baseando-se no padrão das temperaturas tomadas diariamente.

Método do muco cervical
Outra mudança que ocorre durante o seu ciclo menstrual é a consistência do muco cervical, uma substância gelatinosa produzida no cérvis. Este método consiste em você perceber com seus dedos ou um pedaço de papel higiênico, a consistência do seu muco e anotar todas as manhãs. Quando você estiver fértil seu muco será claro e transparente, muito semelhante à clara de um ovo. Baseada nesses padrões para detectar as mudanças no seu muco, o seu período fértil começa a ser melhor reconhecido.

Posicao Cervical e Método da Dilatacao:
O seu cérvix notadamente abre e muda de posição no momento da ovulação. Para comprovar a ovulação com este método você usa o seu dedo para checar a posição cervical. Durante a ovulação o cérvix é levemente mais mole/macio, maior e mais aberto que normalmente no período não-fértil. Você pode ser capaz de diferenciar seu período de fertilidade, pelos padrões criados durante o uso desse método.

Ele é realmente eficaz para evitar a gravidez?

O índice de eficiência do Planejamento familiar natural depende da sua disposição de seguir os métodos selecionados anteriormente. Com o seu uso correto, a eficiência chega a 90%, o que significa que apenas 10 de 100 mulheres que usam este plano durante um ano, engravidam. Poucos casais usam os métodos do Plano Natural Familiar corretamente e por esta razão o índice de sua eficiência diminui.

Ele ajuda a prevenir doencas sexualmente transmissiveis?

Não. O uso dos métodos naturais de planejamento familiar não a protege da transmissão de doenças sexuais como (Aids) HIV, HPV, herpes genital e gonorréia.

Exemplo gráfico do método da temperatura aliado à obervacao do muco cervical

O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural) Cycle_phases
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural) Empty Re: O que e' NFP? (Planejamento Familiar Natural)

Mensagem por lilix Seg Ago 16, 2010 11:41 pm

up
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos