NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitos ou verdades sobre a gravidez

+7
Anninha
Lilly
Meca
Jeniffer
lilix
rozinha
Sindel
11 participantes

Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Sindel Sex Set 19, 2008 6:12 pm

Suspect Oi, amigas, estava me lembrando das coisas que as pessoas falam quando uma mulher está gravida e também na recuperação após o parto.
Bom, quando engravidei o povo não podia me ver que queriam que eu comesse isso ou aquilo, me sentia até mal pq as vezes eu aceitava de tanta insistência por parte da pessoa, tipo pra não ser mal educada, se recusasse já ouvia: " depois você fica com vontade e o seu nenê vai nascer com a cara disso", só que eu geralmente tinha vontade de comer o que não via, derrepente sentia aquele famoso desejo, o gosto e incrível até o cheiro.
A primeira coisa que tive vontande de comer foi " tomate", meu marido comprou os tomates e eu comi tudo, prá mim era a melhor coisa que eu já tinha experimentado na vida, e sabem que meu filho gosta muito de comer tomate.

Rolling Eyes Ah, depois veio a recuperação do parto ( a tal dieta), aqui o povo fala que a mulher não pode lavar a cabeça durante os 40/ 42 dias, porque recai, socorro!!!! Assim, que sai do hospital no outro dia lavei meu cabelo, que já estava um sebo. Eu assisti um ginecologista falando que a mulher deve sim lavar os cabelos normalmente durante a dieta, pq é falta de higiene e pode dar infecções no bebê.
Eu fiquei mal, mas acredito que foi algum tipo de fraqueza do corpo mesmo, também como ficar forte comendo aquelas sopas ralas, só macarrão e frango, ou carne.
E têm a história da garrafada, que se toma no último dia da dieta, para tirar toda a friagem, bom, eu moro no interior não sei se vcs já ouviram isso, mas minha avó sempre fazia para a mulherada que tinha filho.
Ai, só Deus mesmo..... e vcs o que acham mitos ou verdade? Bjs!!!
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por rozinha Seg Set 22, 2008 8:30 am

Um mito famoso é que quando a mulher tem azia, o bebê nasce cabeludo. Eu sou a prova de que isto não passa de um mito. Eu não tive um pingo de azia, e meu bebê nasceu cabeludo, lindo de se ver, aquele cabelo pretinho e bastante. Até hj ele tem muito cabelo, e bem preto.

Não sei se é mito ou verdade, mas me disseram que comer muitos legumes coloridos (cenoura, tomate, beterraba) faz o neném nascer corado. Como a dica era super saudável, eu comi verduras e legumes a valer. E meu filho nasceu mesmo corado, chegava a ser vermelhinho. Não teve um pingo de icterícia.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por lilix Ter Set 23, 2008 1:05 am

@rozinha: legumes SEMPRE faz bem! Vai ver deve ter algum associacao! :-)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por rozinha Ter Set 23, 2008 7:52 am

@lilix, então, mas a gente tem que filtrar o que ouve, porque além de haver conselhos contraditórios, tem aqueles são chegam a ser prejudiciais, como o mito que a mulher tem que comer por dois. Aí, ela engorda demais, correndo risco de ter problemas de diabetes gestacionais ou hipertensão.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Jeniffer Ter Set 23, 2008 10:57 am

Meninas, acho que quando engravidar abusar da minha condição de grávida e fazer muito charme: vou desejar muito comer chocolates, sair para almoçar fora... Embarassed
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por rozinha Ter Set 23, 2008 12:24 pm

@Jeniffer, vc acredita que não tive desejo durante a gravidez? Podia ter tido tanta coisa, né, aproveitar a fase, mas não tive desejo de nada, nem desejo normal (sorvete, chocolate) nem os esdrúxulos (comer telha, comer gelo).
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por lilix Qua Set 24, 2008 1:14 am

rsrsrsr eu lembro de uma amiga que comia arroz cru.

Eu vou amar o meu barrigao, vou ser a mulher mais boba da face da terra... rsrsr

@rozinha: eu sempre filtro tudo que leio, tbm nao entro de cabeca antes de pesquisar bem... Mas acho um barato esses dizeres populares!!!
beijoks,
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Meca Qui Set 25, 2008 2:51 pm

credo!!! arroz cru é ruim demais!!!

Meca
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 55
Idade : 42
Data de inscrição : 16/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Sindel Sex Set 26, 2008 6:49 pm

Olha, meninas, eu acho que o povo coloca muito mito em relação a gravidez, existem pessoas que tratam uma grávida como doente, sendo que esta é a fase mais linda que a mulher vive, o importante é a gente se sentir bem, se cuidar no se refere ao básico e curtir muito cada mês da barriguinha crescendo.... bjs!!!
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Lilly Qua Fev 17, 2010 11:12 pm

Hoje conversando com uma amiga gravida acabamos rindo das nossas neuras e achei esse texto interessantissimo sobre as coisas que as pessoas (as vezes nosso proprio medico) nos fazem acreditar:

Mitos e Fatos

São poucos os fatos da vida envoltos em tanto mistério, medos e tabus quanto o parto. Talvez nem o sexo tenha sido tão mistificado, alguém aqui já ouviu falar de quem tenha medo de morrer de sexo? Ou de ter falta de líquido, cordão enrolado, bacia estreita para o sexo?

Quem já esteve grávida fartou-se de ouvir de amigos, parentes, conhecidos e até de desconhecidos sobre os grandes perigos do parto. Todo mundo tem uma história trágica a contar. São tantas histórias dramáticas que não consigo entender como é que as nossas cidades não estão povoadas de pessoas lesadas, paralisadas, ressecadas e enroladas em cordões assassinos! Sem contar nas mulheres alargadas e com incontinência urinária no último grau.

Qual é a grávida que não foi parada pela manicure, pela cobradora do ônibus, pela cunhada da prima da vizinha para ouvir uma história tenebrosa sobre o bebê que bebeu água do parto, que chorou na barriga, que fez cocô no líquido amniótico, que secou de tanto que passou da hora, que tinha 30 voltas de cordão no pescoço, que teve um parto seco, que teve um fórceps tão forte que lhe afundou o crânio de lado a lado?

Se você está grávida e se a sua barriga já aparece, certamente você já ouviu uma história dessas e não gostou nada dos pulos que seu coração deu. Pensando em ajudar as mulheres que se encontram nessa situação, aqui vão algumas dicas para ajudar a desmistificar os "grandes perigos" que as cercam quanto mais o parto se aproxima.

MITO: Falta de Dilatação
EXPLICAÇÃO: Muitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação.
FATOS: Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas.

MITO: Bacia Estreita
EXPLICAÇÃO: Uma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebê
FATOS: Existem situações não muito comuns em que um bebê é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe. Não mais que 5% dos partos estariam sujeitos a essa condição. Além disso, tecnicamente é impossível saber se o bebê não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebê não se encaixar.

MITO: Parto Seco
EXPLICAÇÃO:Um parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso.
FATOS: A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebê faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido continua se acumulando no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.

MITO: Parto Demorado
EXPLICAÇÃO: Um bebê estaria correndo riscos porque o parto foi/está sendo demorado.
FATOS: Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebê estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde. O que dá à equipe as pistas sobre o bebê são os batimentos cardíacos. Enquanto eles estiverem num padrão tranquilizador, então o parto está no tempo certo para aquela mulher.

MITO: Bebê passou da hora
EXPLICAÇÃO: O bebê teria como uma "data de validade" após a qual ele ficaria doente
FATOS: Os bebês costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem estar fetal, não há motivos para preocupação. O importante é o bom pré-natal. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma ótima alternativa.

MITO: Cordão Enrolado
EXPLICAÇÃO: A explicação é de que o bebê iria se enforcar no cordão umbilical
FATOS: O cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que dá a ele a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigênio vem para o bebê através do cordão direto para a corrente sanguínea. Assim, o bebê não pode sufocar.

MITO: Não entrou/não teve trabalho de parto
EXPLICAÇÃO:A idéia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha que a impede de entrar em trabalho de parto
FATOS: A verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a operarem antes disso.

MITO: Não tem dilatação no final da gravidez
EXPLICAÇÃO: A explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez.
FATOS: Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contrações fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.

MITO: Placenta envelhecida
EXPLICAÇÃO: A placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebê
FATOS: O exame de ultra-som não consegue avaliar exatamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebê, por exemplo. A maioria das mulheres têm um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.

Curiosamente, a amamentação também tem uma maravilhosa lista de mitos e lendas, sempre no sentido de diminuir a confiança da mãe em sua capacidade. Se você conhece algum mito interessante do parto ou da amamentação que queira nos contar, nós poderemos incluir neste quadro! Aproveite agora para cuidar de você e do seu bebê. Não deixe que os pessimistas de plantão estraguem esse maravilhoso momento da vida de vocês.

Ana Cristina Duarte
Doula, Educadora Perinatal, Graduada em Obstetrícia pela USP Leste
Mãe de Júlia (Cesárea Desnecessária) e Henrique (Parto Normal Hospitalar)
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por rozinha Qui Fev 18, 2010 7:19 am

@Lilly: já ouvi todas estas histórias, sobre partos diferentes, "justificando" a cesárea... Aqui no Brasil, virou uma verdadeira fábrica de cesáreas.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Anninha Sex Fev 19, 2010 5:24 am

Meninas, estou na segunda gravidez como algumas sabem e nunca tive nenhum desejo estranho. Eu tenho vontade de comer as coisas normais que sempre gostei, apenas isso. Eu até achava que isso era mito, mas se algumas mulheres sentem esses desejos, não posso desprezar. Depende de cada uma mesmo. A única coisa que enjoei foi uma farofa de milho que eu comia normalmente, às vezes. Mas depois de grávida, não consegui mais comer essa farofa, rs.
Um mito (ou não) muito comum é dizer que quando o bb é menino, a barriga fica mais pontuda e quando é menina fica mais redonda, coisa assim. Eu tive menino e estou grávida de menina agora e sinceramente nunca reparei nisso, não faço a menor idéia, rsrs. Mas acredito que seja mito mesmo, não consigo acreditar que o sexo do bb va influenciar no formato da barriga.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Lilly Dom Fev 21, 2010 4:08 pm

Concordo com vc Anninha...to gravida de menino e com barriga de menino (de acordo com o mito), mas o que define o formato da barriga e seu corpo e sua musculatura, nada relacionado com o sexo do bebe...
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por pandora77 Dom Fev 21, 2010 6:38 pm

Quando eu tava in ternada minhas tias sugeriram um suco milagroso com couve e sei lá mais o que. PErguntei a nutricionista se poderia tomar, pq minhas tias sugeriram e tal e ela me disse que o suco era um composto de ferro, eu poderia tomar, mas nao necessitava de ferro na minha dieta.

Em resumo: muitos mitos sao formados pq as pessoas acham que os problemas de todos sao iguais e as vezes tae fazem coisas que nem sabem pra servem...
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Nikky Sáb Out 23, 2010 4:43 pm

Achei o tópico hoje... Minha sogra está fazendo um verdadeiro "terrorismo" comigo, pq eu quero parto normal e ela diz que estou muito velha pra isso, que o bebê vai engolir água, que vai passar da hora, que não-sei-lá-quem perdeu o bebê porque o médico demerou demais a atender, que vai enrolar o cordão no pescoço... Socorro!!!!!! Rolling Eyes Já nem dou mais atenção, pq senão fico maluca!!!!! rsrsrsrs Detalhe: nem dois meses de gestação, ainda... Rolling Eyes
Nikky
Nikky
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 529
Idade : 47
Localização : Araxá - MG
Data de inscrição : 26/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por pandora77 Sáb Out 23, 2010 8:44 pm

Não comente o assunto com ela..
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Nikky Dom Out 24, 2010 12:57 pm

pandora77 escreveu:Não comente o assunto com ela..

O problema é que ela puxa o assunto... silent
Nikky
Nikky
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 529
Idade : 47
Localização : Araxá - MG
Data de inscrição : 26/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por neni Ter Out 26, 2010 6:50 am

Nikki fala que vc não se decidiu ainda assim quem sabe ela não fica falando.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por quel b Ter Out 26, 2010 12:30 pm

rozinha escreveu:Um mito famoso é que quando a mulher tem azia, o bebê nasce cabeludo. Eu sou a prova de que isto não passa de um mito. Eu não tive um pingo de azia, e meu bebê nasceu cabeludo, lindo de se ver, aquele cabelo pretinho e bastante. Até hj ele tem muito cabelo, e bem preto.

Não sei se é mito ou verdade, mas me disseram que comer muitos legumes coloridos (cenoura, tomate, beterraba) faz o neném nascer corado. Como a dica era super saudável, eu comi verduras e legumes a valer. E meu filho nasceu mesmo corado, chegava a ser vermelhinho. Não teve um pingo de icterícia.

ai rosinha eu tive muita azia e meu filho nasceu sem cabelo!!!
quel b
quel b
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1985
Idade : 41
Localização : porto alegre
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por rozinha Ter Out 26, 2010 1:25 pm

@Nikky: palpites é o que não faltam. Não se irrite - não vale a pena - mas vai desconversando, diga que sua médica vai te orientar para que vc e o bebê não corram nenhum risco.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Nikky Ter Out 26, 2010 6:52 pm

Pandora, Charlene e Rozinha: Obrigada!!! Estou tentando mesmo ficar "neutra" o máximo possível... Já contei a ela que o go quase me dá uma "bronca" por pensar nessas coisas cedo demais... rsrsrs Aí parece que sossegou um pouco!!!! What a Face
Nikky
Nikky
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 529
Idade : 47
Localização : Araxá - MG
Data de inscrição : 26/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Anninha Qua Out 27, 2010 7:46 am

Isso é algo tão pessoal, acho horrível quem fica se metendo, mesmo que seja da família, rs. Boa sorte e muita paciência!
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por pandora77 Qua Out 27, 2010 8:09 am

NIkky, depoiiiiis vc diz pra ela que o bebe não virou, inventa alguma coisa.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos ou verdades sobre a gravidez Empty Re: Mitos ou verdades sobre a gravidez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos