NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso da chupeta e o atraso na fala

+9
Anninha
Lilly
pandora77
Dana
Claudinha
Clarissa
Sindel
lilix
rozinha
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por rozinha Ter Out 28, 2008 9:26 am

Mamadeira e chupeta após 2 anos de idade podem prejudicar o desenvolvimento da fala?

Mamadeira e chupeta são acessórios infantis de uso variado pelo mundo afora. No Brasil, tanto a mamadeira como a chupeta fazem parte dos “equipamentos” que os pais costumam comprar para cuidar de seus filhos. Muitos pais nem imaginam que este uso é influenciado por questões culturais e que ele pode ser até mesmo dispensável, ou que pode ser retirado muito cedo, principalmente para aquelas crianças com um bom desenvolvimento. Uma vez introduzido, o que é muito freqüente entre nós, o uso sistemático e prolongado de tais acessórios tende a gerar hábitos, uma vez que está ligado a ações e sensações que podem trazer prazer, conforto e assim por diante.

Assim sendo, muitos pais têm dificuldades para propor a retirada da chupeta e da mamadeira, porque a criança pode “sofrer” pela falta, e também porque a mamadeira é uma forma simples e pouco trabalhosa de alimentar a criança. Acrescente a isso o medo, muito constante, de que ela venha a perder o interesse por tomar leite, alimento considerado como fundamental pela nossa cultura. Enfim, por uma série de razões, muitas crianças acima dos 2 anos continuam fazendo uso da chupeta e da mamadeira o que, de fato, pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da fala.

Uma série de fatores pode ser determinante. No caso da chupeta, o tempo de uso, o como chupa (muitas vezes de lado ou com a argola enfiada dentro da boca), a conformação anatômica da chupeta, a qualidade do material, a freqüência diária (algumas passam o dia todo com a chupeta na boca, sem retirá-la nem mesmo para falar).

Quanto à mamadeira, influenciam fatores semelhantes, como o tempo de uso, a freqüência diária, a conformação do bico, o tamanho do furo para a saída do leite, a posição em que a criança se alimenta, o fato de evitar alimentos mais sólidos porque já está saciada com o leite, etc.

Desta forma, a fala pode vir a sofrer as conseqüências de alterações provocadas na condição muscular e até mesmo anatômica da boca, uma vez que estes acessórios podem vir a prejudicar inclusive o crescimento ósseo da boca e da face.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Ter Out 28, 2008 9:29 am

otimo texto rozinha!

agora tá aí um tema que muita mae tem receio: como tirar a chupeta depois de um bom tempo?

O meu enteado tbm chupou chupeta até os 3 anos e meio.. Hj ele fala gaguejando.. Vc percebe que ele nao consegue engatar a conversa..

Eu já comentei com o meu namorido sobre o assunto.. Se fosse meu filho já teria levado em um fono (assim como vc fez)...

Lendo o seu texto, comeco a entender pq isso pode ter acontecido! Shocked

Para tirar a chupeta foi facil: a gente prometeu que a fadinha da chupeta ia levar todas as chupetas embora e trazer uma lembrancinha.. Funcionou!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por rozinha Ter Out 28, 2008 9:38 am

@lilix: Aos tres anos é normal ter gagueira. Acontece que o pensamento é mais rápido do que a fala, e ele fica gaguejando, até terminar a frase.

Repare que a gagueira aparece no inicio da palavra ou da frase e nunca no fim. Por quê? Porque no fim, o pensamento já se completou, não há necessidade de ficar repetindo. Assim: a criança fala: Mamamamãe, cadê meu cacacacarrinho que tava aaaaqui?

Uma orientação do "Guia do Bebê":
O bebê da mamãe que até pouco tempo falava apenas algumas palavras isoladas agora quer falar tudo e contar tudo o que aconteceu o dia todo quando se encontravam separados. Mas algo ocorre no meio de tudo isso: a criança dá umas gaguejadas de vez em quando.

Alguns pais se desesperam e acham que o filho está gago, outros nem percebem que esse “tropeço” na fala acontece. Qual atitude tomar diante dessa situação?

Nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Não precisamos de radicalismo. Pais ansiosos ou os que não prestam atenção nas atitudes de seus filhos são prejudiciais para o desenvolvimento da fala e linguagem dos pequenos.

O que os pais precisam saber é sobre o desenvolvimento normal da fala e linguagem da criança. Mas fala e linguagem não são a mesma coisa? Não. Linguagem é como se fosse nosso pensamento, todo nosso conhecimento, o que está dentro da nossa cabeça. A fala expressa todo o esse conhecimento.

Aos dois anos e meio, mais ou menos, acontece um “boom”, crescimento, da linguagem da criança que não é muito bem acompanhado pelo desenvolvimento da fala e articulação da criança. Então, quando a criança quer contar o que aconteceu na escolinha durante o dia, seu pensamento já passou pela manhã e tarde e está no momento da saída, mas a fala ainda não conseguiu terminar nem a primeira brincadeira da manhã.

É nesse momento que ocorre o “tropeço”, mais conhecido como gagueira, mas é uma leve disfluência ou gagueira fisiológica. É normal. A criança está se adaptando com tantas palavras novas.

“Podemos comparar com o começo do andar. O bebê dá os primeiros passinhos e já quer sair correndo, como não tem coordenação motora suficiente para isso, cai. É a mesma coisa com a linguagem e fala: a criança não consegue falar tão rápido como o seu pensamento e aí dá uma gaguejada”, explica a fonoaudióloga Jamile Elias.

Como agir nesses casos - Os pais devem entender que isso é normal e deixar a gagueira acontecer sem pedir para a criança ter calma, que fale mais devagar ou parar e respirar. Ninguém precisa disso para falar, nem as crianças. Com essas “dicas” as crianças vão ficando mais tensas na hora de falar e a gagueira aparecerá ainda mais, podendo a gagueira se tornar permanente.

Os pais devem prestar atenção, sim, na gagueira quando houver alguma história de gagueira na família, tanto da mamãe quanto do papai.

Se houver esse histórico, e a criança começar a gaguejar, leve-a para uma avaliação fonoaudiológica, pois essa criança tem maiores chances de não ser só uma gagueira do desenvolvimento normal. Mas a dica é a mesma: deixe a gagueira acontecer, escute seu filho sem interromper ou completar a palavra que ele está com dificuldade para falar.

Agora, se passarem seis meses e essa gagueira não desaparecer, consulte um fonoaudiólogo que avaliará com mais profundidade o caso do seu filho.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Ter Out 28, 2008 9:47 am

Boa dica rozinha !!

Meu enteado esta com gagueira ha uns 5 meses mais ou menos...! Vms ver se isso passa.....

Eu nao me desespero nao, so dei um toque.. A gente tem que observar como isso vai se desenvolver... Assim como vc o fez...
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por rozinha Ter Out 28, 2008 9:50 am

É isso aí... Só se houver caso de gagueira na família que é motivo de preocupação, mas se não, deve ser gagueira fisiológica mesmo. É só não dar atenção para ela que ela vai embora....
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Sindel Ter Out 28, 2008 8:46 pm

Bom, falo por mim, meu filho largou da mamadeira aos 8 meses de vida, desde então, passei a dar o leite pra ele no copo.... quanto a chupeta sempre usei aquelas ortodônticas, inclusive aprovada pelos pediatras, graças a Deus, meu filho está com dois anos e oito meses, falando muito bem, as pessoas chegam a ficar admiradas com as palavras que ele pronuncia.
Uma coisa que pode atrapalhar o desenvolvimento da fala da criança, é a forma que os pais ou outras pessoas se comunicam com elas, exemplo do que nunca falei com meu filho: você quer a pepê?
Sempre usei: Você quer a chupeta?
Ou: Você quer tetê? Sempre usei : Você quer mamar?
São palavras que confundem as crianças e pra elas será normal falar dessa maneira. Bjs!!
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por rozinha Qua Out 29, 2008 5:48 am

@Sindel: Isso é uma grande verdade. Eu procuro falar direito com meu filho, para ele aprender o certo. E corrijo meu marido quando ele fala errado, tatibitate com o nosso filho. Só que eu achava que só por falar certo, ele aprenderia o certo, mas não foi isto que aconteceu: No começo ele dizia "caco" quando queria dizer água. Agora ele diz "ago". Melhorou, mas ainda não ficou certo.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty É uma dilicia!!!

Mensagem por rozinha Qua Dez 17, 2008 6:32 am

gente, meu filho tá uma graça. Ainda fala tudo enrolado, mas agora deu para cantar. Está cantando TODAS as musiquinhas que aprendeu na creche. Tem hora que precisa do sexto sentido de mãe para decifrar, mas ele quer cantar tudo que é música, até umas em inglês que ele escuta no cd, ele "acha" que dá conta de cantar..

É uma graça!
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Ter Dez 30, 2008 10:36 am

poxa rozinha, que delicia que eh ouvir o filhote cantando! o meu enteado nao para de cantar, ele adora.. Agora entao canta tudo e a toda hora.

Acho ate um bom aprendizado para ele, assim ele vai desenvolvendo melhor a fala.. O que a fono fala a respeito??
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por rozinha Ter Dez 30, 2008 12:36 pm

@lilix:
Ele está bem mais falante, mas para entender o que ele diz... As músicas que eu conheço, eu até reconheço a letra, mas as que não conheço, nem posso imaginar o que ele está cantando...

Mas, tanto eu quanto a fono estamos vendo que está havendo progresso...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Qui Jan 08, 2009 8:46 am

@rozinha: ah que bom!! pensei que a fono fosse ate indicar algumas cancoes para auxliar no tratamento dele!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Sindel Sex Jun 05, 2009 11:33 pm

O meu filho gosta de dançar, fiquei sabendo que eles tem aula de dança na escolinha, então quando toca uma música lá vai ele trocar uns passinhos.... é bom pra crianças cantar, dançar.... pois ajuda no desenvolvimento e muitas outras coisas.
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Clarissa Ter Jun 09, 2009 11:01 am

@Rozinha você grava ele fazendo isso? Faça vídeos...ele vai amar assistir depois!
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Qui Jul 22, 2010 12:40 am

Meninas,

resolvi subir o assunto pois ando quebrando a cabeca.
Eu nao quero dar chupeta para o meu bebe, acho que nao precisa, eu nao precisei, minha irma nao precisou, minha sobrinha nao precisou. Mas lendo um dos meus livros sobre educacao, desenvolvimento infantil bateu uma duvida.

No inicio, os bebes tem necessidade as vezes mais de sugar do que de mamar e ai a chupeta entraria como um substituto do peito. Quem esta amamentando pode me confirmar, que as vezes os bebes nao mamam e so ficam ali, sugando o peito na busca de tranquilidade. Mas isto causa para nossos peitinhos uns machucadinhos indesejaveis.

O que vcs pensam a respeito? Qtas de voces detam chupeta para os filhotes? Qtos aceitaram?
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Claudinha Qui Jul 22, 2010 9:11 am

ótimos questionamentos, Lilix...tb tô com uns probleminhas aqui em casa por conta disso...minha sogra achar que tem que dar chupeta, pq tem criança que só acalma com chupeta, mas o marido não quer nem saber de ouvir falar em chupeta e disse que não quer dar...eu num tenho uma opinião formada sobre o assunto.... Rolling Eyes compramos uma chupeta, beeem pequenininha, mas num sei mesmo o que fazer....
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Dana Qui Jul 22, 2010 11:54 am

@LIlix: minha posição com a chupeta seeeempre foi firme e forte! NÃO DOU! rs
EU vejo mães falando que o filho está fazendo o peito de chupeta (e eu mesmo no começo da amamentaçao cheguei a questionar se isso acontecia), mas ai eu lembro:

- O que veio antes: o peito ou a chupeta??????

Ou seja, ao meu modo de ver eu (eu,eu,eu) acho que nada justifica dar a chupeta pro bebe ou querer dizer que ele esta usando a mãe como chupeta, porque afinal de contas o peito veio antes, a chupeta apareceu depois numa tentativa frustrada de copiá-lo! Se é pra sugar, que sugue no peito!

Eu fui com meus instintos, nao dei a chupeta (assim como eu nunca usei qdo pequena!) e no começo a Nenagh ficava hooooooooooooooooras no peito, e era mesmo por conta do prazer de sugá-lo! MAAAAS , passou - como todas as crises passam!

O primeiro mes foi assim, mas depois ela foi se adaptando a ficar aqui fora, foi se tornando mais objetiva nas mamadas e agora ela só "chupeita" um pouco quando fica superestimulada e acha difícil cair no sono! Passou, e eu nem sofri! Smile

Acho que dá pra ir sem a chupeta sim, te digo por experiência própria!
O marido discordava de mim antes de ela nascer, achava extremismo e dizia que eu ia mudar de opinião... Esses dias atrás ELE veio dizer que eu estava certa, nao havia necessidade de chupeta mesmo! Smile

Te passo o meu ponto de vista (sem querer criar polemica com quem usa chupeta e gosta, é só o que eu acho!):: O bebe precisa de colo e peito a vontade nos primeiros meses de vida! Foi o que aprendi e é o que tenho comprovado como verdade! Chorou? - Dá o peito e deixa no colo!

Essas duas soluções resolvem todo o resto! Claro, daqui a pouco muda pois eles crescem... Mas acredito que no primeiro trismestre do bebe não ha nada que supere os beneficios dessas duas coisas (e nao rola essa história de deixar o bebe mal acostumado, ele estava acostumado a estar com vc 24 hrs por dia, agora ja nao fica "no colo" tanto tempo assim! Pra mim isso já basta pra dar um diminuida gradual no "nivel de carinho")... O maximo que eu permito de intromissao "do mundo" é o balancinho, quando preciso fazer algo onde nao possao ficar com a Nenagh no sling ou no colo... Mas ainda assim, só enquanto nao puder ficar com ela junto de mim!

Uma das coisas que me diz "ok, esta funcionando" é o fato de que com quase 2 meses a Nenagh nunca chorou de cólica, nunca teve um chorinho sem motivo! Smile (Chamem-me de extremista, mas sou mãe canguru mesmo, em todos os sentidos...rs)

Maaaaaaas, chupeta nao faz parte do corpo da mae, nao tem cheiro de mae, nao acalma... Pra mim nao vale! rs
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Dana Qui Jul 22, 2010 11:57 am

ps.: a chupeitaçao da Nenagh nunca machucou, viu??? Os bicos vão machucar no começo da amamentação de qualquer forma, pois nunca foram repuxados desta forma! (Nem é a questao da pega correta, como dizem, e falta de costume mesmo!) Mas depois de cicatrizados (e isso não leva mais do que duas semanas de amamentaçao) eles nunca mais machucarao de novo! Smile
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por pandora77 Qui Jul 22, 2010 1:42 pm

Eu acho que vou esperar meu tempo, pra ver o que faço.

Minha ent largou tudo bem cedinho e sem stress, mas EU.. demorei muito.

Meu marido é gago, mas é psicologico. Ele nunca terminou o tratamento.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Lilly Qui Jul 22, 2010 5:46 pm

Bom, ai vai minha experiencia.
Dei a chupeta para o Christian quando ele tinha umas 3 semanas num dos unicos dias de crise de colica que ele teve. Passei o dia todo colocando ele no peito cada vez que ele chorava e nao percebi que estava "empachando" o menino...a colica foi piorando e a noite so com cueiro quentinho na barriguinha e a chupeta pra fazer ele parar de chorar.

Acho que chupeta atrasa a fala sim, caso seja usada o tempo todo, pois a crianca com a chupeta na boca nao consegue falar certo? Mas para acalmar em momentos necessarios nao vejo nada contra.

O Christian dorme com a chupeta na boca mas toda noite escuto a chupeta caindo da boca dele nos primeiros 5 minutos que ele esta na cama (eu eu la fora do quarto esperando ele dormir...rs) e ele nem chora nem nada....pega no sono sem a maledeta mesmo....

Bom, eu diria o seguinte: tente evitar, mas se nao conseguir, nao se culpe...so tente controlar o uso e tente faze-lo parar de chupeta antes dele se formar na faculdade pelo menos...rs....
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Lilly Qui Jul 22, 2010 5:46 pm

PS: So agora que vi o chupetao na boca dele no meu avatar! rs
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por lilix Sex Jul 23, 2010 10:18 pm

@Dana, Lilly e pandora: obrigada por compartilhar meninas.

@Dana: meu marido tbm eh a favor da chupeta, diz que vou mudar de opiniao, mas acredito mesmo que ha a possibilidade de se ter uma crianca em casa acalmada, sem chupeta.. E' o que eu quero e vou tentar sim. Obrigada tbm por esclarecer de uma vez por todas que o peito vai machucar mesmo, independente do que a gente faca rsrsrs

@Lilly: acho o legal nao tornar o bebe dependente da bichinha.. O meu enteado so dormia com a chupeta e a preferida e qdo a gente esquecia e estava na casa de alguem, ou ia pernoitar por la, era um drama, horror! Acho que fiquei traumatizada rsrsrsr

@pandora: vc acha que foi por conta da chupeta a gaguez?

@clau: com o tempo vc mesma vai saber o que 'e melhor para a Gabi!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Anninha Sáb Jul 24, 2010 10:37 am

O Davi aceitou a chupeta só com uns 3 meses. Dei pq na época eu fazia faculdade, tinha que estudar, então com a chupeta ele dormia sem precisar ficar no colo comigo. Com o tempo, fui deixando só pra dormir e um belo dia ele jogou pela janela. Ele tinha quase 3 anos, idade considerada limite. Não achei que tenha causado algum prejuízo, é só uma fase mesmo, hj ele fala até demais, rs. Não acho que seja grande coisa.

Eu passei um tempo achando que não daria pro meu próximo filho e meu marido tb achava que não deveria dar, mas eu dei pra Luana na primeira semana pq meu peito machucou muito, até sangrou, tanto que até cheguei a dar mamadeira uns dias. Vai de cada uma, mas depois virou uma bênção mesmo, pois quando eu ficava muito cansada, ela podia ficar com outra pessoa e a chupeta ajudava, tanto que meu marido até mudou de idéia.
E ajuda muito...ás vezes to na rua com ela, dirigindo ou dando umas voltas no carrinho e se ela começa a chorar a chupeta logo resolve. Eu acho que vale à pena, quando seu bb nascer vc vê o que faz, às vezes a gente muda de idéia de acordo com as circunstâncias.
bjs
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Carol Sáb Jul 24, 2010 11:32 am

Rsrs ja comeҫo rindo dos comentarios eu usei chupeta ate os 6 anos Shocked Aff... claro um exagero rsss. Dei chupeta pro Caio no primeiro dia em casa acho fofo bb com aquela chupetona na boquinha hehe, masss ele nao curtiu pale nao fica com ela na boca d geitoo nenhum mas d vez em quando eu ofereҫo.
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Jojoba Sáb Jul 24, 2010 12:34 pm

Poxa, eu deveria ter dado chupeta p meu filho, pq a professora reclama dele direto dizendo que ele fala mais que o homem da cobra..........hehe
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por pandora77 Dom Jul 25, 2010 6:47 pm

nao, a gagueira foi psicologica, depois q a mae dele morreu.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da chupeta e o atraso na fala Empty Re: Uso da chupeta e o atraso na fala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos