NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Autonomia X Violência

4 participantes

Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Autonomia X Violência

Mensagem por rozinha Qui Nov 06, 2008 10:24 am

Vcs viram este caso horrível do assassinato da Rachel, 9 anos, em Curitiba? Ela voltava para casa sozinha de ônibus, o ponto era uns 200 metros longe da escola. Ela saiu da escola na segunda e não foi mais vista. Encontraram o corpo numa mala, na rodoviária de Curitiba. Provavelmente foi algum pedófilo, pois tinha sinais de violência sexual.

Eu sempre fui e voltei sozinha para a escola e era bem longinho, mais de um quilômetro de distância, desde os 10 anos, e morava no Rio de Janeiro, que é famoso pela violência. E nunca aconteceu nada de grave. Mas, hj eu tenho medo de deixar meu filho, no futuro, andar sozinho.

Mas, como ensinar a ser autônomo, independente, neste mundo de violência? Se uma criança não pode mais andar 200 metros sem se arriscar a ser vítima de algum louco?

O que vcs pensam?

Sobre o caso para quem não leu: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL850051-5598,00-MENINA+DE+ANOS+E+ENCONTRADA+MORTA+DENTRO+DE+MALA+NO+PR.html
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por lilix Qui Nov 06, 2008 12:40 pm

@rozinha: esse foi um dos motivos que me fizeram sair do Brasil... Eu nao confio em deixar a minha sobrinha brincar longe do meu alcance... Ha loucos por todos os lados... Nao sei o qto a gente pode segurar uma crianca.... Infelizmente vivemos em outro tempo... Eu tbm ia à pe para casa depois da escola e era muito mais que 1 quilometro.

Eu, sinceramente, nao consigo imaginar nos dias de hoje, no Brasil, deixar meu filho ou filha andar sozinho na rua.... Posso estar louca, mas nao confio. Nao em Sao Paulo (onde ela mora).
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por rozinha Sex Nov 07, 2008 4:26 am

@lilix. Quantos anos tem sua sobrinha? E sua irmã (ou irmão), como fazem para assegurar a segurança da filha?

Olha, eu tenho muito medo de abuso sexual, procuro proteger meu filho o máximo que posso, mas ao mesmo tempo, tenho medo de cria-lo numa atmosfera irreal, super-protegida, exagerar na super-proteção. Porque a gente só vai saber se acertou mais tarde. Se no futuro, ele for dependente, inseguro, não sabe que direção tomar, é porque eu exagerei na dose, não deixei ele crescer, experimentar, ousar. Mas, e se ele for vítima de um louco desse, por estar sozinho, descobrindo seus próprios caminhos? Realmente, não sei como agir...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por lilix Sex Nov 07, 2008 6:47 am

A gente realmente fica em uma encruzilhada. A minha sobrinha tem 3 anos e 11 meses.... !! Ainda é pequena...

Ela vive em predio, qdo saimos juntos, ela esta sempre por perto..
Minha mae a leva todos os dias na escola e busca... Acredito que qdo for maior, sera a mesma coisa.. Nao imagino ela pegando o onibus sozinha antes dos 12 anos... !

Como vc disse, a gente tem que confiar que nada de ruim vai acontecer.. Tbm nao quero que minha sobrinah seja alienada, de forma alguma...
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Lilly Qui Out 15, 2009 12:17 am

Quando mudei do Brasil para a Australia achei que aqui fosse mais seguro que o Brasil.
Ate acredito que na parte de assaltos, furtos, sequestro relampago aqui seja 1000 vezes melhor....mas no caso de violencia sexual, afe...aqui acontece bastante tambem...um horror.
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por lilix Qui Out 15, 2009 12:46 am

@Lilly: a Alemanha ou Franca tbm nao esta longe de ser um lugar perigoso neste sentido. Mas que numa cidade como SP as coisas sao piores em termos de sequestro sao... eu acho... Autonomia X Violência Icon_redface
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por rozinha Qui Out 15, 2009 6:21 am

É cada crime horroroso de violência sexual que dá medo. Aqui no Brasil, são notícias diárias, uma competindo com a outra em termos de brutalidade e bestialidade.

sinceramente, eu morro de medo. Minha cidade é relativamente calma, não tem a violência de São Paulo, Rio de Janeiro, mas os casos de violência sexual geralmente são causados por pessoas conhecidas, então, realmente não sei como proteger. Agora mesmo na minha cidade foi divulgado um caso de um pastor evangélico que abusou de 9 meninos. E a gente vai ficando com medo dos padres, dos pastores, dos professores...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Lilly Qui Out 15, 2009 5:03 pm

Meninas, ontem meu marido ouviu no radio que aqui voce pode contratar uma pessoa para testar se seu filhinho te escuta mesmo quando voce diz "nao de atencao a estranhos"....

Entao, voce paga esse homem, ou mulher e ele vai na porta da escola ou sei la, no parque e comeca com uma estoria besta tipo "meu cachorro fugiu, preciso de ajuda para procurar" e depois oferece doces que estao no carro, aquela coisa basica pra ver se a crianca vai ate o carro ou nao...

De acordo com as estatisticas de pessoas que testaram os filhos, a grande maioria das criancas caiu na armadilha, acreditam?..... so de pensar me da uma agonia....
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por rozinha Sex Out 16, 2009 8:35 am

@Lilly: então, não é fácil. A gente sempre ensina a não falar com estranhos, mas o pedófilo sabe como se faz para não parecer "estranho". Por isso, a criança vai, se no início ela é reticente, ele sabe argumentar, tem paciência, vai conquistando aos poucos.

Ontem eu li uma reportagem que dizia que crianças, antes dos 8 anos, não devem andar sozinhas em hipótese alguma. Depois, depende da maturidade de cada criança.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Anninha Seg Out 26, 2009 11:27 am

Nossa Rozinha, nem me fale nisso, eu morro de medo. Por enquanto, nossos filhos ainda são pequenos, mas quando ficarem maiorzinhos e quiserem sair sozinhos ou com amigos? Só de pensar que nossos príncipes irão sair debaixo das nossas asas da um arrepio, ne? Às vezes esqueço que ele não será uma criança pequena pra sempre.

Eu tb me preocupo com a questão da autonomia, não quero ser aquela mãe super protetora, mas tb quero dar a atenção necessária nos dias de hj. O que a gente pode fazer é conversar e explicar os perigos, apesar de isso nem sempre ser suficiente, infelizmente. E rezar muito!

Eu vejo que tem muitas crianças aqui no condomínio que vivem sozinhas brincando no parquinho, crianças de uns 6 anos. Tem um garotinho em especial que vive sozinho por aí, a família não tem muita paciência com ele, parece. Eu tenho muita pena, eu acho que é muito cedo pra deixar o filho descer sozinho. A gente não precisa estar ali em cima fazendo tudo por eles, mas o mínimo necessário é estar presente, lendo uma revista, livro, conversando com alguém...e tentar exercitar a autonomia com outras situações do dia-a-dia.

Isso éo que eu consigo pensar nomomento, não quero nem imaginar quando ele for adolescente, ai ai....
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por rozinha Seg Out 26, 2009 11:34 am

É justamente nisso que eu pensei quando iniciei o tópico, Anninha.

Como ensinar autonomia aos filhos, se a gente não tem coragem de soltá-los por causa da violência?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Anninha Seg Out 26, 2009 11:49 am

Eu sei que isso não é tudo, mas eu procuro deixar ele fazer todas coisas que sei que ele é capaz. Pode parecer pouca coisa, mas muitas mães não fazem nem isso e mesmo nessas pequenas coisas, a autonomia pode ser exercida.
Se ele quer comprar alguma coisa na rua (baratinha, claro), eu mando ele perguntar quanto é, dou o dinheiro e ele vai la comprar, por exemplo. Como estamos sempre por perto, devemos ter cuidado para não fazer disso um estepe pra eles, na medida do possível, incentivando-os a serem pró-ativos mesmo que com nossa supervisão. Não sei se me expressei bem...o que eu quero dizer, é que inevitavelmente, eles terão que se virar sozinhos um dia e se desde pequenos os acostumarmos com a idéia de que "mamãe está por perto, mas é vc quem faz", ajuda muito. Pode parecer meio óbvio isso,mas se vc prestar atenção, muitas mães não incentivam os filhos dessa forma e mesmo que pareça pouca coisa pra gente, acho que significa muito pra eles. É um grande desafio, com certeza.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Lilly Seg Out 26, 2009 5:02 pm

Gente, e esporte? Acho que tambem seria uma boa ideia de motivar a autonomia, voces nao acham??? Ocupa o tempo deles, estabelece desafios, motiva o relacionamento com outras criancas, e faz com que eles usem habilidades que so eles possuem, sem ajuda da mamae e do papai.....
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Autonomia X Violência Empty Re: Autonomia X Violência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos