NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

+5
Alê
rozinha
pandora77
nane shioda
lilix
9 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Ter Mar 31, 2009 9:23 pm

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Na Ativa Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90


  • 01 Dia: rozinha (1.Ciclo/Abr09)
  • 03o Dia: Meg (6.Ciclo/Out08)
  • 04o Dia: Dani7 (5. Ciclo/Dez08)
  • 07o Dia: laisfraga (1o Ciclo/Mar09)
  • 09o Dia: Ale (5. Ciclo/Out08)
  • 15o Dia: lilix (9o Ciclo/Jun08)
  • 31o Dia: Naneshioda (3o Ciclo/Jan09)
Em Tratamento para engravidar Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90

  • Fryda
  • Leka (no aguardo para confirmacao da gravidez)
  • Dreza
Se a Menstruacao nao vier, testa em que dia?? Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Vala_14Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Positiv

  • Nane ?????
Na Lista de Espera study

  • Vanessa Rosa
  • Josy
  • Lírio
  • moranguinho
  • Tati
Parabés às Grávidas do Mes de AbrilTurma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Mauridia_22

  • Sidel
--------

@Nane: eu já teria feito o teste se fosse voce... cyclops Há muitas curvas de gravidas em que a temperatura desce pertinho da CL (linha de média de temperaturas na primeira fase do ciclo) e volta a subir...
mas qto a sua pergunta: Sim, uma temperatura baixa, um colo de útero macio, indicam a monstra que está por vir. Mas o corpo da gente faz coisas loucas, entao tudo pode ser... A gente costuma a falar no forum do NFP na Alemanha que: enquanto a monstra nao descer, tudo está em jogo.
O que pode ter acontecido tbm, é que sua ovulacao ocorreu um dia ou dois mais tarde e aí esse atrasinho pequeno da Mens... Like a Star @ heaven ... Vc nao precisa necessariamente sentir colicas, os seios tbm podem indicar alguma coisa.. Bem... alien Vms aguardar entao?

@Dani: o NFP para mim nao é somente para engravidar, com ele eu sei como o meu ciclo se comporta. Isso quer dizer, que mesmo apos ter meus babies (amem), vou fazer NFP como contraceptivo. Minha fase de estress geral com a tempe tudo foi logo no comecinho, qdo eu vinha todo mundo engravidando e eu nao.. (inclusive meninas 'fervorosas' com a temp e grafico.. eu sou beeeem light!!! Cool )... Tenho uma amiga que usa o IButton, um sensor que fica no canal vaginal medindo sua temp o dia todo!! affraid )
Esse mes,coloquei o meu marido para trabalhar tbm, até entao, era sou eu que tava no planejamento... ele tbm tem que participar e esta bem 'ativo'... Isso me ajuda tbm!!! Espero que logo eu tenha um positivo!!

@Meg: eu nao conheco os principios desse antidepressivo. Nao seria o caso de falar com o Urologista para saber realmente os efeitos?? Pode ser que haja sim...

@Ale: dizem ajudar na libido e na qualidade dos espermatozoides. A Nane e a Dani usaram.. sunny

@rozinha: já coloquei vc na lista, só falta vc me dizer qual o dia do ciclo que vc está!! ebbbbbaaa!!!


Última edição por lilix em Qui Abr 02, 2009 6:49 am, editado 1 vez(es)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por nane shioda Qua Abr 01, 2009 5:58 am

Oi,lilix pode ser sim o que vc me falou,então eu só vou aguardar alguns dias´pra ver es a monstra desce a depois eu faço o teste ok bjsssssssss

nane shioda
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 118
Idade : 37
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por pandora77 Qua Abr 01, 2009 6:47 am

Eu... tou tentando emgrecer, pra poder voltar ao gineco..
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por rozinha Qua Abr 01, 2009 7:02 am

@lilix, estou esperando para ver se menstruação desce hj ou amanhã, sempre desce na quarta ou quinta-feira... Tomei anticoncepcional até o sábado e acabou-se. Agora é só ácido fólico...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Alê Qua Abr 01, 2009 8:48 am

Meninas, meus dias férteis se iniciam agora dia e vão até dia 9. Mas, meu maridão está viajando e só chega dia 7... Será que ainda tenho chances este mês???? Hummm, tô triste...

Alê
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 39
Idade : 47
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por nane shioda Qua Abr 01, 2009 8:55 am

OI,lilix desceu mais um puco de borra e depois um sangue bem escuro

nane shioda
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 118
Idade : 37
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Dani7 Qua Abr 01, 2009 1:06 pm

Nane...é bem provável ser a monstruosa, Neutral

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Qua Abr 01, 2009 7:36 pm

@Pandora77: nao há chances de comecar a tentar e tracar um planejamento para emagrecer? A rozinha esta embarcando nessa tbm!

@Nane: pode ser a menstruacao sim, desceu um pouco e parou ou continou descendo?

@Ale: se a seu periodo fertil vai ate dia 09.04, o dia 07 ainda esta em jogo sim, entao ataca o maridao, assim que ele voltar bounce

@rozinha: assim que entrar a dita cuja a gente atualiza a listinha!

Hj eu acordei com as temperaturas nas alturas, ainda nao sei se foi a cervejinha de ontem que a alterou. Normalmente meu PF seria lá no final de semana, mas quem sabe nao adiantou? Like a Star @ heaven

Meninas, esqueci de desejar uma BOA SORTE PARA TODAS AS TENTANTES DE ABRIL!!!!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Labelle® Qua Abr 01, 2009 8:52 pm

Eu também só começarei a tentar no final do ano pro ano que vem. Estou MUITO acima do peso e preciso eliminar muitos quilos antes de pensar em engravidar. Mas independente disso, estou aqui torcendo por todas e dividindo minha experiência com vocês.

Labelle®
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 17
Idade : 51
Data de inscrição : 08/09/2008

http://mulher-de-trinta.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por rozinha Qui Abr 02, 2009 6:33 am

@lilix: Veio ontem, ou seja, dia 01 de abril.

@Labelle: Muito boa sorte, espero que vc consiga emagrecer e realizar seu sonho de ser mãe.

@Nane: e aí? Desceu ou não?

@Ale: acho que dá tempo, sim, namore bastante quando ele voltar.

@pandora77: vc tb precisa emagrecer? Está fazendo alguma dieta, algum exercício físico?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por nane shioda Qui Abr 02, 2009 8:23 am

Desceu, só um dia Rosinha, sangue mais desceu ontem a noite hoje mais nada

nane shioda
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 118
Idade : 37
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Qui Abr 02, 2009 8:14 pm

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Na Ativa Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90


  • 03 Dia: rozinha (1.Ciclo/Abr09)
  • 05o Dia: Meg (6.Ciclo/Out08)
  • 06o Dia: Dani7 (5. Ciclo/Dez08)
  • 11o Dia: Ale (5. Ciclo/Out08)
  • 17o Dia: lilix (9o Ciclo/Jun08)
  • 33o Dia: Naneshioda (3o Ciclo/Jan09)
Em Tratamento para engravidar Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90

  • Fryda
  • Leka (no aguardo para confirmacao da gravidez)
  • Dreza
Se a Menstruacao nao vier, testa em que dia?? Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Vala_14Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Positiv

  • Nane ?????
Na Lista de Espera study

  • Labelle
  • laisfraga
  • Vanessa Rosa
  • Josy
  • Lírio
  • moranguinho
  • Tati
Parabés às Grávidas do Mes de AbrilTurma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Mauridia_22

  • Sidel
--------

@Nane: e qdo vc TESTA?? Vc já esta atrasada!!! bounce confused confused

@Labelle e laisfraga:coloquei voces duas na Lista de Espera!! Avisa qdo a gente pode libera-las para as tentantes!!!

@Labelle: nao ha mesmo uma chance de vc tentar engravidar e fazer o acompanhamento do peso? Question

@Leka: Vc já recebeu o resultado?? O que deu??

@rozinha: como estao os planos, agora é ativa!!!!

@Ale: sorte nos ataques ao maridao!!! Eu bem que sei, as vezes o marido aqui tbm viaja, e geralmente isso ocorre bem no meu PF. Esse mes ele esta em casa, entao vms ver se temos maiores chances!! bounce cheers

Ontem fiquei muito contente de saber que uma amiga, depois de perder um bebe no 4 mes de gestacao e tentar por mais de 1 ano engravidar, finalmente tem seu teste veio positivo e claro... ela esta nas nuvens!!!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Labelle® Qui Abr 02, 2009 11:10 pm

lilix escreveu:
@Labelle e laisfraga:coloquei voces duas na Lista de Espera!! Avisa qdo a gente pode libera-las para as tentantes!!!

@Labelle: nao ha mesmo uma chance de vc tentar engravidar e fazer o acompanhamento do peso? Question
Lilix, coloca que estou na "lista de espera de 2010" Cool

Estou MUITO acima do peso, e num dilema gigantesco. Minha GO disse para eu engravidar antes da data de validade da minha cirurgia vencer [vence em setembro] mas até setembro, não conseguirei eliminar nem metade do peso que preciso para engravidar com saúde.

A mesma GO me disse que preciso engravidar ainda esse ano também por causa da minha idade.... Não sei se mudo de GO ou se compro uma bicicleta e desisto da maternidade....

Labelle®
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 17
Idade : 51
Data de inscrição : 08/09/2008

http://mulher-de-trinta.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por rozinha Sex Abr 03, 2009 7:12 am

@Labelle, que tal ouvir uma segunda opinião? Procure outra GO, e veja se ela diz a mesma coisa.

@lilix: eu quero engravidar em maio ou julho - é a minha simpatia para ser menina, hehehehe. Então vou evitar os treinos no período fértil deste mes (abril).
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Alê Sex Abr 03, 2009 8:38 am

Meninas, me ajudem... Hj, como vcs sabem estou no 11 dia do ciclo. Ontem tive umas dores de lado, aquelas que eles dizem que é ovulação... Sei lá, um dorzinha incômoda do lado esquerdo... Agora, hj de manhã, fui ao banheiro e saiu um corrimento como uma claro de ovo no papel higiênico, bem clarinha mesmo, e esticando no dedo.... Hixi, acho que tô ovulando não é O pior é que meu marido só chega de viagem terça... Será que já perdi as chances desse ciclo??? Hummm, tô triste... Pq será que adiantou??? Crying or Very sad

Alê
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 39
Idade : 47
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por rozinha Sex Abr 03, 2009 9:08 am

@Alê: talvez a ansiedade tenha feito vc ovular... Mas, não fique triste, haverá mais oportunidades para treinar.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Labelle® Sex Abr 03, 2009 9:23 am

Rozinha, você é uma querida, viu? Obrigada !!

Labelle®
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 17
Idade : 51
Data de inscrição : 08/09/2008

http://mulher-de-trinta.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por nane shioda Sex Abr 03, 2009 10:16 am

Lilix,desceu eu não estou mais atrasada, desceu a borra que veio dia 30/03 e 01/04 o sangue veio dia 01/04 e parou dia 02/04 tudo muito estranho. Question

nane shioda
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 118
Idade : 37
Data de inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Meg Sex Abr 03, 2009 10:45 am

@lilix, ele ira ao psiquiatra dele em alguns dias. O cara deve saber sobre os efeitos do remedio... E tbem, semana q vem, ele vai fazer o espermograma, finalmente! Ai, ja saberemos como estao os bichinhos dele.

@nane, deve ter sido mesmo a monstra. Eu tbem tive as mesmas caracteristicas neste periodo... Borra... intervalo de um 2 dias e sangue. ;-(
Vamos la, força e muuuuito treino no proximo ciclo!

@ale, nao fica triste... logo vem outro ciclo e dará tudo certo!

@labelle, vamos lá! Já malhar pra perder uns quilinhos! :-)

beijos, meninas

beijos, meninas.
Meg
Meg
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 741
Idade : 50
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Dom Abr 05, 2009 10:19 pm

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Na Ativa Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90


  • 06 Dia: rozinha (1.Ciclo/Abr09)
  • 06o Dia: Naneshioda (4o Ciclo/Jan09)
  • 08o Dia: Meg (6.Ciclo/Out08)
  • 09o Dia: Dani7 (5. Ciclo/Dez08)
  • 14o Dia: Ale (5. Ciclo/Out08)
  • 20o Dia: lilix (9o Ciclo/Jun08)
Em Tratamento para engravidar Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Gi90

  • Fryda
  • Leka
  • Dreza
Se a Menstruacao nao vier, testa em que dia?? Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Vala_14Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Positiv



Na Lista de Espera study

  • Labelle
  • laisfraga
  • Vanessa Rosa
  • Josy
  • Lírio
  • moranguinho
  • Tati
Parabés às Grávidas do Mes de AbrilTurma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Mauridia_22

  • Sidel
--------

@Meg: nossa que semana agitada!! Que ele tire todas as duvidas com o psiquiatra. Vc sabe qdo os resultados do espermiograma estarao prontos? O chato desse exame é que nao pode namorar por 5 dias.. O medico do meu love pediu isso para ele... Como é no Brasi?

@Nane: vc esta convencida de que foi sua menstruacao mesmo? A temperatura continua baixa, ou seja, caracteristica da primeira metade do ciclo?? Question

@Labelle: eu nao quero que vc desista agora! Vms mudar esse cenario?? Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

@Ale: vc sabe que os espermatozoides podem viver até 5 dias no nosso corpo?? Entao vms lá!!!

@me: minha temperatura deu uma caida absurda hj, acho que a ovulacao foi no final de semana... Vms ver se amanha ela aumenta, dai estou na segunda metade do ciclo e comeco a torcer por um teste positivo! bounce
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Seg Abr 06, 2009 8:24 pm

@Ale: essa curva de gravidinha é para confirmar o que eu disse nos posts anteriores.

Essa moca namorou quase 5 dias antes do seu primeiro aumento de temperatura e tem um teste positivo em suas maos.

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 14132-200904069pvsth-v

Por coracao entende-se namorar!! A coluna mais amarelo forte indica o aumento da temperatura!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Dani7 Ter Abr 07, 2009 11:10 am

Mas ela namorou depois do aumento tb....

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por lilix Ter Abr 07, 2009 7:52 pm

@Dani7: Okay, mas depois nao era mais no PF. Nao entendi a sua colocao. Question Question
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Meg Qua Abr 08, 2009 6:34 am

@lilix, ele nao foi fazer aidna o tal exame. Ta enrolando e enrolando. Agora a desculpa é q nao dá pra levar o material recem coletado no laboratorio, como imaginava q poderia fazer.. Assim, terá de ir fazer no laboratorio mesmo e esta dizendo q nao ta a fim, q é constrangedor... blablabla... q ja teve as tres filhas e isso é um " atestado" de q é fertil. Ai, amiga, eu já to de saco cheio, sabe? Ontem insisti com a definicao dele de ir logo fazer o exame, afinal, a requisição esta com ele ha quase dois meses... e nada. Reclamei com ele q ele estava enrolando e q me parecia q, mais uma vez, ele estava arrumando desculpas, q me parecia q o o projeto do bebe era algo só meu.. Acabamos discutindo e ficou um climão. To bem triste hj.... Nao pretendo insistir mais e ele, se quiser, q faça o bendito exame. Vou dar mais um tempo pra ele e , se ele continuar assim, reticente, terei de pensar seriamente em abandobnar a ideia de termos um filho juntos... to bem pessimista hj...
beijo
Meg
Meg
Meg
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 741
Idade : 50
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Dani7 Qua Abr 08, 2009 6:40 am

ah, entendi...interessante este grafico, ela não namorou no PF?
Lilix, vc acha que no meu caso por exemplo posso ter engravidado tentando no sabado passado? no doidinha com minhas contas...
Me ajuda calcular? dia 28 veio a mosntra. O muco percebi na segunda e terça. Na terça senti umas fisgadas do lado esquerdo do ovário.

Não to medindo a temperatura...

bjs

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009 Empty Re: Turma das Tentantes, Mês de Abril, 2009

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos