NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gelatina - alerta para mães e gestantes

5 participantes

Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Clarissa Sáb Abr 18, 2009 3:13 pm

Embora pareça inofensivo, o pó de preparo para gelatina pode conter substâncias não-recomendadas paras as crianças. A Pro Teste Associação de Consumidores avaliou 11 pós para gelatina sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. A conclusão foi que estas gelatinas não devem ser consumidas por crianças (nem mesmo aquelas que têm desenhos no rótulo para atrair os menores).

Açúcar em excesso, edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar, e um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil foram alguns problemas encontrados. Adultos podem consumi-las, mas com moderação. Já entre as gelatinas sem açúcar, todas foram bem avaliadas.

A associação afirma que não existe no Brasil uma legislação específica para gelatinas em pó. A PRO TESTE avalia que a criação de normas que regulem esse alimento é fundamental para a definição de alguns parâmetros, como limite de açúcar e quantidade de colágeno e proteína, a fim de que as gelatinas sejam produzidas dentro de padrões de qualidade.

A quantidade excessiva de açúcar pode contribuir para a obesidade infantil, além de acostumar as crianças ao paladar doce. Além disso, na Europa há leis que proibem o uso do corante amarelo crepúsculo, que está associado à hiperatividade. A adição de edulcorantes (adoçantes) também não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes - somente no caso de recomendação médica.

As análises apontaram que estão sendo adicionados edulcorantes em gelatinas tradicionais sem que a informação apareça em destaque no rótulo. E as duas testadas que apresentam esse problema fazem uma propaganda totalmente voltada para o público infantil em seus rótulos: a Royal traz na embalagem o personagem Bocão e A Dr. Oetker tem uma promoção para se ganhar mochilas em forma de animais de pelúcia.

A PRO TESTE está engajada na luta a favor de alimentos mais saudáveis às crianças junto com a Consumers International, entidade que congrega mais de 220 associações de consumidores de todo o mundo. A maior parte dos eventos da campanha, a exemplo do que foi feito no ano passado, será realizada no dia 15 deste mês, que é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Veja o resultado da avaliação no site da entidade:
www.proteste.org.br.
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por rozinha Qua Abr 22, 2009 7:27 am

Eu não consegui abrir a reportagem. Estas crianças seriam de que faixa etária? de 1 a 3 anos? A partir de 4 anos?

Apesar de que quase não dou gelatina para meu filho, mas minha sogra sempre dá e fala que é muito "nutritiva". Disse até que é melhor que dar iogurte.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por lilix Qua Abr 22, 2009 10:23 am

@rozinha: ja meu maridao qdo via a minha sobrinha no Brasil mandar na gelatina, ficava louco e preoocupado, eu achava que era coisa de alemao, mas pelo jeito a noticia chegou no Brasil...

Na Alemanha nao comemos gelatina, ela nem entra em casa. Shocked
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Clarissa Qui Abr 23, 2009 7:38 pm

@Rozinha, pra ler a reportagem precisa se cadastrar no site da Proteste (o cadastro é gratuito), daí vc pode fazer download da reportagem completa o formato PDF. Eles falam apenas "crianças",não especificam grupo etário. No final da reportagem, são "eleitas" as menos perigosas:


Avaliamos 11 pós para gelatina sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero. Nossa primeira conclusão foi que, devido à presença de açúcar em excesso, de edulcorantes em duas marcas que já continham açúcar, e de um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil, estas gelatinas não devem ser consumidas por crianças (nem mesmo aquelas que têm desenhos no rótulo para atrair os menores). Adultos podem consumi-las, mas com moderação. Postas essas ressalvas, entre as marcas com açúcar, o título de o melhor do teste ficou com a Royal (R$ 0,49 a R$ 0,99 o pacote de 35 g) e a escolha certa, com a Dr. Oetker (R$ 0,42 a R$ 0,99 o pacote de 45 g). Já entre as sem açúcar, todas foram bem avaliadas, mas o título de o melhor do teste e a escolha certa vai para uma só: Royal Zero (entre R$ 1,05 e R$ 1,60 a embalagem com 12 g).
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por rozinha Sex Abr 24, 2009 6:19 am

@Clarissa: Obrigada por postar o resultado; mas, qual a diferença entre "melhor teste" e "escolha certa"?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Fiola Sáb Abr 25, 2009 12:58 am

Crucificaram a gelatina, hein? Shocked
Para mim, jogaram a criança junto com a água do banho Laughing , gelatina é algo muito saudável, pura proteína! O problema aí säo os produtos adicionais. Talvez uma soluçäo fosse usar a gelatina natural (a branca, sem adicionais) e acrescentar suco de fruta & açúcar?
Já aqui na europa, o tema gelatina está relacionado à doença da "vaca louca", Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), por isso quase näo se usa mais gelatina extraída do gado bovino, mas sim do porco. Meio exagerado, pois o risco de uma contaminaçäo através da gelatina é muito baixo, devido ao processo de fabricaçäo - a temperatura elevada desativa o príon.

@rozinha,
realmente, essa passagem "melhor teste" e "escolha certa" foi 10! kkkkk...
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por rozinha Ter Abr 28, 2009 6:35 am

@Fiola, mas, não é? o produto que apresenta o "melhor teste" não deveria ser a "escolha certa"? Eu penso assim...

Em casa a gente come gelatina, mas com moderação, não é diariamente. Realmente, hj em dia achar um produto natural meeesmo é muito difícil. Então, a gente vai tentando equilibrar os artificiais com os naturais. Por que se for procurar nem a água escapa, né? Ou tem muito cloro, ou passa pelos canos de chumbo, etc...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Anna Ter maio 05, 2009 6:52 am

Menina, que susto!!!
Até a pobre coitada da gelatina!!!! Na minha época a gelatina nao tinha nenhum problema...alguem tem mais de 40 ai?
com certeza sao tantos avanços tecnológicos que chego a pensar se os produtos alimentícios ficaram piores ou melhores...

Aqui em casa nao comemos gelatina a nao ser quando faço uma mousse, mas pensando bem, realmente é um produto que eu quase nao vejo nas prateleiras dos supermercados aqui na holanda...

Anna
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 5
Idade : 57
Localização : Holanda
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por lilix Ter maio 05, 2009 9:36 pm

@Anna: como a Fiola disse há a possibilidade de se comer gelatina sim, o problema sao os adicionais.

Com tanta loja Bio na Europa, há de ter uma gelatina mais saudável nao? Wink
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Clarissa Dom maio 17, 2009 8:48 pm

@Rozinha, não tinha visto a sua pergunta, desculpe-me.
Então, pra entender melhor isso, é preciso ler a reportagem completa. Eu baixei o arquivo em PDF, por isso fez mais sentido pra mim. Pelo que entendi, a diferença entre "a melhor do teste" e a "escolha certa" é a seguinte:

É que o teste avaliou vários aspectos: higiene, quantidade de açúcar, colágeno, preço, sabor etc. A "melhor do teste" é a que acumulou mais pontos em todos os aspectos. Ou seja: ela tem altos pontos no aspecto saúde, mas também foi muuuito bem em aspectos menos importantes, como a embalagem, o preço, etc.

Já a "escolha certa" é a mais saudável (embora seja mais cara, ou o sabor não seja tão bom).



ACHO que é isso...
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por rozinha Seg Jun 08, 2009 9:30 am

Eu vi uma gelatina "Minha Gelatina" indicada para o público infantil. É da Dr. Oetker. Será que seria mesmo recomendada para a criançada? Pois é mais cara que as demais...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gelatina  - alerta para mães e gestantes Empty Re: Gelatina - alerta para mães e gestantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos