NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista polêmica da Maria Mariana

+2
rozinha
Clarissa
6 participantes

Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Clarissa Qui maio 14, 2009 7:42 am

Gente, eu assistia "Confissões de Adolescentes" na TV Cultura religiosamente, não perdia nenhum capítulo. Outro dia mesmo comentei que a Maria Mariana (autora e uma das atrizes da série) tinha desaparecido, que nunca mais eu tinha visto nenhum trabalho dela. Eis que a danada surge. Tá escrevendo um livro e deu uma entrevista super polêmica!!! Vejam abaixo:

Aos 19 anos, a carioca Maria Mariana tornou-se um ícone da década de 90. Seu livro Confissões de adolescente, lançado em 1992, vendeu 200 mil cópias, virou peça de teatro e tornou-se um memorável seriado de televisão. Aos 36 anos, distante da fama e mãe de quatro filhos, a escritora, atriz e filha do cineasta Domingos de Oliveira lança Confissões de mãe (Editora Agir), um livro nada rebelde, recheado de ideias que vão irritar as feministas. Nesta entrevista, realizada em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, onde mora hoje, ela defende as mães que deixam de trabalhar para cuidar de seus filhos. “Amamento há nove anos seguidos”, afirma. Com a mesma expressão serena que as pessoas se acostumaram a ver na série de televisão, a escritora diz ser contra o aborto e afirma que as mulheres deprimidas depois do parto são as que passaram a gravidez comprando roupinhas para o bebê.

ENTREVISTA - MARIA MARIANA
Entrevista polêmica da Maria Mariana Mariamariana.th

QUEM É
Maria Mariana Plonczynski de Oliveira, 36 anos, escritora, autora, diretora e atriz. Filha do cineasta Domingos de Oliveira. Mãe de quatro filhos, casada, mora em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro

O QUE FEZ
Ficou famosa ao escrever Confissões de adolescente, que virou peça de teatro e seriado da TV Cultura na década de 90

O QUE PUBLICOU
Confissões de adolescente (Ed. Relume Dumará), Confissões de mãe (Ed. Agir)


ÉPOCA – O que a adolescente dos anos 90 e a mãe de quatro filhos têm em comum? Maria Mariana – Mudei muito, mas algumas coisas ficaram. Acredito que uma delas seja a criatividade no dia a dia. Eu sei fazer de um limão uma limonada. Tenho sempre um coelho na cartola, um assunto engraçado numa hora chata, uma forma de tornar aconchegante um ambiente ou uma situação difícil. Isso vem também do fato de eu adorar ser mãe. Mas a maternidade está em baixa.


ÉPOCA – Por que você diz isso? Maria – O valor de ser mãe não está sendo levado em conta. Sinto isso há quase dez anos, desde que eu decidi parar todas as minhas atividades para ter filhos e cuidar deles. A pressão foi inimaginável e veio de todos os lados. Da família, dos amigos, de quem mal me conhecia. Muita gente me perguntou se eu estava deprimida ou tinha síndrome de pânico. Meu pai também custou a entender. Eu era bem-sucedida, e largar a fama é um absurdo para as pessoas. Se alguém saiu da mídia por vontade própria, é porque tem algum problema grave. A verdade é que eu só descobri o que é trabalhar depois de ser mãe! Ser mãe é um trabalho social, o maior deles. É um esforço para garantir a criação de indivíduos de valor, mentalmente sadios, que contribuam para o bem geral. Pessoas equilibradas, educadas, que consigam se manter. Quando pequeno, o filho precisa de atenção especial e exclusiva. É nesse período que se formam a base do que ele será, o caráter, os valores. Depois, é difícil consertar.


ÉPOCA – Como foi sair de uma vida badalada no Rio para uma cidade pequena? Maria – Eu trabalhava como roteirista, sempre amparada pela sombra do sucesso de Confissões de adolescente, mas alguma coisa não estava fechando. Tive um primeiro casamento, dos 20 aos 23 anos, que não deu certo. Depois fui morar sozinha e tinha a impressão de que a vida se movia em círculos. Ao mesmo tempo, sempre tive a obsessão de ter filhos. Quando meus pais se separaram, eu estava com 7 anos e passei a viver com meu pai. Era filha única, muito madura, lia Dostoiévski e estava sempre cercada por amigos intelectuais dele. Mas eu sonhava com uma enorme mesa de família com aquela macarronada no domingo. Eu queria mudar de degrau, mudar de história. No meio disso tudo, conheci o André, meu marido. Um mês depois, estava grávida. Todos os meus filhos foram planejados. A primeira, Clara, foi de cesariana, o que foi uma decepção para mim. Os outros foram de parto normal.


ÉPOCA – No livro, você diz que mulheres que não conseguem o parto normal estão “envolvidas com pequenas questões de ego”. Explique. Maria – Respeito a história da maternidade de cada mulher. Mas, depois que tive o parto normal, vi que é uma vivência fundamental. Se a mulher parir naturalmente, será uma mãe melhor. Todos falam do nascimento do bebê, mas esquecem que a mãe também nasce naquela hora. A mulher também tem de estar focada na amamentação.


“Apanhar cueca suja que o marido deixa no chão
é um aprendizado de paciência e dedicação “


ÉPOCA – A maioria das mulheres não está preocupada em amamentar? Maria – Muitas não estão. Amamentar não é um detalhe, é para a mãe que merece. É importante e simplifica a vida. Vejo muitas mulheres com preocupações estéticas, se o peito vai cair, se vai ficar alguma cicatriz se o peito rachar. Aí o leite não vem. Amamento há nove anos seguidos. Só desmamo um quando engravido do outro. Minha caçula, de 2 anos, ainda mama. Existe a realidade de cada um, mas é preciso elevar a consciência sobre o que fazemos. Há mulheres que passam nove meses no shopping, comprando roupinhas, aí depois marcam a cesárea e pronto. Acabou o processo. Aí sabe o que acontece? Elas têm depressão pós-parto.


ÉPOCA – Você não teme ser repreendida pelas feministas? Maria – Não acredito na igualdade entre homens e mulheres. Todos merecem respeito, espaço. Mas o homem tem uma função no mundo e a mulher tem outra. São habilidades diferentes. Penso nesta imagem: homem e mulher estão no mesmo barco, no mesmo mar. Há ondas, tempestades, maremotos. Alguém precisa estar com o leme na mão. Os dois, não dá. Deus preparou o homem para estar com o leme na mão. Porque ele é mais forte, tem raciocínio mais frio. A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar. A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme.


ÉPOCA – Mas você não valoriza a emancipação da mulher? Maria – Valorizo. Teve seu momento, foi fundamental para abrir espaços, possibilidades. Mas as necessidades hoje são outras. Precisamos unir a geração de nossas avós com a de nossas mães para chegar a um equilíbrio feminino. Eu não sou dona da verdade. Não à toa, fiz meu livro como um diálogo entre mim e minha filha. Quero dizer às jovens do mundo de hoje que existe uma pressão para que elas sejam autossuficientes profissionalmente, sejam mulher e homem ao mesmo tempo, como se fosse a única forma de realização. Para isso, elas têm de desenvolver agressividade, frieza – sentimentos que não têm a ver com o que é ser mãe. O valor básico da maternidade é cuidar do outro, doar, servir. Nada a ver com o mundo competitivo. Maternidade é tirar seu ego do centro.


ÉPOCA – O que pensa sobre o casamento? Maria – Casamento é um degrau que a pessoa tem para caminhar para a frente. Quem opta por ficar sozinho não desenvolve aprendizados que o casamento dá. Apanhar cueca suja que o marido deixa no chão é um aprendizado de paciência e dedicação. As pessoas pensam em união apenas como o espaço da alegria, do conforto. Casamento é embate, negociação e paciência. É preciso insistir e vencer. Saber que não se muda o outro. É preciso mudar a nós mesmos.

Original em : http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI71872-15228,00-MARIA MARIANA DEUS QUER O HOMEM NO LEME.html
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por rozinha Qui maio 14, 2009 9:53 am

@Clarissa: sabe que eu concordo em partes com ela? Não acho que ela está errada em querer se dedicar a maternidade, em focar nos filhos. Eu não posso, preciso trabalhar, mas quem pode, deveria mesmo cuidar melhor da sua prole.
Falar que o parto normal faz uma mãe melhor, eu discordo. Mas, sou fã do parto normal e ter sido submetida a uma cesárea me deprimiu bastante. Eu não conseguia dizer "Meu filho nasceu dia tal" acabava falando "ele foi tirado dia tal". Não sei se todas as mães que fazem cesárea têm depressão puerperal, precisaria de mais dados para opinar.

E sobre a amamentação, vejo que não é a maioria mesmo que pensa em amamentar. Ou melhor, muitas querem, mas desistem no início. Ou aos 6, 7 meses. É difícil mesmo para a mãe que trabalha ter tempo para amamentar, então quando volta ao serviço, acaba cortando a amamentação. E aí a gente volta no primeiro tópico abordado por ela, de ter parado a carreira para se dedicar a maternidade.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por lilix Qui maio 14, 2009 10:00 pm

@Clarissa:temos ai pontos para iniciar discussoes! Wink


Última edição por lilix em Dom maio 17, 2009 5:27 am, editado 1 vez(es)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Fiola Dom maio 17, 2009 1:33 am

Em parte, concordo, mas ela tb escreve umas asneiras que döem, hein?!
"Mas eu sonhava com uma enorme mesa de família com aquela macarronada no domingo", sim, depois de ter feito carreira, ganhado rios de dinheiro, ela descobriu que o que ela gosta mesmo é de ficar em casa, escrevendo livros e apontando o dedo para as profissionais, mostrando o qto elas estäo erradas e perdendo com isso... A santinha tá amargurada com o quê???
"Se a mulher parir naturalmente, será uma mãe melhor", nossa, essa doeu mesmo! Entäo ela deve ser uma má mäe para a Clara, a primeira dela.
“Apanhar cueca suja que o marido deixa no chão é um aprendizado de paciência e dedicação “, errado! É uma questäo de saber 'educar' o próprio marido e mostrar onde ficam os limites de liberdade de cada um!
"Amamentar não é um detalhe, é para a mãe que merece", ah, sim, claro, e como ela merece muito, mas muito mesmo a graça de ser mäe,amamenta há 9 anos. Afe, afe, afe!!!
"Há mulheres que passam nove meses no shopping, comprando roupinhas, aí depois marcam a cesárea e pronto. Acabou o processo. Aí sabe o que acontece? Elas têm depressão pós-parto". Meio verdade isso, né? tem mulher que preenche com a gravidez um imenso vazio na própria vida. Só näo concordo com a rotulaçäo de que depressäo pós-parto é resultado desse comportamento. Nem sempre, com certeza há mulheres na ativa que sofrem de dpp mesmo assim...
"Não acredito na igualdade entre homens e mulheres", concordo. Mas de original nessa afirmaçäo näo há nada, só 90% da pop.mundial pensa exatamente igual!
"Quem opta por ficar sozinho não desenvolve aprendizados que o casamento dá.", " Saber que não se muda o outro. É preciso mudar a nós mesmos", por isso que ela ainda continua catando a cueca suja do marido.
Ah, sinceramente, qto clichê nessas entrelinhas dela...
"Eu não sou dona da verdade", ainda bem que ela reconhece isso!

Livro absolutamente dispensável, do meu ponto de vista. Meio missionário o tom, näo? Rolling Eyes
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Clarissa Dom maio 17, 2009 3:17 am

@Fiola

Adorei!
Você é crítica literária? Deveria investir na carreira. Quando li a entrevista, pensei algumas coisas que você pensou. E fiquei imaginando que é fácil pra uma menininha rica como ela, de família cheia da grana e muito bem casada, sentar lá no seu sofá chique e ficar ditando ordens pras babás, pra depois posar de super mãe. Me engana que eu gosto, hein:

- Me engana que Maria Mariana cata cueca do chão!
Razz
- Que Xuxa usa Davene:P

- Que Maria Fernanda Cândido usou óleo paixão na gravidez:P

kkkk


Mas acho que ela deu essa entrevista pra chamar a atenção e só. É jogada de marketing pra vender o livro. Por isso mesmo usa tantos clichês.

Mãe de verdade é a minha. Que criou os filhos enquanto ralava muito pra poder comprar o leitinho deles. Trabalhava fora e dava conta de todos nós, não sei como! Meu pai ficava fora a semana toda por causa do trabalho e ela encarou quatro gravidezes, uma atrás da outra, sem apoio de ninguém. A sogra era doente e morava longe. A mãe dela era uma doida que só atrapalhava, não ajudava. Sem drama de Maria Mariana, ela amamentou, cuidou, educou, deu carinho, tudo com suavidade e firmeza ao mesmo tempo. (gente, ELA sim precisa escrever um livro com os segredos disso, néSmile hahahahaha )

E o mais admirável (e prova da mãezona que ela é), é que agora que estou grávida, numa situação muuuuito mais confortável do que a que ela tinha quando engravidou, quando ligo com ataques de frescura, ela nunca diz coisas do tipo: "Ai, filha, mas você reclama de barriga cheia (literalmente hahaha), quando EEUUUU estava grávida tinha que fazer muito mais que você", enfim, aquelas coisas que na verdade querem dizer "eu sou muito mais mãe, fui muito mais mulher na hora de engravidar e parir do que você".
(Minha sogra, por exemplo, faz isso o tempo todo. Se reclamo que tô cansada, com dor nas costas, ela faz questão de dizer que era super ativa e super animada quando ficou grávida, que não teve dor, enjoo, cólica, frescura nenhuma!! Enfim, uma super mulher!!)

Nada disso. Ela embarca nas minhas frescuras, curte todos os meus pequenos dramas de gravidez comigo. Se eu reclamo, ela dá colo, fala que é pra eu não ir trabalhar e ficar deitadinha no sofá que ela já vai levar uma vitamina de frutas beeeem nutritiva. Cool Ela faz por mim o que queria que tivessem feito por ela nas gravidezes dela, tenho certeza.

Se a Maria Mariana fosse mãezona mesmo, ela também seria assim. Ela não julgaria outras mulheres baseada na história de vida dela.

MAS concordei quando ela falou sobre gente que acha que gravidez é ir pro shopping comprar roupinhas, decorar o quartinho , etc. Depois chega o baby e é aquele "choque" da realidade. Só.
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Jeniffer Seg maio 18, 2009 11:10 am

Meninas, esta entrevista deu muito pano pra manga, né?!
Particularmente, gostei dos comentários da Clarissa " Me engana que Maria Mariana cata cueca do chão!- Que Xuxa usa Davene:P - Que Maria Fernanda Cândido usou óleo paixão na gravidez" k k k k k k k k Hilário!!!
Também concordo que é muito fácil parir quatro filhos e amamentar há nove anos quando a conta bancária está transbordando de dinheiro, né? Fala sério!
Mas gostei da comparação que ela faz entre os sexos...
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Sindel Sáb Jun 06, 2009 12:02 am

Bom, acho que a maternidade é um momento importante na vida da mulher, assim como tudo que vivêmos ao longo de nossas vidas. O filho é um vínculo que não se acaba, mais prá mim não concordo com as palavras dela e jamais gastaria meu sagrado dinheiro pra comprar essse tipo de livro.
Ninguém pode julgar o que é ser mãe, pois cada uma tem sua história e seus desafios, trabalhando ou não, são mães, afinal uma mãe deixaria seu filho passar necessidades ou privações?
O importante é saber amar com verdade, cuidar, ser companheira, estar atenta.
Eu não pari de parto normal, mas acredito ser uma boa mãe, como? Pelos resultados.... eu não pude amamentar meu filho, mais sei que mereço cada sorriso dele, e todas as vezes que ele me diz : " Mamãe voce é linda e eu te amo". Acho, que tentar basear o resto do mundo no que penso pela minha vida, é ser um tanto egocêntrica e egoísta. Melhor escrever um diário, do que um livro. No
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista polêmica da Maria Mariana Empty Re: Entrevista polêmica da Maria Mariana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos