NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário da mamãe Anninha

+15
Maienes
carlinha
Djane Senna
Betina
Carol
PAULinhaa
VIVI
Juju
mimiloira
Lilly
lilix
rozinha
Dana
neni
Anninha
19 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Lilly Seg Set 28, 2009 5:42 pm

Parabens Anninha!!!! Achei super legal quando fiz esse US e escutei o I love you do bebe....

Ai Anninha, tomara que voce nao fique enjoada como eu fiquei....mas se ficar tambem, e por pouco tempo.... os meus enjoos passaram...ontem ate cozinhei o jantar em casa!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Ter Set 29, 2009 6:35 am

Obrigada meninas! Lilly, eu fiquei super enjoada na minha primeira gravidez, de vomitar todo dia :-/ Mas nessa, tenho enjoo mas não tanto como na primeira, ainda bem.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por lilix Ter Set 29, 2009 8:03 am

@anninha: que bom que está tudo bem com o seu bebe e com vc tbm! Manera na alimentacao!! Smile
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por rozinha Ter Set 29, 2009 8:22 am

@Anninha: seu menino é sapequinha, hein? Ou será ciúmes do irmãozinho? Cortar o envelope dos exames...

Que bom que é só um bebê, assim vc fica mais tranquila.

Eu já li que na primeira gravidez, a mulher enjoa mais do que na segunda e talvez seja o que esteja ocorrendo com vc.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Ter Out 27, 2009 5:57 am

Ontem tive mais uma consulta do pré-natal e mostrei os exames que havia feito, tudo normal. A médica apalpou minha virilha e comentou que o útero á estava alto e durinho, como tem que ser mesmo. Ela tentou ouvir o coração com um aparelho, mas não deu pra ouvir, ela disse que no começo era meio difícil ouvir com aquele tipo de equipamento, mas ela disse que conseguiu detectar um movimento do bb, por um certo som que ouviu.

Ela mediu minha pressão e estava um pouco baixa, mas ela disse que era normal baixar no primeiro trimestre. Agora, o susto: engordei 6 kg em apenas um mês!!! Eu esperava ter engordado mesmo, pois viajei semana passada e comi bastante, mas não tanto! Ela disse pra eu ter cuidado pra não engordar muito. Na primeira gravidez, eu engordei 20 kg, mas consegui perder até mais que isso depois, ainda bem. Mas tenho que cuidar, imagina 6 kg em um mês....é a metade do peso que se recomenda ganhar durante a gravidez inteira. Não estou gorda pois já era magra, mas tenho que me cuidar! O problema é que eu estou sem fazer nenhuma atvidade física, tenho que começar.

À noite, fui fazer a segunda ultra. Esta, foi para detectar os marcadores de risco fetal, algumas anomalias, Síndrome de Down... quando vi o bb na tela tomei um susto, ele está enorme! :-) Muito fofo, deu pra ver até as feições que estão se desenvolvendo, bracinhos, pés...o nariz é bem parecido com o do pai e com o meu tb, temos narizes arrebitados. Antes que vcs digam que é loucura notar isso agora, eu digo que não é, viu? hehe
Quando eu fiz a ultra do Davi ainda bem pequeno, eu notei as feições e ele nasceu do mesmo jeito, com o queixinho e a boca bem parecidos com o que eu havia visualizado. Achei o novo bb lindo!!! Bom, o exame foi bem, o médico disse que as medidas estão normais, ainda bem.

Eu melhorei do mal estar que vinha sentindo, `mas tenho ânsia de vômito com algumas coisas que antes não me incomodavam, tipo cheiro de pum, rsrs. Isso mesmo meninas, meu filho tava fazendo número 2 e eu não aguentei e fui vomitar no outro banheiro, olha só. Ele ficou curiosíssimo com isso. Vou ver se essa semana começo a fazer hidro no meu condomínio e dar umas caminhadas tb, preciso! pena que o tempo aqui no Rio não está ajudando muito.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Juju Ter Out 27, 2009 6:08 am

Que bom que está tudo bem com vcs...
Juju
Juju
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 765
Idade : 39
Localização : Interior de São Paulo
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por lilix Ter Out 27, 2009 6:14 am

@anninha.que gostoso ver o filhote na tela!!

Qto a engordar os 6 quilos em um mes realmente é muito. Entao precisa entrar em uma dieta saudavel tbm,nao somente exercicios. Lembrando que uma gravidez 'pesada' tbmnao faz bem, nem para vc e nem para o bebe. Nem preciso falar, pois acho que a sua GO ja disse, ne?
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por rozinha Ter Out 27, 2009 6:22 am

@Anninha: que bom que seu bebê está bem. Tem torcida para menino, menina?

Cuida do peso, não é bom engordar demais.

Um abraço.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Ter Out 27, 2009 6:26 am

Pois é meninas, eu sei que não é bom engordar muito, mas eu realmente não esperava ter engordado tanto. Vou me cuidar.

Rozinha, eu torço muito para uma menina, queria ter um casal. E olha, eu tenho um pressentimento muito forte que será menina sim :-)
Quando eu estava grávida do Davi, eu tb tinha essa certeza, quando o médico confirmou, nem me surpreendi. Pra vc ter uma idéia, até já comprei algumas coisas pro enxoval com detalhe rosa, hehe. Mas tenho muita coisa de cor neutra tb, verde....esperem que vcs ainda verão eu confirmar que émenina :-)
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Lilly Ter Out 27, 2009 4:36 pm

Ai Anninha eu tambem achava que tinha pressentimentos mas a cada semana meu pressentimento muda......entao resolvi chamar o bebe de menina um dia e menino no outro e assim sera ate amanha! rs...

Que bom que esta tudo bem com vc e o baby!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Qui Nov 26, 2009 7:46 am

Vou dar uma atualizada no meu diário, faz tempo que não dou notícias. Final de semana passado, fiz uma viagem deliciosa para Visconde de Mauá, lá é serra e tem cachoeiras maravilhosas. Foi bom pra fugir um pouco desse calor insuportável que está fazendo aqui no Rio. Na verdade, foi uma viagem para aproveitar o feriado de sexta que, de quebra, foi meu aniversário.
Eu tive consulta médica hoje e até estava com medo de ter engordado muito de novo (me acabei nos chocolates caseiros na viagem), mas eu engordei um kilo de um mês pra ca, minha médica disse que eu estava bem. Comecei a fazer hidroginástica ontem, vou tentar fazer pelo menos 3 x na semana, já vai ajudar bastante. Sábado agora vou fazer a ultra pra tentar descobrir o sexo, só não dará pra ver se o bb não ficar numa posição boa. Ai dele se não ficar, vai ficar de castigo quando nascer, rsrsrs.
Depois da ultra, venho contar as novidades. Beijos para todas.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Dana Qui Nov 26, 2009 7:51 am

Ai que inveja!!!! Cachoeira e chocolate... rssss

Volta pra contar sobre a ultra sim, estou curiosa pra saber o que vem por ai! Espero que seja mais uma menininha, pra fazer cia pra Nenagh! rss

E quanto ao peso, eu tbm estou conseguindo manter.. Tive um estirão no começo da gravidez também, justamente por conta do hidro e da academia! Comia sem parar (comidas lights) mas ainda assim ganhei 4 kg no 10 mes da gravidez... Agora estou estavel, tentando manejar (e me pesando dia sim, dia não!)

Acho que o corpo dá uma sussegada na hora em que começa "esticar" né?

Boa sorte na ultra Anninha, espero que o bebe fique bem posicionado, super obediente!! rs
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por lilix Qui Nov 26, 2009 8:02 am

@anninha: sua viagem parece ter sido maravilhosa! Que gostoso!! Estou ansiosa para saber o que vem por ai? Diário da mamãe Anninha - Página 2 Icon_king ou Diário da mamãe Anninha - Página 2 Icon_queen ??
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por rozinha Qui Nov 26, 2009 8:38 am

Que delícia de viagem, Anninha.

E vamos torcer para sábado vc descobrir que vem uma menininha por aí.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Qui Nov 26, 2009 8:41 am

Obrigada meninas. Eu recomendo o lugar, é muito gostoso. Olha, meu palpite é que será menina mesmo, hein...vamos aguardar, hehe.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Dom Nov 29, 2009 3:49 am

Bom, meninas, deixa eu contar como foi ontem na ultra. Finalmente o dia que eu poderia descobrir o sexo chegou, eu estava muito ansiosa por esse dia. Estou com 16 semanas agora, quando fiz a ultra anterior, eu estava com 11, o médico nem deu palpite acerca do sexo.

Faço sempre no mesmo local, mas os médicos variam. Quando a médica entrou, já não gostei :-/ Pode ser preconceito bobo, mas era uma moça nova, aí já pensei comigo: "ai meu Deus, será que essa menina vai saber identificar o sexo direitinho?" Quando o bebê ajuda na posição é mais fácil, mas se surgir alguma dúvida? Enfim, o jeito foi torcer para dar tudo certo e ela calar minha boca.

Ela fez as medições la de praxe do bebê e quando foi ver o sexo, disse que a posição não estava boa, ele estava todo encolhido e de costas. Ai ai...mas depois ela conseguiu pegar um ângulo de debaixo das perninhas. Mas mesmo assim, não soube afirmar :-/// Mad Ela não soube dizer se aquela coisinha entre as pernas seria os testículos ou a "pepequinha" (palavras dela, hein). Ela até achou que fosse menina mesmo, pq o pênis não foi visualizado nenhuma vez. Mas ela não quis deixar certeza de nada.

Saí de la bem chateada, pois acredito que se fosse um médico mais experiente saberia dizer. Cheguei em casa, vi vários vídeos na internet de ultrassonografias de bebês e achei todos de meninA bem parecido com a minha. Menino da pra ver o penizinho logo acima. Enfim...

Agora vem a pior parte, meninas. Eu sempre afirmei que jamais compraria aqueles testes de farmácia para descobrir o sexo, pois são muito caros, mas comprei scratch Não resisti, pois só farei a próxima ultra em janeiro. Esperei hoje pra fazer, pois deveria ser com a primeira urina da manhã. Segundo o teste, se ficar laranja ou a urina não mudar de cor, é menina. Se ficar verde ou um escuro meio acinzentado, é menino.

Fiz conforme as instruções e recomendações e a urina não sofreu modificações na cor, então entendi que é menina, até pelas dúvidas que ficaram na ultra. Dizem que o resultado deve ser lido em dez minutos, não considerar depois. Mas meu marido foi dar mais uma misturada depois desse tempo e a urina deu uma escurecida!! Agora não sei o que pensar, meninas! Meu marido e minha mãe acham que é menina, pois essa modificação ocorreu depois do tempo recomendado de leitura. Não sei oq pensaaaaaaaaar!!! Acho que o jeito é esperar a próxima ultra mesmo...não briguem comigo hein meninas? rsrs É qe a ansiedade foi muito grande, do meu primeiro filho eu descobri o sexo na primeira ultra! (13 semanas)

Só acrescentando: está tudo bem com meu bebê, graças à Deus! Isso é o mais importante, claro.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por lilix Dom Nov 29, 2009 5:58 am

@anninha: ja tava eu aqui achando que a gente ia poder comemorar menina ou menino.. Mas que coisa?? Mas fica calam, tudo tem um motivo de ser. O mais importante é que seu bebe está bom. Qto ao teste eu nao sei o que falar, nao conheco mas pelo o que parece pode ser menina... ai o jeito é ter que esperar Janeiro chegar!!! Diário da mamãe Anninha - Página 2 Icon_surprised
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por VIVI Dom Nov 29, 2009 6:00 am

@anninha: que bom que está td bem, mas pq vc não faz uma outra ultra particular, custa em média 20 reias esse exame de farmácia custou quanto? bjks e boa sorte.
VIVI
VIVI
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 762
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Dom Nov 29, 2009 6:13 am

Vcs sabem quando da pra fazer outra ultra? Já ouvi falar que não é bom fazer em datas próximas, mas não sei se é verdade, já que gestantes de gêmeos fazem isso. Vou procurar saber com minha médica. Não tenho nem coragem de dizer quanto foi o teste, bem salgadinho, viu Sad
Chato é que pesquisando aqui na internet, vi vários depoimentos de pessoas insatisfeitas com o resultado que não é claro, além de resultados falsos. Deveria ter pesquisado isso antes de comprar. Agora não adianta reclamar, é tentar fazer outra ultra e ver se da pra ter uma certeza.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por rozinha Dom Nov 29, 2009 11:12 am

@Anninha: ai que chato, mas eu entendo bem a sua ansiedade. Quando eu fiz a ultra do meu 1º filho, o médico tb não conseguia ver, o filhote só de costas e eu na maior ansiedade pq já havia marcado de sair com a minha mãe para compar o enxoval, mas como comprar sem saber o sexo???

Aí, no finalzinho o médico falou: Ahá, acho que vi um pinto! Pronto, não quis nem saber, já falei que era menino mesmo, comprei tudo para menino - apesar que predominou o verde.

A sorte é q era mesmo um menino, aliás nas próximas ultrassons era a primeira coisa que dava para ver.

Tomara que seja uma menininha, né? Aí ficava um casal.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Dom Nov 29, 2009 11:49 am

Rozinha, com meu primeiro filho também foi assim. Eu fiz uma ultra com 13 semanas e o médico disse que era menino. Ele me mostrou e tudo. Apesar de ser uma primeira opinião e relativamente cedo, eu senti firmeza na afirmativa dele e já pintei o quarto de azul, comprei papel de parede azul...ainda bem que era isso mesmo, rs. Acho que vou esperar até janeiro mesmo, uma hora eu vou ter que ficar sabendo!
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Dana Seg Nov 30, 2009 5:18 am

Putz que situação... Esses médicos novatos são fogo mesmo, sempre aparecem quando menos deveriam!

Mas concordo com a Vivi, pq você não faz outra US? Se voce passar na médica e pedir pra ela te dar a autorização ela dá sem problemas (a minha já me deu tres sem motivo obvio.. Razz) Eu tinha pensado em comprar o intelligender tbm, mas ai pesquisei na net e vi sobre muita gente que fez e deu errado.. Pensei bem e achei melhor gastar R$150,00 com a US ao invés do R$300,00 do exame... Só que resolvi pedir pra médica me dar um guia para um US fora de epóca e ela deu na hora! Semana que vem faço outra US (com 17 semanas) e confirmo o sexo de vez!

Meu palpite é que você está esperando mais uma princesinha!! rsss
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Anninha Seg Nov 30, 2009 8:42 am

Dana, sabe aquelas coisas que a gente faz por impulso? Foi o que aconteceu nesse sábado, rs. Eu comprei o teste e depois que fui ler os depoimentos de quem já fez e deu errado com algumas pessoas mesmo. Pelo que vi, costuma ter mais casos de "falsos meninos".
Eu mandei um email pro atendimento deles e relatei tudo o que havia ocorrido. Eles disseram de acordo com meu relato, o resultado é menina mesmo, pois o que ocorre depois dos 10 minutos realmente não pode ser considerado. Enfim...eu até acho que é isso, mas confirmar mesmo só na próxima ultra. Ainda vou ver se espero até janeiro ou se faço outra nesse meio tempo.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por PAULinhaa Seg Nov 30, 2009 11:23 am

oi Anninha...qual a mãe que não fica ansiosa pra saber o sexo heim?? Absolutamente normal...a torcida continua-bjs
PAULinhaa
PAULinhaa
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 24
Idade : 53
Data de inscrição : 09/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Carol Seg Nov 30, 2009 11:42 am

ai Anninha tbm to curiosa pra saber do meu bb, eu tava com 12 semanas na minha ultima US e ele disse que o palpite dele é menina e eu nem tinha perguntado nada, ele é muito experiente então to confiante nisso, mas só confirmo dia 18/12 com 16 semanas e com o mesmo medico. Mas faz outra US sim, daqui uns 10 dias, vai ficar nessa ansiedade? não faz mal pro bb não, bjoss e boa sorte
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diário da mamãe Anninha - Página 2 Empty Re: Diário da mamãe Anninha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos