NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

+7
Dana
lilix
Jojoba
jany
rozinha
neni
Djane Senna
11 participantes

Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Qua Dez 29, 2010 10:47 am

Estava preparando o estudo desse mês, e resolví dividir com vcs

Não é segredo que defendo o Parto Normal, mas tbm defendo a escolha da mulher, ela deve escolher qual o melhor tipo de parto para ela, o que acho errado é a conveniência de alguns médicos em agendar a cesariana, sem explicar para a mãe, os riscos que isso pode acarretar para o bebê, pois a data da concepção é incerta, como saber se o bebê está realmente, pronto para nascer?

Como tenho visto muitos casos de bebês com refluxo, não só aqui, mas algumas mamães que estou acompanhando tbm, resolví pesquisar e palestrar sobre isso:

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

O sintoma mais comum são os frequentes vômitos. Não existe nada mais incômodo e chato, quando, depois de comer, o alimento, sólido ou líquido, é devolvido do estômago ao esôfago, provocando vômitos e náuseas. Esse mal repentino não é uma experiência só de alguns adultos. O refluxo gastroesofágico, como é conhecido, afeta também aos bebês, principalmente depois de tomar mamadeira e de comer.

O esôfago é um canal muscular que conduz os alimentos da boca ao estômago. Na parte inferior desse músculo, está o esfíncter que funciona como uma válvula que se abre para que o alimento passe ao estômago, e se feche para evitar que o alimento volte. Quando o esfíncter não funciona bem, seja pela sua falta de maturidade, ou sua debilidade, o alimento acaba voltando ao esôfago e dalí à boca, provocando mutia acidez e vômitos. Isso é o que ocorre quando o bebê sofre de refluxo gastroesofágico, um transtorno digestivo muito comum nos bebês.

Sintomas do refluxo nos bebês
O sintoma mais comum são os vômitos frequentes e em grande quantidade. Além disso, pode-se notar que o bebê chora aparentemente sem motivo e com persistência, mostra-se irritado, tem dificuldade para dormir, tosse com frequência, tem ânsias, e se nega a comer. Consequentemente, o bebê não ganha peso, pelo contrário, perde peso, não cresce, e, em casos mais graves, ter uma inflamação no esôfago, e inclusive chegar a ter uma úlcera.

Causas do refluxo
Na maioria dos casos, os bebês apresentam refluxo por causa da imaturidade do seu sistema digestivo. A partir dos seis meses, quando o bebê começa a estar mais erguido, e quando começa a dieta de alimentos sólidos, o problema pode se atenuar. Normalmente, isso ocorre em 80% dos casos. O refluxo somente é considerado patológico quando os episódios de vômitos e regurgitações não páram depois dos seis meses.

Lembre-se que um diagnóstico preciso somente ser dado por um pediatra. Assim que, se seu bebê apresenta alguns desses sintomas, não se adiante pensando que o que tem é refluxo. Primeiro consulte o pediatra, que fará as provas e exames apropriados ao caso, de como aliviar o refluxo do seu bebê.

Como suavizar os sintomas do refluxo
A melhor forma para suavizar os sintomas do refluxo é manter o bebê na posição vertical depois da sua alimentação, e evitar movê-lo muito, e fazê-lo arrotar várias vezes enquanto toma a mamadeira ou lhe dá de mamar. É recomendável também que lhes dê de comer mais vezes e em menor quantidade. A partir do terceiro ou quarto mês, pode-se espessar o leite e controlar os furos da chupeta da mamadeira, para que sejam do tamanho adequado para que o bebê não engula ar ao comer. Além disso, é necessário evitar as gorduras, as frituras, o chocolate, sucos cítricos, bebidas com gás, e iogurte. É aconselhável que o bebê durma levemente erguido. Ponha uma almofada embaixo do seu travesseiro.
Se notar que os sintomas persistem e que isso está prejudicando a saúde do seu bebê, consulte com o pediatra para que lhe faça exames pertinentes ao caso do seu bebê.

Tratamento do refluxo
Para tratar um caso de refluxo, deve-se considerar a idade e os sintomas dos bebês. Alguns podem ser que não precisem de tratamento, e somente de alguns cuidados para aliviar os sintomas. Outros, pode ser que necessitem de medicamentos. Mas em pouquíssimos casos, indica-se uma cirurgia.

Quando o refluxo é grave
O refluxo se converte em uma preocupação, quando o alimento, ao voltar do estômago ao esôfago, caia na via respiratória. Isso pode causar problemas de respiração, asma, pneumonia, e em alguns casos, a síndrome de morte súbita do lactante.

Os casos mais graves são tratados com remédios que ajudam a neutralizar a acidez do estômago. Os efeitos dos medicamentos são tão eficazes, que em poucos casos se chega a indicar uma cirurgia.

Fontes consultadas:

- Healthsystem- University of Virginia
- Hospital Medical Center - Cincinnati Childrens


Em recentes pesquisas, foi descoberto que a causa mais provável para o desencadeamento do Parto é a maturidade dos orgãos do bebê. Quando os pulmões, coração, e outros afins, estão prontos, liberam uma substância que ao chegar no cerebro da mãe, desencadeia o trabalho de parto, claro que tudo isso são suposições, e não certezas, mas por via das dúvidas...

Mãezinhas, que optaram pela cesariana, esperem o trabalho de parto se iniciar, não agendem cesariana previamente, pois a data da concepção é incerta, como saber se o seu baby não está com 08 meses?
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por neni Qua Dez 29, 2010 3:03 pm

Boa boadrasta gostei da matéria e parabéns sei que vai ajudar muitas
mamães por aqui.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por rozinha Qui Dez 30, 2010 4:58 am

Vc está dando palestras, Boadrasta? que legal!!! Compartilhe aqui com a gente, eu gosto muito dos seus conselhos e experiência!
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Qui Dez 30, 2010 10:13 am

rozinha escreveu:Vc está dando palestras, Boadrasta? que legal!!! Compartilhe aqui com a gente, eu gosto muito dos seus conselhos e experiência!

Montei um grupo de apoio ao Parto Normal aqui em Manaus, espero poder contar em breve com o apoio do Gama, a Dana vai me apresentar para a Ana Cris, e estou super ansiosa.

Fazemos reuniões mensais, quando tiver mais gravidinhas, passará a ser quinzenal, e dou dicas de como se preparar para o parto, massagem perineal, depilação, sexo na gravidez, sexo pós parto normal, amamentação, puericultura, e até compras para o enxoval, desde encontrar produtos mais em conta a decoração do quarto do bebê, e organização do Chá de Baby.

Então sempre penso nas palestras com antecedência, preparo folhetos, pesquiso, me informo, e tem sido um trabalho gratificante.

Pretendo fazer o curso de Doula e Parteira, para acompanhar as gravidinhas que quiserem Parto Domiciliar.
Eu mesma no meu proximo parto, quero domiciliar.

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Qui Dez 30, 2010 10:22 am

Eu divulgo pouca coisa aqui para evitar polêmicas, pois o assunto da palestra é voltado mais para as grávidas que desejam o Parto Normal.

Então eu recomendo médicos que apoiam o Parto Normal; Como minimizar as dores, e etc...

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por jany Qui Dez 30, 2010 11:13 am

legal matéria sobre o refluxo
jany
jany
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1643
Idade : 46
Localização : São paulo/Brasil
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Jojoba Sex Dez 31, 2010 5:13 am

Parabéns Boadrasta, torço que vc cresça cada vez mais!!!!
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por lilix Sáb Jan 01, 2011 3:01 pm

Querida Boadrasta,

vc DEVE e PODE postar tudo sobre o Parto Normal. O Forum foi concebido para a abordagem dos dois temas.

A polemica sempre vai existir pois lidamos com opinioes e experencias de cada um!

Qto ao seu post, adorei. Tenho que falar que a Lulu QUASE nunca TEVE refluxo... (lembrando que ela nasceu 40+1 semana, em TP)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Dana Sáb Jan 01, 2011 6:05 pm

@Boadrastaaa!! Seu Gapp já esta'rolando ai??? QUE MAXIMO!!!!
QUe calor no coração de ver vc com a mão na massa, ajudando várias mulheres a acharem o caminho pro PN! Sempre que precisar de ajuda estou aqui, vc sabe! Mais do que disposta e super ansiosa com sua visita a SP!
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por BB Papaya Dom Jan 02, 2011 6:39 am

Adorei! Muito bem, quanto mais informação melhor!!

Bjs
BB Papaya
BB Papaya
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 2180
Idade : 40
Localização : DF, México
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por rmarambaia1 Ter Jan 04, 2011 8:57 am

Tb adorei, sempre achei o PN a melhor alternativa, espero conseguir no meu... Boa sorte!!!
rmarambaia1
rmarambaia1
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1977
Idade : 44
Localização : Salvador/Bahia
Data de inscrição : 14/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Ter Jan 04, 2011 2:11 pm

rmarambaia1 escreveu:Tb adorei, sempre achei o PN a melhor alternativa, espero conseguir no meu... Boa sorte!!!

O problema reside justamente nessa frase: Espero conseguir...

A mulher quando quer o parto normal, deve se informar ao máximo, o grande problema enfrentado hoje é que a mulher aceita tudo que o médico diz na boa, por exemplo: Vc quer Parto Normal, conversa com seu médico, ele diz que td bem, que vcs vão "tentar", mas q vc deve estar preparada para uma cesárea de emergência...
A mulher por sua vez, não procurar se informar se o médico realmente faz Parto Normal, se ele desmarca consultas para atender Partos, coisas assim...
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por rozinha Ter Jan 04, 2011 2:17 pm

Que bom, Boadrasta... Tb, depois das suas experiências em hospitais, acredito que queira mesmo parto domiciliar.

O Daniel não teve refluxo, mas teve cólica os 3 meses diariamente...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Ter Jan 04, 2011 3:04 pm

O melhor para a mulher que quer Parto Normal, é fazer como a Claudinha, segue fazendo o pré natal normalmente, dá uma de doida quando o médico começar a falar em cesariana, e na hora do bebê nascer, vai para a emergência, que salvo alguns casos, menino não tem mistério para nascer.

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Djane Senna Ter Jan 04, 2011 3:09 pm

Dana escreveu:@Boadrastaaa!! Seu Gapp já esta'rolando ai??? QUE MAXIMO!!!!
QUe calor no coração de ver vc com a mão na massa, ajudando várias mulheres a acharem o caminho pro PN! Sempre que precisar de ajuda estou aqui, vc sabe! Mais do que disposta e super ansiosa com sua visita a SP!

Aqui a dificuldade tem sido grande em encontrar médicos que apoiem o parto normal...Tem aqueles que dizem que defendem, mas chega na hora H, inventam qq desculpa para a mulher, que se não estiver bem informada, sabe aonde vai dar né?

É ótimo poder levar tanta informação as mulheres! Dou dicas até de pediatras! Por enquanto, o grupo fica no meu escritório mesmo, mas penso em ter um local só para as minhas gravidinhas mesmo...

E a sua ajuda é sempre bem vinda! Os mitos em torno do PN ainda são grandes, principalmente quanto a musculatura da vagina, e das dores durante o TP...

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por rmarambaia1 Qua Jan 05, 2011 9:17 am

Bom saber dessas informações para ficar atenta ao que diz a GO...
rmarambaia1
rmarambaia1
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1977
Idade : 44
Localização : Salvador/Bahia
Data de inscrição : 14/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por pandora77 Seg Jan 10, 2011 2:48 pm

Obrigada por compartilhar.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Clau Qua Fev 09, 2011 1:35 pm

muito interessante mesmo...
gostei...
Clau
Clau
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 5314
Idade : 45
Data de inscrição : 19/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto  Empty Re: Palestra de Janeiro: Refluxo e o Tipo de Parto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos