NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parando de amamentar

+5
rozinha
pandora77
Anninha
lilix
Lilly
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Parando de amamentar

Mensagem por Lilly Qui Fev 10, 2011 9:14 pm

Meninas,
Vi que nao temos nenhum topico sobre esse assunto quentissimo que e "DESMAMAR".
Pra quem ja desmamou ou esta pensando em desmamar, que metodo voces utilizaram? Como foi a experiencia? Seu bebe se adaptou a mamadeira/ copinho? Com que idade voces pararam com o leite materno?

Estou nessa fase agora e conversei com a Meg sobre isso, mas quis levantar esse topico principalmente para as mamaes que amamentam somente (nao fazem uso de mamadeira) e que passam por dificuldade na hora de desmamar.
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Sex Fev 11, 2011 5:14 am

@lilly: eu nao amamentei exclusivo, mas tbm nao dei mamadeira exclusiva.. A Lulu mamava 4 a 5 vezes por dia LM e eu dava 3 mamadeiras como complemento. Eu comecei o processo de desmamar um mes antes de parar de vez.. Para ir diminuindo a producao do LM. Qdo decidi parar (Lulu estava com 4 meses e meio), cortei de vez as mamadas do dia e deixei so a da noite.. Ate ela mesma decidir nao querer mais... Smile Nao durou mais do que uma semana. . Eu continuei produzindo leite por um mes e meio ainda.. Very Happy (ate hj ainda sai um pouquinho...)... Como ela ja pegava a mamadeira nao tive problemas com a aceitacao. Vms ver quem pode compartilhar mais da experiencia Smile

lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Anninha Sex Fev 11, 2011 10:46 am

Lilly, eu dei só LM até 4 meses, mas nessa idade, ela teve uma baixa de peso, então passei a complementar. Eu dava o peito e depois mais um pouco de LA, sempre assim. Foi tranquilo, ela nunca rejeitou nem a mamadeira nem o peito enquando eu dava os dois. Com o tempo, a medida que ela ia mamando mais, eu dava só a mamadeira e dava peito algumas vezes, quando achava que ela tava com sono. Fui fazendo assim até dar só mamadeira. Acredito que tenha que ser assim, ir diminuindo aos poucos. Dei LM até 6 meses. Só não dei mais tempo pq eu não tinha muito leite, só no início e gulosa do jeito que ela é, ficava logo aborrecida.

Sei que vc quer outros tipos de experiência, só quis comentar como foi comigo. Com meu filho mais velho foi da mesma forma, nunca deu trabalho. Minha cunhada que teve um grande trabalho no desmame, era necessário que outra pessoa desse mamadeira pro meu sobrinho, pois com ela ele não aceitava. Como está sendo com vc?
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Sex Fev 11, 2011 12:54 pm

A Lara anda faminta, principalmente a noite, seca um peito, seca o outro. Estou na dúvida se é hora de complementar...
O pediatra é so no fim do mês.. acho que vou adiantar a consulta.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Sex Fev 11, 2011 10:30 pm

@pandora: todo o bebe passa pelos saltos de crescimento e agora a Lara esta passando por um. Nao complemente se nao quiser introduzir formula. Continue amamentando, ate a producao de leite aumentar, conf. a fome dela... Ofereca o peito o qto ela quiser... Eu devia ter feito isto e ter tido mais paciencia Smile
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Dom Fev 13, 2011 10:26 am

lilix, mas o salto não é com 5 e 8 semanas? Ela tá com 6 semanas..
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Lilly Dom Fev 13, 2011 5:10 pm

Meninas, obrigada pelas respostas....o meu problema e que o Christian nao pega a mamadeira...nunca quis.....

Na escolinha ele comecou a aceitar, bebendo sozinho, no tempo dele, mas a noite nao ha cristao que o faca pegar....

Estou planejando (isto e, criando coragem) para comecar o processo que a Meg fez.....vai ser dificil a caminhada.....mas vamos la.....
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por rozinha Seg Fev 14, 2011 11:25 am

Eu tentei dar mamadeira para o Daniel, mas ele nunca aceitou. E mamou no peito até 2 anos e 3 meses. Eu fui desmamando aos poucos (e bota pouco nisso): primeiro, só dava mamar se ele pedisse, se ele comia outra coisa e não pedisse, não oferecia o peito; depois, comecei restringindo as mamadas mesmo, não podia mamar na rua, não podia mamar de madrugada (sim, ele mamava de madrugada), e assim foi até ficar somente a mamada antes de dormir. Quando essa parou, ele nem sentiu.

Como ele não aceitava mamadeira, eu comecei a dar para ele mingau, bem grosso, a colheradas. Se o mingau ficava mais aguado, ele não queria.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Seg Fev 14, 2011 11:20 pm

@pandora: no meu cronograma aparece da 5a a 6a semana e depois na 8a semana e 9a semana. Smile
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Lilly Qua Fev 16, 2011 6:05 pm

Ai Rozinha......o Christian acho que vai pelo mesmo caminho caso eu nao interfira.
Durante o dia ele esta indo super bem, fica sem o leitinho dele numa boa, come iogurte, mingauzinho, queijo, enfim, o calcio esta sendo colocado na alimentacao de outras formas e a noite ainda mama BEM antes de ir dormir.

Ontem dei um purezinho de fruta uma hora antes dele ir dormir para ver se enchia mais a barriguinha dele, mas.....para minha surpresa, ele acabou acodando mais que o normal e quando foi 2:30 da manha apos 4 acordadas, acabei indo dormir com ele (hoje estou trabalhando entao nao dava para ficar acordando tanto) e quando foi 4:30 ele acordou de vez (afe...)

Por enquanto, se eu nao dou o peito a noite nao tem entendimento...ele choooooooora que e uma coisa e todos ficamos acordados....mas....vou ter que criar coragem como disse.....vamos la ne?

Obrigada pela forca...vou tentar dar um mingauzao pra ele pra ver se ele dorme mais na primeira parcela da noite dele! Que horas voce dava esse mingau para o Dani?
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Djane Senna Qua Fev 16, 2011 9:15 pm

Bem, meu filho mais velho foi amamentado exclusivamente no seio por quase 02 anos, e além de ter me deixado magérrima, era incomodo para mim, pois como ele mamava muito, eu ficava igual uma vaquinha leiteira, jorrando leite por aí...Comecei a trabalhar e ele teve q deixar na marra, sem muitos preparativos

Já com os filhos seguintes, optei por complementar desde cedo, então não tive muita dificuldade com eles

O João ficou igual o Cris, chorava pela mamada da noite, mas chorou só uma semana, depois se acostumou.
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Lilly Qua Fev 16, 2011 9:58 pm

Boadrasta, por que vc mudou de usuario? rs...e dificil escrever Djane sendo acostumada com o Boadrasta! rs...

Mas quando ele chorava o que voce fazia????
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Qui Fev 17, 2011 6:07 am

lilix, pensei que era só a 5 semana, entende? Não entre a 5 e 6.

boadrasta, concordo com vc. vou a pediatra hj e já vou ver se/como complemento, fico muito limitada, se vou a rua fico desesperada com qualquer engarrafamento porque Lara pode acordar ( e num consigo extrair muito leite pra deixar em casa ). Me sinto muito limitada, mas tou adorando emagrecer!
2 anos comigo não ia rolar, ia ter que levar ela pro trabalho Very Happy
porque ela num tem horário muito fixo de mamada, as vezes é de hora em hora, as vezes fica 5 h sem mamar...
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por rozinha Qui Fev 17, 2011 7:11 am

@Lilly: horário fixo eu não me lembro, era depois que eu chegava do serviço, talvez às 19:00 ou 20:00, não me lembro mesmo.

Ele ainda mama de madrugada? ou é só para dormir? eu li que a mamada noturna deve ser a última a ser retirada, eu fiz isso e deu certo. Acho que a criança ainda mama durante o dia, tem que mamar à noite tb. vou colar o que achei sobre o desmame.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por rozinha Qui Fev 17, 2011 7:16 am

O texto é bem maior, mas eu colei o mais importante. É um texto da Sociedade Brasileira de Pediatria.

http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=1845&tipo_detalhe=s

O desmame pode ser agrupado em quatro categorias básicas: abrupto, planejado ou gradual, parcial e natural. Sob a ótica de que o desmame é um processo de desenvolvimento da criança, parece razoável afirmar que o ideal seria que ele ocorresse naturalmente, na medida em que a criança vai adquirindo competências para tal. No desmame natural a criança se auto-desmama, o que pode ocorrer em diferentes idades, em média entre dois e quatro anos e raramente antes de um ano. Costuma ser gradual, mas às vezes pode ser súbito, como por exemplo em uma nova gravidez da mãe (a criança pode estranhar o gosto do leite, que se altera, e o volume, que diminui). A mãe também participa ativamente no processo, sugerindo passos quando a criança estiver pronta para aceitá-los e impondo limites adequados à idade. O Quadro 1 apresenta os sinais indicativos de que criança pode estar pronta para iniciar o desmame:


Quadro 1. Sinais sugestivos de que a criança está madura para o desmame

• Idade maior que um ano

• Menos interesse nas mamadas

• Aceita variedade de outros alimentos

• É segura na sua relação com a mãe

• Aceita outras formas de consolo

• Aceita não ser amamentada em certas ocasiões e locais

• Às vezes dorme sem mamar no peito

• Mostra pouca ansiedade quando encorajada a não amamentar

• Às vezes prefere brincar ou fazer outra atividade com a mãe ao invés de mamar

É importante que a mãe não confunda o auto-desmame natural com a chamada “greve de amamentação” do bebê. Esta ocorre principalmente em crianças menores de um ano, é de início súbito e inesperado, a criança parece insatisfeita e em geral é possível identificar uma causa: doença, dentição, diminuição do volume ou sabor do leite, estresse e excesso de mamadeira ou chupeta. Essa condição usualmente não dura mais que 2-4 dias.

Algumas vantagens do desmame natural encontram-se no Quadro 2:


Quadro 2. Vantagens do desmame natural

• Transição tranqüila, menos estressante para a mãe e a criança

• Preenche as necessidades da criança até elas estarem maduras para o desmame

• Fortalece a relação mãe-filho

• Ajuda a mãe a ser menos ansiosa com relação aos estágios de desenvolvimento de seu filho

O desmame abrupto é desencorajado, pois se a criança não está pronta, ela pode se sentir rejeitada pela mãe, gerando insegurança e muitas vezes rebeldia. Na mãe, o desmame abrupto pode precipitar ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de tristeza ou depressão, por luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais.

Muitas vezes a mulher se depara com a situação de querer ou ter que desmamar antes de a criança estar pronta. Nesses casos, o profissional de saúde, em especial o pediatra, deve respeitar o desejo da mãe e ajudá-la nesse processo. O quadro 3 apresenta os fatores que facilitam o encorajamento do bebê para o desmame.


Quadro 3. Encorajando o bebê a desmamar: facilitadores

• Mãe segura de que quer (ou deve) desmamar

• Entendimento da mãe de que o processo pode ser lento e demandar energia, tanto maior quanto menos pronta estiver a criança

• Flexibilidade, pois o curso é imprevisível

• Paciência (dar tempo à criança) e compreensão

• Suporte e atenção adicionais à criança – mãe não deve se afastar neste período

• Ausência de outras mudanças ocorrendo: Ex.: controle dos esficteres

• Sempre que possível, desmame gradual, retirando uma mamada do dia a cada 1-2 semanas.

A técnica utilizada para fazer a criança desmamar varia de acordo com a idade da mesma. Se a criança for maior, o desmame pode ser planejado com ela. Pode-se propor uma data, oferecer uma recompensa e até mesmo uma festa. A mãe pode começar não oferecendo o seio, mas também não recusando. Pode também encurtar as mamadas e adiá-las. Mamadas podem ser suprimidas distraindo a criança com brincadeiras, chamando amiguinhos, entretendo a criança com algo que lhe prenda a atenção. A participação do pai no processo, sempre que possível, é importante. A mãe pode também evitar certas atitudes que estimulam a criança a mamar, por exemplo, não sentar na poltrona em que costuma amamentar.

Algumas vezes, o desmame forçado gera tanta ansiedade na mãe e no bebê, que é preferível adiar um pouco mais o processo, se possível. A mãe pode, também, optar por restringir as mamadas a certos horários e locais.

As mulheres devem estar preparadas para as mudanças físicas e emocionais que o desmame pode desencadear, tais como: mudança de tamanho das mamas, mudança de peso e sentimentos diversos tais como alívio, paz, tristeza, depressão, culpa e arrependimento.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Qui Fev 17, 2011 10:01 am

@pandora: lembre que o salto de desenvolvimento pode ocorrer na semana sugerida uma antes ou uma depois... Td teoria mesmo Smile

PS: desculpe invadir o espaco aqui meninas
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Qui Fev 17, 2011 5:22 pm

@lilix e estamos fora do topico?
pq vc se arrepende de ter introduzido LA?

Vou abrir outro topico.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Desmame..................

Mensagem por Dani7 Sex Abr 08, 2011 12:01 pm

Gente, desmamei o Otávio, meu peito direito está com leite ainda e está doendo, parece que tem uma bolinha lá dentro. Hoje faz 10 dias que parei de dar. Alguém sabe como faço para secar o leite?

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Sex Abr 08, 2011 1:50 pm

http://bebe.abril.com.br/0_12/alimentacao/como-fazer-desmame.php?pagina=&number=10#Spage

"Se as mamas ainda estão cheias, pode ser que o desmame tenha ocorrido de maneira muito rápida. Com o bebê diminuindo as mamadas, o organismo entende que não precisa produzir tanto e reduz a quantidade de leite. Mas se o desmame é abrupto, não dá tempo de esse entendimento ocorrer e a produção continua igual, mesmo sem a demanda. Ordenhe suas mamas até se sentir mais confortável, mas lembre-se de não retirar todo o leite, pois o objetivo não é estimular a produção. Depois faça compressas frias nas mamas por dez minutos. Após alguns dias, se o problema não estiver resolvido, peça ajuda para o pediatra ou para a consultora de amamentação da sua maternidade. "
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Sáb Abr 09, 2011 2:18 am

@dani7: pode acontecer mesmo de dar uma empredada qdo a gente para de amamentar. As dicas sao: tire o leite com a bomba, mas nao estimule demais e nao tira de uma vez a mamada, ou seja, de um dia para o outro, va diminuindo as mamadas, ate o corpo comecar a produzir menos. Eu massageava o seio qdo tinha dor embaixo do chuveiro, mas sem estimular demais...

Eu tirei o leite da Lulu durante o dia e dava a noite, ate ela parar por completo. Funcionou.

Como andam as coisas por ai? Saudades!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Dani7 Dom Abr 10, 2011 11:43 am

Olá meninas,

Então Lilix, na verdade já desmamei o Otávio, foi super natural e tranquilo...porque fui aos poucos introduzindo a mamadeira e tirando as mamadas do dia e noite. O leite de um peito secou e do outro ficou ainda um pouco...doeu e ficou com uns caroçinhos. Fui na médica ela disse para eu enfaixar o peito bem apertado, assim evita o contato com a roupa, sutiã o que pode estimular a fabricação de leite. Está bem melhor agora!
Amamentei 1 ano e 1 mês, fiquei satisfeita...tudo correu muito bem desde o início. Bjs

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilix Seg Abr 11, 2011 3:05 am

@dani7: que bom, linda! Olha meu peito so foi secar mesmo depois de 2 meses que eu tinha parado de amamentar a Lulu.. Acho que eh normal o corpo precisa deste tempo mesmo! Beijoks em voces!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Anninha Seg Abr 11, 2011 5:31 pm

Eu parei de amamentar há quase 6 meses e ainda hj, se eu apertar, sai um pouco de leite. Até tento oferecer pra Luana, mas ela nem sabe mais o que é isso, rs.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por lilly_pimenta Ter Set 06, 2011 8:22 pm

meninas estou sofrendo muito pq daki a pouco volto a trabalhar e a Alice não aceita a mamadeira, como ja comentei lá no diario dela nem tirando LM ela não aceita na mamadeira e pra minha surpresa chazinho e suco ela mama
mesmo ela estando com apenas 3 meses estou tentando oferecer outros alimentos pra ver se ela se acostuma e começa a pegar a mamadeira
bom assim que tiver novidades volto pra contar!!!!!!!!!!!!
lilly_pimenta
lilly_pimenta
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1424
Idade : 44
Localização : dois corregos - sp
Data de inscrição : 05/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por pandora77 Qua Set 07, 2011 8:57 am

com calma, vai dar certo. Demora um pouquinho pros bbs aprenderem a comer.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Parando de amamentar Empty Re: Parando de amamentar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos