NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vacinação antes de engravidar.

+7
Juju
VIVI
Clarissa
Mônica
lilix
Fiola
rozinha
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por rozinha Qui Abr 16, 2009 6:24 am

Olá, meninas!

Achei este artigo na net e achei importante repartir com vcs, já que a maioria é tentante. Estamos todas com as vacinas em dia? Esta questão de vacinar é importante, já houve um tópico falando sobre isso, mas vou tocar no assunto de novo. Aliás, acho importantíssima a participação da Fiola neste assunto, para nos ajudar mais ainda.

Está no Guia do bebê:http://guiadobebe.uol.com.br/planej/mulher_protegida_antes_da_gravidez.htm

Cuidados especiais


Mulher protegida antes da gravidez


As mulheres podem proteger seus bebês mesmo que ainda nem estejam no plano dessas futuras mamães. Muitas mulheres nem sabem que existem maneiras seguras de evitar complicações antes mesmo de ver a barriga crescendo.
E uma ótima maneira de proteger um futuro filho é vacinando a mulher em idade fértil.
A vacinação em mulheres em idade fértil ou em tratamento de fertilidade é fundamental para prevenir as mulheres de algumas doenças, além de proteger futuros bebês de malformações ou até mesmo de um aborto espontâneo.
Sabe por que muitas mulheres não se atentam a esse importante aliado na gestação de um bebê? Porque muitos profissionais sequer abordam esse assunto com elas.
A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva publicou um relatório em novembro de 2008 no jornal "Fertility and Sterility" relatando que menos de 60% dos médicos ginecologistas e obstetras pedem o histórico de vacinação de suas pacientes e apenas 10% prescrevem as vacinas indicadas para as mulheres em idade reprodutiva.
O recomendado é vacinar a mulher antes da gravidez. Há vacinas que não podem ser oferecidas para as mulheres grávidas. É preciso esperar pelo menos um mês entre a administração das vacinas com vírus vivos e a concepção.
Vacinas - Aqui estão algumas das vacinas indicadas para as mulheres em idade de reprodução. Saiba os riscos que a mulher poderá ter caso ela não seja vacinada contra determinadas doenças. Portanto, se cuide!
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – A mulher grávida que adquirir rubéola poderá causar malformações no feto, como surdez, catarata, glaucoma, problemas cardíacos e neurológicos.
Contra a varicela - Se o contágio for aos três primeiros meses de gestação, pode causar malformação do feto (abrangendo membros, órgãos e o cérebro) e até mesmo a morte dele. Caso a gestante contraia a varicela alguns dias antes do parto, o bebê tem grandes riscos de nascer com varicela neonatal.
Gripe – O risco de a gestante evoluir para uma pneumonia em conseqüência de uma gripe é cinco vezes maior. As mulheres que não receberam a vacina antes da concepção poderão se vacinar a partir do segundo trimestre da gravidez no período de maior circulação do vírus (inverno).
Tríplice bacteriana acelular para adultos – (dTap - difteria, tétano e acelular coqueluche) – Tanto mamães como todos que estão em volta do futuro bebê devem tomar a vacina para não transmitir para o pequeno. A coqueluche pode causar pneumonia, insuficiência respiratória aguda e convulsões levando à paradas respiratórias com risco de deixar sequelas mentais e motoras por falta de oxigenação do cérebro. Mulheres que receberam a dT há mais de dois anos podem tomar a dTap antes da gestação ou após o parto.
Hepatite A – Deve ser solicitado os testes sorológicos para verificar se a mulher é ou não imune à hepatite A. As suscetíveis devem ser vacinadas antes da gestação.
Hepatite B – A mulher portadora de hepatite B pode transmitir o vírus ao bebê durante o parto. Até 90% dos filhos das mães com hepatite B correm o risco de se tornarem portadores crônicos e ter seqüelas como cirrose e câncer hepático.
Pneumocócica 23 valente - É indicada apenas a mulheres que tenham doenças crônicas cardíacas, pulmonares, renais, diabetes, imunodeficiências e desprovidas de baço, pois estão mais propensas a doenças pneumocócicas invasivas.
Meningócica – No Brasil, a vacina meningocócica conjugada contra meningococo C tem sido recomendada em diversas regiões e é indicada principalmente a grupos de risco (falta de baço, imunodeficientes) ou durante surtos e epidemias, para maiores de dois anos de idade.
Estando com o calendário de vacinação em dia, mamãe está privada contra doenças que são prejudiciais a si e ao seu bebê, não expondo seu bebê ou futuro bebê ao risco de contrair alguma dessas doenças que podem ser fatais.
Bruno Rodrigues

Data de publicação: 08/04/2009.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Fiola Dom Abr 19, 2009 12:22 am

rozinha escreveu:Aliás, acho importantíssima a participação da Fiola neste assunto, para nos ajudar mais ainda

Obrigada por tanta consideraçäo, rozinha! I love you Very Happy


A frase que eu mais gostei desse texto foi „Portanto, se cuide!“.
Conselho melhor näo existe. Uma vez grávida, evite aglomeraçäo de massas; evite andar em transporte público em horários tumultuados (caso näo seja realmente inevitável!); cuide da higiene pessoal, lavando sempre as mäos antes/depois de comer, de ir ao banheiro (principalmente o público); agasalhe-se bem; näo coma nada que näo tenha sido bem lavado antes e/ou cozido… Acho que isso, por si só, já protege bem mais que vacina.
Vacina é um mal necessário, mas eu, particularmente, näo sou fä dela. Mesmo trabalhando no setor de saúde e tendo contato diário com gente doente, nunca me preparei dessa maneira para a gravidez. Minha última vacina foi na infância (afora a de tétano, em 2000, depois de um acidente de bicicleta, me aplicaram essa no hospital). Mas além de ser um mal necessário, a vacinaçäo tb é algo bem individual. Cada mulher, em fase reprodutiva, deve decidir por si o que ela acha que precisa, quais säo os riscos mais frequentes da regiäo dela. Eu näo planejei gravidez, nunca me preocupei muito com vacina, mesmo trabalhando em ‘grupo de risco’. Aí qdo chegou a gestaçäo, näo houve mesmo como vacinar. Minha sorte foi já ter tido rubéola na infância (entre outras!) e estar imune, com anti-corpos suficientes no sangue.
De todas essas aí citadas, a que eu acho realmente a + importante é a vacina contra rubéola, que causa durante a gravidez as piores deformaçöes, qdo näo o aborto. Além de ser, ainda, doença muito freqüente.
Gripe? Hum… a vacina com os vários tipos do vírus Influenza é atualizada de ano a ano, por causa da muaçäo constante dele. Isso já o suficiente para näo se ter garantia de imunidade completa. Mesmo vacinada, näo se está completamente livre de uma contaminaçäo com um vírus novo da gripe. Além de, na maioria dos casos, numa pessoa saudável e abaixo dos 65 anos, a gripe acontecer sem maiores complicaçöes.
Hepatite A e B säo freqüentes em países tropicais, muito transmitidas através de fezes – água poluída, legume,salada mal lavados, de novo a questäo de lavar bem as mäos e, muito cuidado (!), no contato sexual. Do meu ponto de vista, a contaminaçäo é coisa evitável.
Tétano acho importante (por causa do parto!), coqueluche… em adultos näo é täo problemática assim, grave é em bebês de até 6 meses, que podem morrer asfixiados com o próprio catarro.
Difteria foi praticamente erradicada aqui. Aí no Brasil tb?
O texto da pneumocócica fala por si.
A meningócica é, como já disse, tb um caso para se avaliar pela regiäo em que se encontra/ contato de pessoas no nosso dia—dia.

O tema é importante, o melhor mesmo é perguntar muito aos médicos, ler livros a respeito, se informar. O que tem efeito, tb tem efeito-colateral, näo se esqueçam! Exclamation Porém, a decisäo final continua sendo muito individual.
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por rozinha Qua Abr 22, 2009 6:57 am

Na minha gravidez, eu tomei a vacina anti-tetânica - lá se vão 4 anos. Será que preciso de reforço, se engravidar agora?

Estou imunizada contra rubéola, então nesta parte fico tranquila. Mas, não sou imunizada contra toxoplasmose, então atenção redobrada com os alimentos, né?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Qua Abr 22, 2009 10:21 am

@rozinha: sim atecao redobrada nao somente pela gravidez, mas por vc e pela sua familia tbm! I love you
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Fiola Sáb Abr 25, 2009 1:32 am

rozinha escreveu:Na minha gravidez, eu tomei a vacina anti-tetânica - lá se vão 4 anos. Será que preciso de reforço, se engravidar agora? Mas, não sou imunizada contra toxoplasmose, então atenção redobrada com os alimentos, né?

Vacina contra tétano é válida por 10 anos (ps.: bebê está tb imunizado nos primeiros 6 meses, por causa dos anti-corpos da mäe. Só depois desse tempo é que eles väo se reduzindo). Caso vc tenha um acidente grave, por ex., mordida de algum animal, entäo a vacina deverá ser repetida se estiver num prazo de 4, 5 anos. Afora isso, é o que eu falei, vale por 10 anos.

Toxoplasmose é tb um tema ardido durante a gravidez, todo cuidado é pouco. Nada de carne crua, ovo crú, alimento crú mal lavado!
Já qto aos gatos, minha nossa, tenho dois, durante a gravidez tinha três! Uns amores, lindinhos, fofinhos, nunca deixei de acariciá-los. A única precauçäo que tomei foi näo mais limpar o banheirinho deles, deixei pro marido... Laughing
Eu sempre, desde minha infância, tive muitos gatos. Já cheguei a ter 8 de uma vez. Já fiz 2 testes de toxoplasmose, ambos negativos.
flower
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Vacina Febre Amarela

Mensagem por Mônica Seg Abr 27, 2009 5:28 pm

Olá, gostaria de saber quanto tempo devo esperar para engravidar após tomar a vacina da febre amarela.
Obrigada Mônica

Mônica
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 1
Idade : 49
Data de inscrição : 27/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Seg Abr 27, 2009 9:11 pm

Oi Monica, seja bem-vinda ao nosso fórum!!

Vc decidindo tomar a vacina, de o espaco de um ciclo para iniciar as tentativas.

Ano passado eu tomei uma bateria de vacinas por conta da minha viagem
para a Índia e a indicacao dos meus medicos, na ocasiao, era de esperar
um ciclo...Creio ser o melhor para o seu corpo tbm se recuperar da vacina. Essa vacina pode dar alguma reacao como febre, por exemplo. Exclamation
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Vacinacao contra a Rubeola ANTES de engravidar

Mensagem por Clarissa Dom Jul 19, 2009 7:35 am

Minha amiga pode ter causado um grande problema ao bebê que tem na barriga.
Não sei se aqui é o melhor lugar para este tópico, mas acho que sim, pois é uma dica importante para quem está planejando ficar grávida.
Ela me contou o seguinte: decidiu engravidar e parou de tomar cuidados. Um ou dois meses depois (não sei, não perguntei) ela engravidou, mas não percebeu. Continuou a vidinha normal de todo dia. Estava já com algumas semanas (não sei quantas) de gravidez, quando a Secretaria de Saúde da cidade dela passou no trabalho dela com um posto móvel de vacinação. Eles estavam aplicando aquela vacina tríplice que inclui rubéola.

ELA TOMOU A VACINA.

A vacina da rubéola contém o vírus da rubéola. Em alguns casos, a placenta não consegue filtrar esse vírus e ele atinge o bebê. A MÃE INJETA O VÍRUS NO FILHO QUE CARREGA NO VENTRE.
Ela pode ter feito isso...

Descobriu a gravidez por volta da 14.a semana. Procurou um médico. Ele não foi muito animador em relação à gravidez. Deu a entender que as coisas podem não correr muito bem. Ela pode sofrer um aborto espontâneo, o bebê pode nascer com problemas. Ela fez alguns exames e uma ultrassonografia. O médico acha que o bebê está pequeno demais. Mas a gravidez está muito no início e não dá pra ter certeza de nada. O bebê está formando agora o sistema nervoso, etc. Só depois será possível avaliar se houve danos.

Na consulta, o médico disse que outra paciente que também tomou essa vacina na mesma campanha havia perdido o bebê no dia anterior. Minha amiga está preocupada, apreensiva, tudo de ruim. É claro!

Não gosto do jeito como o médico está lidando com o problema. Muito vago, superficial. Sugeri a ela que procure outro médico, que seja mais direto.

A vacina contra rubéola é importantíssima. Mas deve ser tomada beeeeeeeem antes da mulher decidir engravidar.

Quando decidi que queria ficar grávida e parei de usar proteção, imediatamente cortei tudo o que poderia fazer mal para o bebê: remédios, café, álcool. Não tomei mais nada, nem anestesia, injeção contra dor, nada nada nada... Mas errei também, por que deveria ter feito alguns exames ANTES de engravidar. Um deles era o da Toxoplasmose e o outro da Rubéola. Os exames teriam me avisado que eu não sou imune a essas doenças e eu poderia ter tomado certos cuidados ANTES. Não fiz meu pré-natal corretamente e me arrependo.

Minha amiga fez pior ainda: continuou a vida de sempre. Assim como eu, ela achava que não engravidaria tão rápido. Entendo o que aconteceu com ela...por que eu tinha o mesmo sentimento.

Estou contando isso pra servir de alerta pra quem decidir quem quer engravidar não cometer os mesmos erros que minha amiga e eu cometemos. Antes de começar a tentar, façam exames, tomem vacinas, procurem o dentista, etc. Só então parem de usar proteção.
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por VIVI Dom Jul 19, 2009 10:17 am

@Clarissa: É um alerta muito interessante, se todo mundo tivesse esse tipo de orientação, esclarecimento, evitaria muito incidente.
Seu topico é muito importante, a experiência de uns gera o aprendizado de outros. Bjks
VIVI
VIVI
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 762
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Dom Jul 19, 2009 9:46 pm

@Clarissa. sem duvida nenhuma, qquer GO indica a vacina da rubeola e hepatite antes de engravidar. Mas bem lembrado para quem nao está antenada.

Coloquei o topico na pasta de Planejando a Gravidez e alterei o titulo do post, para que as pessoas futuramente possam encontrar o assunto de forma mais rápida.
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por rozinha Seg Jul 20, 2009 7:51 am

@Clarissa: tb não gostei do jeito que o médico está conduzindo a situação. Realmente não é bom tomar a vacina já grávida, mas antes de ter certeza de alguma coisa, prá que fazer terrorismo psicológico???

Muita atenção, mesmo, antes de engravidar. Aqui tem uns dois tópicos que falam sobre os cuidados antes de engravidar, vou puxá-los para cima....
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por rozinha Seg Jul 20, 2009 8:09 am

UP!!!!
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Clarissa Seg Jul 20, 2009 9:11 am

@Lilix - ah, sim, qualquer médico teria indicado a vacina...só que ela não procurou um médico ANTES...só procurou quando descobriu que estava grávida... E ela já é mãe de uma menininha de 3 anos..ou seja: não é marinheira de primeira viagem!!
Clarissa
Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 354
Idade : 49
Data de inscrição : 13/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Juju Seg Ago 03, 2009 2:18 pm

Oi gente a uns 4 anos eu fui tomar a vacina contra Hepatite, tomei a 1ª e a 2ª dose e esqueci de tomar a terceira. Esses dias fui no médico e me fizeram tomar a terceira dose.... mas será que vai surtir efeito? Quer dizer, um intervalo de 4 anos entre as doses não adianta né.? O que vcs acham?
Juju
Juju
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 765
Idade : 39
Localização : Interior de São Paulo
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por VIVI Seg Ago 03, 2009 4:54 pm

@Juju: vc deve fazer um exame de sangue para verificar a contagem, se está imune ou não, o médico sabe disso. Bjks
VIVI
VIVI
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 762
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Dom Jan 17, 2010 9:21 pm

up
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Anninha Seg Jan 18, 2010 5:23 am

Obrigada pelo up, Lilix!
Então, eu tomei apenas a antitetânica na primeira gravidez (3 doses) e a única reação que tive foi braço muito dolorido por alguns dias. MInha médica atual recomendou que eu tomasse apenas uma dose nessa gravidez (tomei as primeiras doses há 6 anos), mas nem sei pq, já que tem validade de 10 anos e eu não passei por nenhum evento que precisasse de reforço.
Ela pediu tb contra hepatite B, coisa que a outra não havia pedido, mas uma colega farmacêutica e bioquímica comentou que eu só precisaria tomar se não tivesse tomado nenhuma dose. Eu sinceramente não me lembro, vou verificar isso.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por pandora77 Seg Jan 18, 2010 5:59 am

Após tomar a vacina bote uma compressa de gelo no braço, isso diminui a dor.
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Seg Jan 18, 2010 9:20 pm

@anninha: eu mais uma vez reforco aqui... Vacina em caso de necessidade. Vc vai viajar para alguma area onde o contagio de Hepatite é grande (tipo aqui na India)? Pense um pouco se vale a pena mesmo tomar a vacina durante a sua gestacao. A anti-tetanica é valida por 10 anos, entao vc nao precisa repetir!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Betina Ter Jan 19, 2010 6:23 am

Tomei a primeira dose da Hepatite A e B ontem. Não quiseram me dar no posto falaram que seria só p/ pessoas até 19 anos ou com uma série de doenças que a enfermeira enumerou. Morri em R$ 150, faltam duas doses e mais a triplice viral.
Betina
Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3357
Idade : 46
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Betina Qua Fev 10, 2010 7:25 am

Tomei a triplice viral ontem e meu braço doi demais, tem um ovo nele!!!
Betina
Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3357
Idade : 46
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por lilix Sex Fev 12, 2010 11:01 am

@betina: coloque uma compressa com gelo que ajuda um pouquinho!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Betina Sex Fev 12, 2010 11:24 am

Oi Lilix, eu coloquei. Ontem e antes de ontem tive febre. Ele continua vermelho e coçando, mas o inchaço diminuiu....
Betina
Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3357
Idade : 46
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por rozinha Sex Fev 12, 2010 12:23 pm

Eu tomei a vacina contra a febre amarela, agora, no finzinho das férias. Agora estou com a vacinação em dia, e só precisarei do reforço anti-tetânico, se engravidar.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Betina Sex Fev 12, 2010 12:43 pm

Então Rozinha eu errei o nome, tomei a triplice batceriana, a que tem a vacina do tétano, vá com o espírito preparado!!rs
A de Febre amarela não tomei, é preciso?
Faltam 2 doses da hepatite, tenho q tomar dia 18/02, mas agora só tomo se estiver menstruada...rs
Betina
Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3357
Idade : 46
Data de inscrição : 23/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinação antes de engravidar. Empty Re: Vacinação antes de engravidar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos