NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mamadeiras de plástico que fazem mal

+3
Claudinha
rozinha
Juju
7 participantes

Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Juju Seg maio 17, 2010 7:26 am

Certas mamadeiras de plástico podem fazer mal à saúde do bebê
Pesquisas recentes revelam que um tipo de plástico muito usado em mamadeiras pode provocar doenças. Fantástico separou dicas.



Atenção, mães e pais! Se vocês têm filhos que usam mamadeiras, fiquem de olho nesta reportagem: pesquisas recentes revelam que um tipo de plástico muito usado em mamadeiras pode provocar doenças. Quem explica é a repórter Flávia Cintra, que estreia neste domingo (16), no Fantástico.

Quem é mãe sabe: diante de tantas opções, como escolhe a mamadeira do seu filho? “Pela cor, porque é menininho. Eu sempre compro azul”, diz uma jovem. "Eu procuro alguma semelhante com o bico do seio", comenta outra. "Eu gosto de uma que abre em baixo, porque aí eu lavo, coloco para esterilizar", diz mais uma.

Mamadeira de plástico ou de vidro? "Eu compro de plástico", cita outra mãe. "Prefiro mamadeira de vidro", comenta mais uma.

A mamadeira de plástico é motivo de preocupação em vários países. Pesquisas mostram que, em determinadas condições, o plástico pode liberar uma substância prejudicial às crianças. A substância é o bisfenol A, também conhecida como BPA.

No começo do ano, o departamento americano que controla remédios e comidas passou a orientar as famílias a tomarem cuidado com o plástico na preparação da alimentação infantil. Essa notícia pegou muitas mães de surpresa, gerando muitas dúvidas e preocupações. Por isso, o Fantástico reuniu três mães – a Andréia, a Rosana e a Mônica – com o doutor Anthony Wong.

Quanto mais nova for a mamadeira, maior a quantidade de bisfenol ela desprende? "Sim. Quanto mais nova a mamadeira. Se essa mamadeira for de plástico e conter bisfenol A, certamente quanto mais nova a mamadeira maior quantidade dessa substância”, explica Wong.

Assim como nas mamadeiras, as chupetas fabricadas com BPA ou bisfenol também podem fazer mal à saúde. “Existem sete classificações internacionais para o plástico. O 1 a 6 não têm BPA. O maior risco é grupo 7”, diz Wong.

Dicas para as mães
Preste atenção: o número 7, que indica presença de bisfenol , normalmente aparece dentro de um triângulo, na parte de baixo de produto. Anote outras dicas importantes: pratos e potes plásticos também podem conter bisfenol A. Por isso, aqueça os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmica. Não ferva nem lave a mamadeira com água quente. Basta detergente e água fria.

As indústrias estão proibidas de fabricar mamadeiras com esse tipo de substância no Canadá, Costa Rica e Dinamarca. Na França, o Senado aprovou a proibição em caráter provisório. Nos Estados Unidos, o bisfenol A foi proibido nos estados do Illinois e em Minnesota. Outros estados americanos debatem o assunto.

"Existe sim relação entre o BPA e câncer", afirma Sarah Vogel, doutora em química pela Universidade de Columbia. "Quanto mais jovem, maior o grau de exposição", completa.
As pesquisas sobre os efeitos do bisfenol em seres humanos ainda não são conclusivas e dependem de novos estudos, mas os dois médicos ouvidos pelo Fantástico afirmaram que não há motivo para pânico.

"Eu acredito que não é um motivo de alarme para as pessoas, mas simplesmente uma forma de você ficar atento. Você esquenta num lugar passa para o outro e acabou”, afirma Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP).

“A prática de aquecer o leite em outro frasco, que não seja de plástico, passar para a mamadeira e dar imediatamente para a criança ameniza o problema?”, pergunta uma mãe.

“Sem dúvida. Você deixa esfriar um pouquinho e depois transferir para a mamadeira numa temperatura ambiente, o risco de eluição, a saída do BPA do plástico para o leite ou para o líquido lá dentro, é praticamente zero”, explica Wong.

Uma última dica dos médicos: amamentar no peito é sempre melhor do que qualquer tipo de mamadeira.

"Se possível, até 1 ano de idade. Exatamente porque o leite materno sai diretamente, realmente está isento não só de bisfenol, como de um monte de outros contaminantes. Além de fornecer à criança anticorpos que protegem contra doenças tão graves da infância”, conclui o médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que, no Brasil, o limite é de 0,6 miligrama de bisfenol para cada quilo de plástico. Em nota enviada ao Fantástico, a Anvisa diz que acompanha a discussão internacional sobre o bisfenol, e que considera seguro para o ser humano o limite vigente no país para essa substância.


Gente assisti ontem no Fantástico, achei que as mamães que não viram deveriam saber disso!
Juju
Juju
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 765
Idade : 39
Localização : Interior de São Paulo
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por rozinha Seg maio 17, 2010 7:56 am

Muito boa a matéria, Juju, nunca havia pensado nisso.

Meu filho não pegou mamadeira de jeito nenhum.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Claudinha Seg maio 17, 2010 10:08 am

ééé..eu tb vi ontem no Fantástico...mas tb já tinha lido sobre bisfenol a na Crescer! Muita gente nunca tinha ouvido falar nisso, né??
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Dana Seg maio 17, 2010 10:57 am

Shocked Eu sabia que coisas de plastico eram ruins, mas imaginava que com mamadeiras a composicao quimica seria melhor e mais segura!
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por neni Seg maio 17, 2010 3:13 pm

eu tbm vi a reportagem nem imaginava que isto podia aconteçer
vamos ficar atentas agora bjs mil.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Carol Seg maio 17, 2010 4:34 pm

Pior que as mamadeiras que comprei tem um triangulo com um 7 enorme rsrs... ou seja as que mais tem aff... tomara que meu filhote não prescise.
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Convidad Sáb Out 29, 2011 9:15 pm

Olá Juju!!! você não sabe o quanto me conforta ouvir isso,hoje levei ela no médico por encargo de consciência,a médica pediu exame de sangue,urina e raio x de toráx com a graça de Deus não deu nada os exames dela deram todos normais,fiquei mais tranquila só espero que ela não tenha mais febre su último pico de febre foi as 16:00,foi medicada no hospital mesmo e até agora está tudo bem a febre não voltou mais.A médica falou que pode ser um quadro viral mas se a febre persistir até mais 3 dias terei que retornar novamente,mais tenho fé que não vai mais voltar, pois mal estou conseguindo pensar de tanta preocupação...fico com medo de ficar em casa medicando e acabar sendo algo mais grave.
Mais valeu muito pelas dicas, você não sabe o quanto me sinto aliviada de ter esse cantinho para desabafar.BJOKAS!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por mamy_kelly Qui Mar 08, 2012 8:27 am

as mamadeiras mais seguras são as de silicone. Assim evitam-se problemas com alergias ao latex e outras coisas

mamy_kelly
Ainda iniciante

Número de Mensagens : 10
Idade : 43
Data de inscrição : 10/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mamadeiras de plástico que fazem mal Empty Re: Mamadeiras de plástico que fazem mal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos