NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sofrimento Fetal

4 participantes

Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 11:53 am

Mecônio nada mais é senão o cocô fetal. Há dois motivos para que ele seja eliminado ainda durante a gravidez, ou seja, para que o feto faça cocô dentro do útero: MATURIDADE FETAL, porque o intestino está funcionando a
contento, o que é um bom sinal, e SOFRIMENTO FETAL, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse).

Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, sua presença não traz maiores (aliás, nem menores) problemas. Esse feto maduríssimo e pronto para evacuar a cada instante também faz xixi dentro da barriga. O xixi fetal é a principal fonte de produção do líquido amniótico, e quanto mais líquido mais fácil fica de o mecônio se diluir. Um bom volume de líquido amniótico indica que os rins fetais estão funcionando a contento, bem perfundidos (ou seja, o sangue chega lá e irriga bem os rins). Esse mecônio diluído dá o aspecto que chamamos de "tinto de mecônio" ou "mecônio fluido". Aí, também, sem repercussões desfavoráveis. Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido CLARO,

Se o líquido amniótico está diminuído, não há como diluir o mecônio, aí temos o MECÔNIO ESPESSO, podendo mesmo assumir o aspecto característico de papa de ervilhas". A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais.

O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso. Entretanto, o quadro só ocorre em bebês em sofrimento, que fazem movimentos de 'gasping' dentro do útero e, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para 'clarear' o mecônio. Bebês hígidos, saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio.

Concluímos, portanto, que o fundamental é distinguir se o bebê se encontra ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão "não-tranquilizador", está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração.

Alguns estudos apontam para um possível efeito benéfico da amnioinfusão (instilação de soro na cavidade amniótica por via cervical), no sentido de prevenir as desacelerações freqüentes nos casos de oligo-hidrâmnio, porém ainda não há evidências suficientes para apoiar sua indicação rotineira. De acordo com a revisão sistemática da Cochrane, o procedimento pode levar a redução das taxas de cesariana por 'sofrimento fetal'."

por: Dra. Melânia Amorim

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 12:04 pm

Relato de parto de Roberta Marcinkowski - Nascimento da Júlia
Um lindo parto natural hospitalar depois de 30 horas de bolsa rota, mecônio e muita ansiedade


A minha bolsa rompeu à 1:30 da manhã do dia 13. Eu liguei para a Ana Cris (doula). Meu marido Luca ainda não tinha chegado dos EUA, ia chegar por volta das 8 da manhã. Comecei a ter contrações de 5 em 5 minutos e monitorei por mais ou menos 1 hora antes de ligar novamente para a Ana. Ela veio para a minha casa e ficou me fazendo companhia. O Luca chegou de viagem e por volta de 10 da manhã o doutor Jorge passou para dar uma olhada no meu estado. Eu estava com apenas 1 cm de dilatação. Havia mecônio no líquido amniótico e ele recomendou que eu tomasse bastante líquido. Ele e a Ana foram embora por volta do meio-dia, as contrações ficaram um pouco mais espaçadas. Aproveitamos para descansar.

À noite, eu comecei a tomar o antibiótico, já fazia 18 horas do rompimento da bolsa. As contrações estavam de 10 em 10 minutos ou até mais. Consegui dormir relativamente bem.

Na manhã seguinte, o doutor Jorge me mandou ir ao Santa Catarina fazer um ultra-som, cardiotocografia e uns exames de sangue. Cheguei lá por volta de 8 da manhã e soube que o parto da Denise Niy (participante da lista materna) também estava em curso. Isso significava que a dra. Mema, a dra Andrea e a Ana Cris estavam lá também. Fiz os exames e ficamos esperando os resultados que ficaram prontos perto de meio-dia. As contrações estavam de 7 em 7 minutos nesse momento. A enfermeira passou os resultados para o doutor Jorge por telefone e ele pediu para a dra. Mema fazer um exame especular. Ela me disse para almoçar primeiro. Fomos andando até o Shopping Paulista e eu percebi que as contrações começaram a ficar mais frequentes, de 3 em 3 minutos.

Quando eu voltei, ela me examinou e eu já estava com 4,5 de dilatação. Fui internada por volta de 1:30 da tarde e as contrações foram ficando mais fortes.

Fiquei sozinha na LDR por um bom tempo enquanto o Luca tratava dos papéis da internação. Eu andava durante as contrações, o que aliviava bem. A Ana Cris trouxe a bola para eu usar e vinha de vez em quando ver como eu estava. Eu fiquei no chuveiro um tempo também.Quando o parto da Denise acabou, elas vieram para o meu e eu já estava com muita dor. A dilatação estava de 6 para 7 e eu pedi que elas me dessem anestesia. A dor era muito intensa e eu sentia muita náusea também. A dra. Mema me deu então uma injeção de buscopan com plasil até que o doutor Jorge chegasse. Eu estava muito certa de querer a anestesia. O Luca esteve ao meu lado o tempo todo, tentando me apoiar e fazer qualquer coisa que me ajudasse. Ele sugeria que eu fosse para o chuveiro, mas eu não conseguia nem responder ao que ele falava.

O doutor Jorge chegou e a primeira coisa que eu disse foi "eu quero anestesia". Ele me disse para ter um pouco de calma para que ele soubesse primeiro o que estava acontecendo e a medicação pudesse ter algum efeito. Eu já estava vendo estrelas de tanta dor e numa contração mais forte, vomitei, urinei e evacuei ao mesmo tempo. Ele decidiu fazer um toque e a dilatação estava em 9cm! Eu achei que ele e a Ana Cris estavam me enganando, mas o fato é que com aquela sujeirada toda eu decidi ir para o chuveiro. Fiquei lá por mais de 1 hora e realmente ficou óbvio que o expulsivo tinha chegado. Debaixo d'água, as contrações ficaram muito mais suportáveis, mas eu gritava bastante em cada uma delas. A Ana Cris e a dra. Mema se revezavam no banheiro. Eu fiquei mais ou menos uma meia-hora na banqueta de parto e a Júlia estava descendo relativamente rápido.Fui para a cama e com instruções muito específicas de como fazer força durante as contrações, em meia-hora a Júlia nasceu, toda envolta em mecônio. Depois de uma limpadinha básica da Ana Paula, ela veio para o meu colo, já com os olhos abertos e ficou me olhando intensamente durante muito tempo. Deu uma mamadinha e ficou lá até a Ana levá-la para ser pesada. A placenta saiu em menos de 10 minutos também e eu já estava me sentindo muito bem e renovada, conversando com todos e extremamente impressionada com o fato de que tinha conseguido. Nem me incomodei com os pontinhos que tive que levar por causa da laceração.

A Júlia é linda e muito tranquila.

Agradeço muito:

• À dra. Mema, que induziu o parto naturalmente me mandando almoçar e subir escadas no shopping e fez uma sauna enorme comigo no banheiro durante o expulsivo.

• À dra. Andrea, que segurou a minha perna direita durante a fase final do nascimento e me deu um beijo muito carinhoso de despedida.

• À Ana Cris, que confiou em mim mais do que eu mesma e me deu todo o apoio desde o início.

• À Ana Paula (neonatologista), que permitiu que a Júlia ficasse comigo o tempo todo e que ajudou a escapar das terríveis rotinas que ela teria enfrentado com a equipe de pediatria do Hospital.

• Ao doutor Jorge, "gerente" da mulherada, que segurou a barra de esperar pelo meu trabalho de parto, depois de mais de 30 horas de bolsa rota, com mecônio e a minha hipertensão crônica e que deu as instruções certas na hora certa para eu conseguir fazer a Júlia nascer.

• Finalmente, ao Luca, que me surpreendeu participando de tudo, tentando me ajudar, que conseguiu ver a filha nascer e cortou o cordão umbilical e que está babando nela até agora.

Roberta Marcinkowski
São Paulo - SP

http://www.partodoprincipio.com.br
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Jojoba Qui Out 07, 2010 12:09 pm

Boadrasta e isso afeta a mãe?
tipo, se o bb evacuar, o sofrimento poderá ser somente a ele, ou a mãe corre algum risco?

Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 12:18 pm

Jojoba escreveu:Boadrasta e isso afeta a mãe?
tipo, se o bb evacuar, o sofrimento poderá ser somente a ele, ou a mãe corre algum risco?


Não afeta a mãe, não...Só o baby mesmo, mas aí tem a questão se ele evacuou porque os intestinos estão maduros, (o que é um ótimo sinal) ou se é sofrimento fetal mesmo...aí só com a cardiotografia para decidir é necessária uma cesarea

O problema mora em que, um aparelho de cardiotografia é carissimo, logo disponivel em pouquissimos hospitais, então se a mamãe está na rede pública, é quase certo fazer a cesariana...Nos hospitais particulares, já entra o bom senso do médico, que geralmente indica logo de cara, a cesariana, sem ao menos dar a mãe, a opção de escutar o coraçãozinho do bebê...
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Jojoba Qui Out 07, 2010 12:38 pm

Aconteceiu algo com minha prima Thaise de 21 anos, ela foi parir o 2 filho dela e descobriu que o bb fez coco antes de nascer, então ela foi levada a um centro cirurgico, a familia diz que passou do tempo do bb nascer.
Ela veio a falecer, antes do óbito, ela passou por 3 cirurgias, a primeira foi a cesarea, a segunda foi uma úlcera estomacal que estourou e por fim, os orgãos pararam de funcionar e ela passou por mais uma cirurgia.
Os familiares dizem que ela morreu pq o parto passou da hora e devido a isso bb fez coco.
Não cheguei a conversar com ela, pois qdo soube ela já havia ido a óbito, foi triste, fiquei chocada, e o bb dela foi para UTI, depois de uns dias ele teve alta.

Ele se chama Kauã e está com 6 anos, irmão do Adonai que está com 12 anos, minha prima hj teria 27 anos.

Boadrasta, sabemos que as pessoas aumentam muito as coisas, sei que aconteceu do bb evacuar só não sei se esse foi o motivo do óbito, por isso perguntei, mas a familia toma isso como causa.
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Anninha Qui Out 07, 2010 4:33 pm

Eu estava assistindo um programa sobre gravidez e o bebê de uma moça teve infecção pulmonar por conta do mecônio que havia sido liberado.
Que triste essa história, Jojoba :-(
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 4:58 pm

Anninha escreveu:Eu estava assistindo um programa sobre gravidez e o bebê de uma moça teve infecção pulmonar por conta do mecônio que havia sido liberado.
Que triste essa história, Jojoba :-(

Por isso que o bom atendimento médico nessa hora é tudo! Um bom neonatologista sabe como aspirar corretamente, sem deixar sequelas ao bebê...Pena que não se pode contar com bons profissionais em qq hospital...

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 5:15 pm

Jojoba escreveu:Aconteceiu algo com minha prima Thaise de 21 anos, ela foi parir o 2 filho dela e descobriu que o bb fez coco antes de nascer, então ela foi levada a um centro cirurgico, a familia diz que passou do tempo do bb nascer.
Ela veio a falecer, antes do óbito, ela passou por 3 cirurgias, a primeira foi a cesarea, a segunda foi uma úlcera estomacal que estourou e por fim, os orgãos pararam de funcionar e ela passou por mais uma cirurgia.
Os familiares dizem que ela morreu pq o parto passou da hora e devido a isso bb fez coco.
Não cheguei a conversar com ela, pois qdo soube ela já havia ido a óbito, foi triste, fiquei chocada, e o bb dela foi para UTI, depois de uns dias ele teve alta.

Ele se chama Kauã e está com 6 anos, irmão do Adonai que está com 12 anos, minha prima hj teria 27 anos.

Boadrasta, sabemos que as pessoas aumentam muito as coisas, sei que aconteceu do bb evacuar só não sei se esse foi o motivo do óbito, por isso perguntei, mas a familia toma isso como causa.

Ah, agora que entendí...Disseram que a causa da morte materna foi o sofrimento fetal? Jesus...

Bem, lá vem eu com mais explicações, acho que a ulcera estourada causou a peritonite (isso eu sei porque meu filhote teve apendicite, e os médicos ficaram falando todos os procedimentos para eu me acalmar, pq eu só chorava...)

Se o apendice estoura, o pus contido nele é espalhado pelo corpo, então os orgãos tem que ser retirados um a um, para serem lavados, e depois voltam limpinhos para o corpo...
Tudo isso para evitar a peritonite... Acho que deve ser isso, mas pera que to pesquisando aqui....
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 5:17 pm

Há, achei!

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES DAS ÚLCERAS?

Hemorragia: O sangramento de uma úlcera pode ocorrer tanto no estômago como no duodeno sendo algumas vezes o primeiro sinal de suas existência. O sangramento pode ser lento causando uma anemia crônica e fadiga constante. Ou rápida podendo levar o paciente a Ter vômitos enegrecidos como "borra de café" ou evacuações enegrecidas e fétidas. ( o sangue sofre digestão e sua aparência torna-se enegrecida)

Perfuração: Quando as úlceras não são tratadas , o suco digestivo e ácido gástrico pode literalmente corroer a parede do estômago ou duodeno levando a uma perfuração. Derramamento abrupto de suco digestivo com ácido e alimento pode levar a uma dor intensa, aguda com necessidade de cirurgia de emergência pela presença de uma peritonite.(tá vendo?)

Obstrução: A presença da inflamação crônica de uma úlcera pode causar um inchaço local e cicatrização levando a diminuição do espaço por onde o alimento passa. Este fenômeno leva o paciente a ter vômitos tardios ( vomita conteúdo do almoço do dia anterior) e emagrecimento.

Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 5:20 pm

Segundo a Dra Suzete, e os outros cirurgiões (eram 06) que acompanharam meu filhote (e olha que o hospital era público!) a peritonite mata em questão de horas...
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Out 07, 2010 5:34 pm

Vou logo contar a história toda, né?

Meu filho Raphael tinha 06 anos, na sexta 18/03/2005, e começou a sentir fortes dores no estomago e febre alta, nós ainda não tinhamos plano de saude, levei no ps infantil de madrugada, o médico mau olhou a criança e disse q era verme e que eu devia tratá-lo no posto de saúde...

No sábado, ele só piorou levei em outro ps, o médico disse que era infeccção urinária, passamos o sábado e domingo assim...Ele vomitava, chorava, com dores, e febre alta, na segunda, fui na médica particular (que é a pediatra deles até hoje) ela é diretora de um hospital infantil, e na hora desconfiou de apendicite, pediu exame de sangue, e ultrassom para confirmar, fizemos o exame na terça cedinho, e a ultrassom foi feita a noitinha por causa que essa ultrassom tem que ser feita em jejum,...Nessa mesma noitinha ela disse que ele seria operado, os leucócitos estavam em quase 20.000ui, e ela disse que tinha sido um milagre que ele ainda estivesse vivo!
Na quarta cedo, ela tirou todas as crianças da fila de cirurgia e mandou operarem ele com urgência, pois o apendice podia estourar a qualquer momento...Eu chorava demais! Toda equipe se comoveu, e veio me tranquilizar, o anestesista disse que eu poderia ficar calma que ele devolveria meu filho vivo e com saúde, a dra Suzete, muito amiga da Dra Luzimeire, me explicou como seria a cirurgia, eles iriam usar uma anestesia inalatória, então eles fariam uma incisão de 07cm, colocariam uma sonda, e quando achassem o apendice, ele seria retirado, mandado para biopsia, e fechariam a incisão, ele seria reanimado, e dariam um sedativo para ele continuar dormindo.

Foi uma hora de agonia...Mas ele ficou bem, e continuamos com a Dra Luzimeire até hoje. Confiamos cegamente nela, é uma médica muito humana, e ama o que faz. Sai para o trabalho as 06 da manhã, sai as 18:00, vai para o consultório particular, aonde atende várias mulheres que não tem condições de pagar, até as 23:00...


assou quinta, sexta
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Jojoba Sex Out 08, 2010 9:54 am

Ufa Boadrasta, não queira ninguem que seu filho passe por algo semelhante..............eu me sentiria impotente.

então, meu irmão aconteceu o mesmo que seu filho, mas ele estava com 19 anos, por pouco não estoura, mas, o colega de quarto dele não teve a mesma sorte, a dele estourou, foi uma dó, o menino, de 18 anos, só vomitava, tinha duas cirurgias em menos de uma semana, sei a agonia que vc sentiu.......
minha prima paralisou todos os orgãos e sabe o que é mais triste nisso tudo?
a mãe dela(minha tia) e a nossa avó, disseram que ela chorava com medo de morrer, pedia para os médicos não a deixarem morrer pq ela queria criar os filhos..........foi uma pena...
e depois de uns 4 meses a irmã caçula dela casou com o marido dela(viuvo) e juntos estão criando as crianças....
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por rozinha Sex Out 08, 2010 10:52 am

@Jojoba, que história triste....

@Boadrasta, nossa, que susto horrível vc passou com o Raphael, hein?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Djane Senna Qui Jan 06, 2011 9:33 pm

up
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sofrimento Fetal Empty Re: Sofrimento Fetal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos