NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

+2
rozinha
lilix
6 participantes

Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por lilix Ter Set 16, 2008 1:38 am

Ola meninas,

como havia postado em 'Sua Apresentacao', topico da Fiola, eu já havia abordado o tema Vacinas no forum do 'Viver na Alemanha' que foi muito esclarecedor!

Como eu tive que tomar uma bateria de vacinas por causa da minha viagem para a India, veio à tona dúvidas como: quando tomar as vacinas, antes ou depois da gravidez e quais os riscos .... A Fiola me deu uma aula e aproveito para compartilhar com vcs !!!

Abaixo copio o tópico:

Lilix postou:
(...)
Sei que a mulher antes de engravidar deva tomar vacinas (obrigatorias) de rubeola e hepatite A e B ... Alem disso, eu indo para a India, terei que tomar outras tantas como Tetano, Polio, difiteria, raiva etc ...

Estou numa encruzilhada.. se tiver que fazer essa bateria de vacinacao, tenho que me programar cerca de 6 meses antes (no caso se eu quiser engravidar)para te ter tudo bonitinho antes da viagem .. Meu filho(a) qdo nascer, tera uma imunidade de duracao de 3 meses, depois ele(a) tera que se imunizar tambem....(tanto faz ele nascendo aqui na Alemanha ou na India)

Minha pergunta:
1) caso eu engravide, posso tomar as vacinas acima? Quais seriam os riscos para o bebe? (...)

Fiola postou:

(...) Vc pode tomar essas vacinas que vc citou estando grávida. (...) Bem, só abrindo um parênteses para a vacina contra hepatite – existe vacina contra esse vírus, liberada durante a gravidez, mas o problema é que näo há experiência suficiente para saber se ela age de maneira embriotóxica ou teratogênica. Já a contra Rubéola é até indicada durante a gravidez, caso a gestante näo apresente anticorpos suficientes no sangue (no caso de vc já ter contraído a doença na infância).
Bem, mas sinceramente Lilix, se eu fosse vc, eu näo tomaria nenhuma estando grávida…
Vc deve saber que tudo, ou quase tudo, atravessa a placenta (e antes dela, o corpo amarelo). Sem entrar em detalhes sobre a vacina em si, Tot –und Lebendimpfstoffe (essa última inclusive apta de mutaçäo retrógrada, Rückmutierung des Impfvirus!), que já é um tema bastante bombástico e controverso, há ainda o problema das substâncias acompanhantes, as Hilfsstoffe! Formaldehyd, Thiomersal , Phenoxyethanol, Antibiotika e, o pior de tudo, Aluminium, que é um metal que se aloja , entre outras, nas células dos nervos. Hj ele é discutido como gde causador de problemas neurológicos em crianças, como ADHS, depressäo, falta de concentraçäo etc.
Vacine-se só contra o necessário e planeje uma gravidez para depois, bem depois(...)

(...)O Paul-Ehrlich-Institut (Bundesamt für Sera und Impfstoffe) armazena desde 2007 dados de efeitos colaterais da vacina (houve muita pressäo até eles começarem finalmente a liberar esses dados e apontarem-os supostamente como efeito colateral de vacina!). O acesso é público no site do Institut, http://www.pei.de , tem que clicar em Ärzte und Apotheker e depois em Pharmakovigilanz. Meio complicado de achar, mas vale a pena conferir.
Eu acho esse tema extremamente interessante e importante. Pena que é pouco debatido, a maioria das pessoas nem sabe que vacina tb tem efeito colateral, muitas vezes bem mais grave que o esperado!(...)

Lilix postou:

(...) tbm concordo com vc, a gente no Brasil sempre se acostumou a tomar vacina para tudo ... Nao me lembro em nenhum momento, de meus pais terem receio ou nao de que eu tomasse as vacinas...

Aqui na Alemanha, o assunto é tratado mais a fundo.
Mas numa situacao com a minha, querendo ou nao ter filho, tenho que me vacinar...
Se eu pudesse escolher sem medo, diria que nao, mas como fazer se para onde vou, o negocio é 'feio' mesmo?(...)

Fiola postou:

(...)realmente no Brasil as pessoas tomam vacina pra tudo, sem pensar, entrou no mercado, tomou! tststs...
Aqui ‘a coisa' é um pouco mais sensata, as pessoas ponderam mais se realmente é preciso ou näo. Acredito que é por haver mais informaçäo a respeito do que no Brasil.
Eu tentei entrar de novo no link do PEI e dessa vez tb näo consegui. Pena, lá há alguns casos registrados, principalmente depois da vacina contra FSME. Bem, lá no PEI existe tb um Meldeformular pra complicaçöes da vacina, mesmo sendo apenas uma suspeita o registro deve ser feito: http://www.pei.de/cln_115/nn_158138/Sha ... ebogen.pdf
Aqui na Alemanha o médico é obrigado a registrar o caso no Gesundheitsamt e na Arzneimittelkommission der Deutschen Ärzteschaft.
Nos USA existe um link bastante interessante onde os casos de complicaçöes da vacina podem ser registrados, http://www.vaers.org , VAERS = Vaccine Adverse Event Reporting System.
Eu quero esclarecer uma coisa aqui, eu näo sou contra vacina alguma, apenas eu acho que há muita desinformaçäo a respeito dos prós e contras. Tb acho que as pessoas se vacinam demais, às vezes, nem sendo realmente necessário, assim como cedo demais… Bebês com poucos dias de vida já säo sujeitos a uma batelada de vacina, mesmo qdo amamentados pela mäe ( com exceçäo à coqueluche, o leite materno contém anticorpo pra praticamente tudo!). Nem o sistema neurológico, nem o imunológico do bebê estäo ainda preparados para isso, ainda näo se desenvolveram totalmente – as conseqüências podem sair caras. O problema é que como muitos dos efeitos colaterais mais graves ( e por vezes irreversíveis) näo säo vistos logo nos dias, semanas seguintes à vacina, eles näo säo associados à ela. A lista näo é pouca!
Sei tb que vai da experiência de cada um. Já conheci uma enfermeira que viu criança morrer de coqueluche e näo teve dúvidas ao vacinar sua filhinha logo nos primeiros meses de vida.
Nun, cada um tem que decidir por si se quer ou näo e isso eu acho ótimo aqui na Alemanha, essa liberdade que se tem, nada é obrigatório.
Qto à Índia, sim eu sei que lá o negócio é feio, todo mundo que conheci que viajou pra lá, adoeceu.
Por isso garota, te cuida & tenha uma saudável estadia por lá!(...)

beijoks, Wink
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por rozinha Ter Set 16, 2008 7:58 am

Interessante esta questão de vacinas. Eu tb tenho receio de me vacinar estando grávida, a gente ouve falar que vários medicamentos fazem mal ao bebê, que dirá uma vacina!

Mas, vejam o que aconteceu comigo: eu me vacinei contra febre amarela em agosto de 1999 e a vacina dura 10 anos, ou seja, em 2009 eu teria que me vacinar de novo. Só que em 2009 eu pretendo estar gravidíssima, então fui a um posto de saúde e pedi para antecipar a vacina. O atendente não aceitou, disse que só em agosto de 2009; eu expliquei que pretendo engravidar ano que vem, mas ele disse que não tem problema. Bom, não fui vacinada, mas confesso que fiquei com medo.

Onde moro é região endêmica de febre amarela, eu preciso me vacinar mesmo. Mas, será que meu bebê não corre risco se eu me vacinar grávida ou amamentando?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por Fiola Ter Set 16, 2008 1:33 pm

Fiola postou:

"Sorry, gostaria de corrigir uma falta minha, a vacina contra rubéola NÄO é permitida durante a gravidez!!! Óbvio!
Tem que ser feita meses antes. o que se faz é um teste para verificar anti-corpos no sangue, caso negativo, todo cuidado é pouco!
Troquei as bolas, sorry"

@lilix,
detalhe importante!!!
______________________

@rozinha,

minha nossa! que atendente, hein?!
Olha, a vacina contra febre amarela protege por um mínimo de 10 anos, isso näo quer dizer que logo no 11.ano vc näo terá mais a proteçäo, muito pelo contrário.
Vacinar na gravidez? Puh... eu näo arriscaria, até onde eu sei é contra-indicado, tanto que bebês até os 6 meses de idade näo podem ser vacinados! Se näo me engano no Brasil os pediatras liberam a vacina para bebês a partir dos 4 meses, já aqui na Alemanha, só depois dos 6.
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por rozinha Ter Set 16, 2008 1:54 pm

@ Fiola: eu vi e achei bem estranho recomendar vacina de rubéola para gestantes, mas não quis questionar...

O meu bebê foi vacinado contra a febre amarela com 9 meses, eu me recordo bem... Tb acho estranho tomar vacina grávida, mas vou perguntar para a minha ginecologista sobre o que ela acha. Como não estou pensando em engravidar este ano, ainda tenho tempo...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por Fiola Qua Set 17, 2008 6:14 am

@rozinha,

pois é... a maioria das pessoas leva o tema vacina muito levianamente...
Só pra vc ter uma idéia da gravidade do assunto - sabe quais os grupos de pessoas que menos tomam vacinas? Médicos e farmacêuticos!
Disse tudo com isso? Suspect
Fiola
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por lilix Qua Set 17, 2008 6:26 am

Tudo Fiola.. E é por isso que tive que mudar minha forma de pensar qdo me mudei para a Alemanha.
No Brasil era td tao mais facil.. Comprar remedio entao, uma maravilha, era so ir na Farmacia dizer o problema e lá tava o antibiotico bonitao a sua disposicao.

Aqui, na Alemanha, meninas, nao tem mamata nao.. Sem receita nada feito.

E foi aqui, nessa Terrinha, que aprendi a deixar meu corpo se curar (do mais leve resfriado ate alergia).

Eu antes de tomar a batelada de vacinas, perguntei, perguntei e re-perguntei, pois aí sim tinha receio de que algo pudesse acontecer comigo, ao meu corpo.. Sequelas etc...
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por Meca Qui Set 18, 2008 8:48 am

Existe uma lista das vacinas???

Alguém tem ???

- Rubéola eu estou OK... (mesmo porque teve a campanha)

Qual mais???

Hepatite???

Alguém pode me passar??? Obrigada,

Bjos

Meca
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 55
Idade : 42
Data de inscrição : 16/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por rozinha Qui Set 18, 2008 10:20 am

@Meca:

Dá uma olhada aqui http://noticias.bol.uol.com.br/infograficos/2008/08/27/ult5633u177.jhtm

abraços
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por rozinha Ter Out 07, 2008 6:27 am

Todas vcs tomaram a vacina da rubéola? A campanha aqui foi prorrogada por causa da baixa adesão...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por lilix Ter Out 07, 2008 8:27 am

@rozinha: eu nao tomaria, pois tenho suficiente anticorpos ... Mas e o resto das meninas, como foi?
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por lilix Dom Jan 17, 2010 9:23 pm

up
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por Anninha Seg Jan 18, 2010 5:44 am

Ai meninas, vcs me deixaram com medo...como eu já comentei algumas vezes, tomei as 3 doses de antitetânica na primeira gravidez e foi tudo bem. Eu via várias grávidas no posto tomando tb, não sabia que poderia ser um problema. Quanto aos riscos, será que minha médica não sabe disso? E olha que nas minhas duas gestações, foram duas médicas diferentes que recomendaram. Complicado, viu...se eu não confio nela nesse sentido, vou confiar em que? scratch
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por pandora77 Seg Jan 18, 2010 5:56 am

Antitetanica nao tem problema, eu perguntei a minha GO, pq tomei a 1 dose quando estava gravida e num sabia.

Mas, minha medica s´´o pediu rubeola ( que tenho anticorpos ) e hepatite b
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por lilix Seg Jan 18, 2010 9:18 pm

Anninha escreveu:Ai meninas, vcs me deixaram com medo...como eu já comentei algumas vezes, tomei as 3 doses de antitetânica na primeira gravidez e foi tudo bem. Eu via várias grávidas no posto tomando tb, não sabia que poderia ser um problema. Quanto aos riscos, será que minha médica não sabe disso? E olha que nas minhas duas gestações, foram duas médicas diferentes que recomendaram. Complicado, viu...se eu não confio nela nesse sentido, vou confiar em que? scratch


Anninha, vale aqui ressaltar que as vezes tomamos as vacinas sem nos informar das possiveis consequencias, pode acontecer como tbm nao pode acontecer. No Brasil a gente fecha o olho e toma, mas eu pesquisaria muito mesmo...

Na Alemanha qdo fui conversar com a minha GO sobre as vacinas que devia tomar antes de ir para a India e a vontade de engravidar, ela em nenhum momento me assegurou que nada poderia acontecer. Há poucos estudos que revelams os resultados das vacinas em grávidas, pois nao ha muitos. Vc pode pesquisar. O assunto deve ser tratado com muito cuidado sim.
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha) Empty Re: Vacinas antes e depois da gravidez (Topico copiado do Viver na Alemanha)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos