NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de Parto

+6
neni
Anninha
Lilly
Maienes
Claudinha
lilix
10 participantes

Ir para baixo

Plano de Parto Empty Plano de Parto

Mensagem por lilix Sex Mar 12, 2010 6:04 am

Fonte. http://www.despertardoparto.com.br/Home/Oque%C3%83%C2%A9PlanodeParto/tabid/375/Default.aspx

Plano de Parto


Imagine-se na seguinte situação: você, em trabalho de parto, chegando na maternidade. Enquanto seu marido fica na recepção preenchendo papéis você é levada para dentro, para ser preparada. Um pouco mais tarde te informam que ele não vai poder entrar porque a maternidade não permite. Informam também que ele está "aprontando uma confusão" lá na portaria e já chamaram a polícia.
Outra situação: imagine-se em trabalho de parto, chegando de madrugada na maternidade. A recepcionista fica espantadísima de você estar em trabalho de parto, pois as mulheres que têm o seu convênio geralmente vêm com cesárea marcada. A sala de pré-parto da maternidade é só para gestantes do SUS e você deveria ter uma carta do médico junto com uma autorização do convênio para poder ser internada diretamente no quarto. Enquanto ela tenta resolver o impasse você vai ter que esperar na recepção.

ACHOU ABSURDO? POIS SAIBA QUE ACONTECE!

Para evitar imprevistos como estes é melhor você fazer um Plano de Parto e conversar com seu médico sobre cada passo do trabalho de parto. Se você não tem convênio médico vá até a maternidade e se informe sobre todos os passos pelos quais passam as parturientes, desde a internação até a alta.
Fazer um Plano de Parto tem três funções muito importantes:

1- evitar imprevistos de difícil solução

2- levar você a conhecer e pensar sobre cada momento do seu parto, podendo fazer escolhas que se referem ao seu corpo e ao seu bebê

3- deixar suas preferências bem claras para a equipe que vai te acompanhar
O Plano de Parto é tão importante que é a primeira de uma série recomendações da OMS para melhorar, no mundo todo, o nível do atendimento dado a parturientes e recém-nascidos.

O QUE PODE CONSTAR DO PLANO DE PARTO?

Tudo, desde as primeiras contrações até os primeiros dias pós-parto. O plano de parto é uma lista sobre os acontecimentos possíveis em um parto e sobre os quais você pensou. Pode ser feito em forma de carta ao médico e a instituição como já é feito em alguns países, ou simplesmente ser uma reflexão sobre o que você aprendeu e deseja sobre seu parto. Não é uma lista de "mandamentos" para os profissionais muito menos um "alvará" para sua desobediência frente à equipe. É uma organização de idéias para facilitar o diálogo com o profissional que te acompanhará.

Em que maternidade ou Casa de Parto você quer ter o bebê? Você gostaria de ficar lá com um acompanhante? Gostaria de ter uma doula? Irá receber lavagem intestinal, raspagem dos pelos, soro com hormônio para acelerar as contrações, anestesia, ficar sem beber líquidos? O que a medicina baseada em evidência e a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem a dizer sobre estes procedimentos que vemos serem utilizados como rotina? Gostaria de amamentar logo após o parto e garantir alojamento conjunto logo a seguir ou concorda em esperar por 6 horas ou mais até poder se reencontrar com o bebê? Em caso de cesárea, gostaria de ser "apagada" após a saída do bebê? Ou gostaria de segurá-lo com a ajuda do seu acompanhante após o parto? Quais procedimentos você aceita e quais preferia evitar?

Pequenos detalhes e enormes diferenças que podem garantir um parto único, feliz e ativo, trazendo maior segurança para mãe, pai e filho. Para a equipe, pode ser um norte para melhor poder atendê-la e até mesmo repensar as práticas que vem sendo feitas rotineiramente.

COMO FAZER MEU PLANO DE PARTO

Além de saber dos procedimentos de praxe do seu obstetra ou parteira e da maternidade, busque informações em livros e sites de confiança. Listas de discussão na internet e cursos de preparação para o parto podem ajudar bastante. Se puder, converse com ex-gestantes que tiveram parto no mesmo local, ou com o mesmo profissional. Aos poucos o que você quer e não quer no seu parto vai ficando mais claro e você pode ir conversando e negociando com seu médico o que é possível e o que não é.

QUANDO DEVEMOS LEVÁ-LO PARA O MÉDICO?

Desde a primeira consulta você pode começar a fazer perguntas sobre como o médico costuma agir durante o parto de suas pacientes. Para levar tudo por escrito é melhor que seja a parir do sexto mês, e para deixar uma cópia para o médico é melhor estar bem próximo da data prevista. Isto porque suas preferências podem sofrer mudanças.

QUAL SERÁ A REAÇÃO DO MÉDICO?

Deve ser a melhor, pois a relação médico/paciente deve ser aberta e honesta. Os bons médicos já estão acostumados a ter com seus pacientes esse tipo de conversa.
Se você não se sente à vontade nem para conversar com ele ou se ele reagir mal é melhor desistir logo e procurar outro!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por lilix Sex Mar 12, 2010 6:05 am

Do mesmo Site de Internet


Modelo de Plano de Parto


O Plano de Parto é uma carta, ou uma simples lista onde você relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Mais que um documento, é uma forma de você entrar em contato com os procedimentos normalmente relacionados com o parto e nascimento, atentando para o diálogo prévio com a equipe que irá te assistir.

Veja aqui um exemplo de plano de parto de um casal que optou por um parto hospitalar*:

"Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.


Trabalho de parto:

- presença de meu marido e doula.
- sem tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e enema (lavagem intestinal).
- sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina
- liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado.
- liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar.
- liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
- monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo.
- analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário.
- sem rompimento artificial de bolsa


Parto:

- prefiro ficar de cócoras ou semi-sentada (costas apoiadas).
- prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em vez de ser guiada. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nesta hora.
- não vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo.
- episiotomia: só se for realmente necessário. Não gostaria que fosse uma intervenção de rotina.
- gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e o ar condicionado desligado na hora do nascimento. Gostaria que meu bebe nascesse em ambiente calmo e silencioso.
- gostaria de ter meu bebe colocado imediatamente no meu colo após o parto com liberdade para amamentar.
- gostaria que o pai cortasse o cordão após o mesmo ter parado de pulsar.

Após o parto:

- aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Se possível ter auxílio da amamentação.
- ter o bebê comigo o tempo todo enquanto eu estiver na sala de parto, mesmo para exames e avaliação.
- liberação para o apartamento o quanto antes com o bebê junto comigo. Quero estar ao seu lado nas primeiras horas de vida.
- alta hospitalar o quanto antes.


Cuidados com o bebê:

- administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos apenas se necessário e somente após o contato comigo nas primeiras horas de vida.
- administração de vitamina K oral (nos comprometemos em dar continuidade nas doses).
- quero fazer a amamentação sob livre demanda.
- em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê.
- alojamento conjunto o tempo todo. Pedirei para levar o bebê caso esteja muito cansada ou necessite de ajuda.
- gostaria de dar o banho no meu bebê e fazer as trocas (ou eu ou meu marido).


Caso a cesárea seja necessária:

- exijo o início do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea.
- quero a presença da doula e de marido na sala de parto.
- anestesia: peridural, sem sedação em momento algum.
- na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer.
- gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado.
- após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que
minhas mãos estejam livres para segura-lo.
- gostaria de permanecer com o bebe no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada.
- também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.

Agradeço muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranqüilo como deve ser.

Muito obrigada,

Local e data,


Assinatura dos pais


Assinatura do médico obstetra assinatura do pediatra
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Claudinha Sex Mar 12, 2010 8:20 am

Caramba!!! É muita coisa...meu Deuus...deu até um medinho, sabia??? hahahahah...tantas coisas que eu nem sabia que eu poderia escolher....Eu achava que muitos desses itens não poderiam nem ser negociados...Na minha próxima consulta tenho muitas coisas para conversar com o meu GO!!! Razz
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Maienes Sex Mar 12, 2010 9:09 am

Realmente é muita coisa, ainda bem que temos tempo para planejar tudinho Smile
Maienes
Maienes
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 255
Idade : 40
Localização : Salvador-Ba
Data de inscrição : 29/11/2009

http://www.maienes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Lilly Sex Mar 12, 2010 2:41 pm

Acho bem legal ter um plano de parto e escolher o que voce acha melhor para voce durante o parto e depois que o baby nascer. Esse modelo que a Lilix deu esta otimo, com todos os topicos a serem pensados, mas.....nao podemos nos prender ao que escrevemos, imprevistos acontecem, e o plano, muitas vezes, tem que ser mudado de ultima hora, e as vezes a gente nao tem muito poder de decisao (exemplo, vc esta tentando parto normal por horas, de repente o batimento cardiaco do bebe cai bastante e o medico decide que sera uma cesarea de emergencia e que nao ha tempo a perder discutindo a vantagem ou desvantagem da mudanca no plano.
Esse exmplo acima aconteceu com uma amiga e ela se sentiu muito mal depois do parto porque nao escolheu/nao participou da decisao, mas depois de 12 horas de trabalho de parto os batimentos cardiacos do bebe cairam tanto que nao tinha muito o que discutir...
O que estou querendo dizer e que algumas pessoas se prendem ao plano de tal forma que se sentem mal em ter que muda-lo, e muitas vezes a mudanca e uma decisao medica.
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Claudinha Sex Mar 12, 2010 8:10 pm

ééé, Lilly, isso é verdade!!! Eu quero muito ter PN, mas pode ter certeza que se tiver que mudar por causa do bebê, eu vou mudar na hora, sem pensar duas vezes...quero o melhor pra Gabriela acima de tudo!!!! E é aquele negócio, né, você tem que confiar no seu GO e ter certeza de que ele sabe o que vai ser melhor para você! Pelo menos eu penso assim....
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Anninha Dom Mar 14, 2010 4:31 pm

Quanto a essas burocracias da maternidade, a que eu vou ter meu parto tem a pré-internação. Não sei se é comum em todas, acho que até deve ser. Lá, vc sabe o que seu plano permite e já sabe de antemão as regras do hospital. Ainda vou fazer, tem que ter no mínimo 34 semanas.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por neni Dom Mar 14, 2010 4:37 pm

bom meninas eu quero PN tbm mas já conversei com meu GO se próximo ao parto ele sentir e vermos que não tem condições vamos marcas o cesário é melhor não arriscar né.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por rozinha Seg Mar 15, 2010 7:11 am

Na verdade, aqui no Brasil, é muito difícil vc conseguir ter parto normal. São poucas as que conseguem. São tantas desculpas que aparecem e, como nós somos leigas, não temos condições de aferir se é verdade ou não. Um mito que ronda muito é o do cordão umbilical no pescoço. ISSO NÃO É IMPEDIMENTO PARA PARTO NORMAL! eu fiz um curso de preparação para o parto e assisti mais de 30 partos normais, isso lá pelos anos 89, 90. Tinha bebê que nascia com 2 circulares (duas voltas no pescoço) e sem problemas, assim que a cabecinha saía, o médico desenrolava. Mas, hj em dia, eu escuto tanto as parturientes falarem: Nem se eu quisesse não poderia ter normal, porque o cordão está enrolado no pescoço... Bom, cada um é cada um, então, não digo nada.

Sobre o plano de parto, o que eu aconselho é ir na maternidade antes do bebê nascer, conversar com alguma enfermeira e saber dos procedimentos que a maternidade exerce. Pq não adianta vc escrever quero isso e aquilo, se a maternidade não adota esses procedimentos. Vai ficar brigando com as enfermeiras toda a hora.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Lilly Seg Mar 15, 2010 8:00 pm

Rosinha, postei um texto sobre o cordao enrolado no pescoco...que coisa ne?
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por lilix Seg Mar 15, 2010 10:32 pm

@rozinha: otima defensiva! As vezes tenho medo de postar a minha opiniao aqui pois sei que no Brasil as desculpas para uma cesarea sao muitas!! E a gente, acaba indo na do medico (so para que eles possam se programar melhor nas ferias, nao trabalhar de final de semana, enfim.. Nao ficar à disposicao do paciente)..

Meninas, o nosso corpo foi preparado para o parto normal. Em caso de necessidade sim, deve ser feita uma cesarea, mas ela nao deveria ser uma opcao para as gravidas logo no comeco da gravidez, como quem escolhe a cor de um sapato! A nao ser que o medico diga que por motivos maiores (uma gravidez de risco, um bebe prematuro, diabetes, uma infeccao, sofrimento fetal etc .. enfim...)

Passar pelo processo do parto faz bem para a mamae e para o bebe! Pronto, falei!

Concordo qto ao plano de parto ir à maternidade antes. O quanto antes se informar melhor!!! Exclamation
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por neni Ter Mar 16, 2010 10:05 am

Realmente lilix mas o meu médico é a favor do parto normasl é por isso que gostei dele e já me informou que não tem problema com ele quanto a chamar de madrugada para fazer o parto mas eu penso assim como estou acima do peso tenho medo de pressão alta pois na minha familia tem este diagnóstico e como tive pré-diabete tbm tenho medo mas vou querer até o fim o PN.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Lilly Ter Mar 16, 2010 4:56 pm

Char, nao se preocupe, isso tudo sera acompanhado e o melhor para voce e seu bebe sera decidido...

Lilix: falou bonito!!!! Concordo em genero, numero e grau com voce!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Carol Qua Mar 17, 2010 8:11 am

genteee minha medica me surpreendeu no mes passado, ta doida pra me cortar acha, falou que como sinto dor facil (por causa da infecção urinaria)acha que é melhor cesaria, ai falei pra ela e a dor da cesaria depois não é pior... ficou sem graça.

adoro ela mas não imaginei q ela pensava assim ou seja culpa minha q demorei pra entrar nessa conversa, mas eu achei que não tinha necessidade pq se correr bem até o final otimo PN ou seja achei q era isso e pronto e se necessario por algum motivo maior seria a cesaria, mas ela me surpreendeu pior que marido tbm acha q deve ser cesaria mesmo Shocked
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por lilix Qua Mar 17, 2010 8:20 am

@carol: alem da dor, qual seria outro motivo dado por ela? Se vc quer PN, prepare-se para ele e exija da sua medica que ela respeite a sua opiniao senao procure outro profissional. Homem nao sabe de nada nestas horas.. rsrsrs Like a Star @ heaven
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Djane Senna Qua Mar 17, 2010 10:43 am

Por isso que corro desses médicos...Confio 100% na minha intuição, e não tenho medo das minhas escolhas.
Um dia desses a médica veio dizer, mas vc tem q se preparar pq pode "ser preciso uma cesarea de emergencia", isso para tentar justificar o absurdo q ela cobrou, eu nunca mais voltei lá!
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Dana Dom Abr 11, 2010 3:34 pm

Meninas, eu fiz meu plano de parto usando esse modelinho que a Lilix postou, do site amigasdoparto.com.br! Vou dar um ctrl c + ctrl v abaixo, só para dar uma idéia de como ficou! Smile

O pessoal do Hospital recomendou definitivamente a assinatura do Obstetra na folha, para o caso de voce chegar lá e ter de esperar por ele.. Segundo a recepcionista do Hosp. é mais fácil o pessoal da equipe "ouvir" seus pedidos quando o medico assinou embaixo, senão eles podem simplesmente ignorar o plano! Smile


PLANO DE PARTO


Paciente: _______________________________________________

Obstetra: _______________________________________________


Gestante optante de Parto Normal, com o mínimo de intervenções médicas/hospitalares possível.




1 - DURANTE O TRABALHO DE PARTO

Acompanhantes:

_______________ (marido da parturiente)

_______________ (mãe da parturiente)



Preferencialmente ambos devem permanecer junto a parturiente durante todo o parto. Caso haja limitação de acompanhantes, o marido da parturiente deverá então permanecer junto a ela durante todos os procedimentos necessários.

Uso de suite LDR ou sala de partos

Sim (caso disponivel)

Lavagem Intestinal (Enema, Fleet-Enema, Enteroclisma)

Não. (Somente se for imprescindível)

Liberdade para caminhar.

Sim

Liberdade para mudar de posição

Sim

Uso da água durante trabalho de parto.

Sim. (Chuveiro ou banheira)

Água e bebidas leves.

Sim

Tricotomia.

Não

Infusão intravenosa.

Não. (Apenas sob recomendação expressa da Obstetra e mais próximo da fase de expulsão)

Monitoramento fetal eletrônico

Intermitente.

Rompimento espontâneo da bolsa das águas

Sim

Medicação para alívio da dor.

Somente a pedido da parturiente.

Ocitocina ou drogas de efeito similar para indução ou aceleração do trabalho de parto

Não.



2 - DURANTE O PARTO

Posição para expulsão confortável e eficiente.

Preferência pelas posições semi-reclinada (quase sentada), deitada sobre o lado esquerdo, de joelhos ou cócoras

Estribos ou perneiras

Não usar.

Episiotomia

Não.

Nascimento suave (Parto Leboyer)

Sim

Clampeamento do cordão apenas depois que parar de pulsar.

Sim

Bebê colocado imediatamente no colo da mãe.

Sim

Bebê amamentado logo após o nascimento, ainda na sala de parto.

Sim

Antibiótico oftálmico ou nitrato de prata para o bebe

Apenas depois do período de formação do vínculo (primeiras horas após o parto)

Criação de vínculo precoce mãe-bebê

Sim. Manter mãe e bebê juntos pelo maior tempo possível antes de executar procedimetos médicos



3 – APÓS O PARTO

Amamentação

Exclusiva ao seio, sem oferecimento de agua ou qualquer outro alimento/liquido entre as mamadas

Alojamento Conjunto

Sim

Participação da mãe nos cuidados com o bebê

Sim

Visitaçao a vontade da Avó

Sim




Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por rozinha Seg Abr 12, 2010 10:33 am

Muito bom, Dana.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Dana Seg Abr 12, 2010 11:26 am

@Rozinha ainda estou considerando se includoa parte com relação a instruçoes para cesarea ou não.. Eu tirei do plano porque achei mais "seguro"... rs
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por rozinha Ter Abr 13, 2010 10:18 am

Se vc incluir o plano para cesárea, abre uma brecha... Mas, se vc não incluir, e caso seja necessário, vc não tem nenhum plano pré acordado.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Claudinha Ter Abr 13, 2010 12:30 pm

Dana: será que você não pode fazer as instruções da cesárea a parte e deixar com o seu marido, para que ele só entregue caso tenha necessidade????
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Dana Ter Abr 13, 2010 2:55 pm

Pois é meninas, eu havia pensado em fazer como a Claudinha falou.. Tenho medo também de dar uma brechinha só por oferecer as instruçÕes, então pensei em montar o plano de deixa-lo com o maridão!

Estou indo pra GO, quando voltar preencho essa parte e colo aqui também, assim voces tem o relatorio completo! Smile
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Djane Senna Sex Jan 07, 2011 9:29 am

up
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por lilix Seg maio 09, 2011 11:15 pm

outro "up" da minha parte, para as futuras mamaes Smile
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de Parto Empty Re: Plano de Parto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos