NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diario da minha pequeNenagh! :P

+20
Tesouro
jany
luciana123
Mammy
quel b
pandora77
Ciinthia
Jojoba
Lilly
lilix
fryda
Carol
carlinha
neni
Meg
Claudinha
Anninha
rozinha
Djane Senna
Dana
24 participantes

Página 1 de 15 1, 2, 3 ... 8 ... 15  Seguinte

Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Dana Qua Jun 02, 2010 8:07 am

Mamães queridas, aqui vamos nós entrar nesse grupo gostoso!

Demorei um poquinho (7 dias! tongue ), mas consegui um tempinho para relatar nossa convivência até aqui...
Como esqueci de mencionar no relato do parto, seguem os detalhes da pequena ao nascer:

Peso: 3,468 Kgs
Tamanho: 46 cms
Perimetro Cefalico: 34 cms
Apgar: 9 / 10

What a Face

Bom... A Nenagh é um anjo que só mesmo vendo pra acreditar... ELa dorme sempre entre 5 e 6 horas de sono seguidos, mama dormindo mesmo se ofereço o peito, acorda sempre sorrindo e bem disposta, não apronta escandalo... Quando ela dorme e eu nao a acordo pra mamar ela mama cerca de 1 hora seguida, 30 mins em cada peito! Enfim.. Ela é um bebe sonho e eu fico babando na sorte que tivemos.. Estava super preparada para noites longas cheias de choro, mas ate agora só tivemos uma noite ruim (porque a mãe lerda aqui esqueceu que chocolate dá gases e comeu uma barra inteira de 1kg sozinha..... Embarassed )

O coto do umbiguinho já caiu ontem, agora fica ainda mais fácil tomar conta dela... (Dá um desespero, não gente?).. Passamos no pediatra ontem para checar o peso dela, e já ganhamos 200 grs desde que saímos do hospital! Sexta feira temos consulta com o Cacá, para fazer o que nao fizemos no parto.. rs

Ainda temos que tomar as vacinas, já que o Hospital nao deu nenhuma, mas resolvemos aguardar a consulta com o Pediatra oficial para seguir as recomendaçoes dele.

Nós levamos alguns dias para pegar o jeito na amamentação, no hospital ela simplesmente não aceitava meu peito direito de forma alguma, só mamava no esquerdo... Não sei se por conta do tempo que ela levou até a primeira mamada, ou se por conta do formato do mamilo, mas foram algumas tentativas (e um peito muito dolorido!) para que ela pegasse... Volta e meia ainda ficamos meio desentendidas no começo da mamada, mas nada que um pouco de paciência minha não dê conta, já que a Nenagh fica querendo comandar o show e não para de dar gritinhos e tapainhas na mamãe enquanto o peito não está na boca... Laughing

Eu estava com bolhas hiper mega doloridas no mamilo esquerdo, já que esse peito trabalhou "extra" enquanto a Nenagh nao mamava no outro.. ELas acabaram estourando e machucou bastante, mas usei a pomada Massê e a Lanidrat para ajudar na cicatrizaçao e agora ja estou quase 100%!

Meninas, vi que voces usam o Mylicon pra gases nos bebes, vcs começaram quando? Eu queria evitar dar remedinho pra Nenagh, mas se ela tiver outra crise de gases eu nao aguento.. Ela chorava de dorzinha de barriga e eu ficava chorando junto! Sad Colocamos bolsa de agua quente e ela dormiu de bruços em cima da minha barriga, mas ficou horas chorando ate a dor dar uma trégua (depois de ela conseguir soltar uns punzitos básicos!)

Mas, enfim.. Eu vou parando por aqui porque ja consegui um post, ao menos!
Toda vez que tento abrir o diario ela acorda e eu tenho que ir atender ao chamado.. Mas agora consigo! Very Happy


Última edição por Dana em Qui Jun 03, 2010 8:30 pm, editado 1 vez(es)
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Djane Senna Qua Jun 02, 2010 8:44 am

A pediatra da Helena recomendou o Mylicon sempre pela manhã 06 gotinhas...

A Helena tbm só gosta de mamar no esquerdo...kkkk
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Djane Senna Qua Jun 02, 2010 8:45 am

Amei o nome do diário...
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por rozinha Qua Jun 02, 2010 8:54 am

O nome do diário foi bem original, mesmo. Ela nasceu bem fofinha, hein?
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Anninha Qua Jun 02, 2010 11:18 am

Oba, eu estava só esperando vc abrir o diário da Nenagh, já ia cobrar Razz
Maravilha que ela está dormindo bem, bom que vc guarda energia pra quando precisar. Quanto à amamentação, é umas das maiores dificuldades no início, sempre acaba machucando e tem todo aquele período de adaptaçãoe aprendizado das duas partes, não é tão simples como a gente acha que vai ser. Mas com muito amor e paciência, da tudo certo. Acredita que ainda hj a Luana da um certo trabalho pra pegar o peito, ela pega, larga e fica nessa brincadeira até pegar de vez. E já faz um bom tempo que ele não toma mamadeira.
O pediatra havia passado o Mylicon de 6 em 6 horas se não me engano, mas eu dava quando ela tava chorando muito e pronto. Mas já faz um bom tempo que não dou mais, até pq ela não tem mais crises de choro muito longas. Fico fazendo massagem na barriguinha dela, noto que ajuda nos punzinhos, rs.
bjs
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Claudinha Qua Jun 02, 2010 11:23 am

Que bom que tá dando tudo certo na adaptação de vocês, Danaa!! Ah, vc tá usando as conchas de amamentação quando não tá amamentando??? Beijooos!
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Meg Qua Jun 02, 2010 2:02 pm

Dana! Que fofa, super comportada!
A amamentacao é assim mesmo no inicio, logo vcs engrenam e fica bem facil. Smile
Eu dou Luftal pra Mariana qdo ela esta muuuuito desesperada por causa dos gases. Mas comecei a dar só quase no terceiro mes, pq, estranhamente, antes ela pouco chorava de dor... O medico dela disse q nao tem problema dar esses remedinhos, luftal, mycolin, pq eles nao entram na corrente sanguinea.
Meg
Meg
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 741
Idade : 50
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por neni Qua Jun 02, 2010 5:15 pm

Eba diário da Nenagh que gostoso Dana que bom que vcs estão se dando
bem e a adaptação está sendo ótima fico muito feliz que bom que ela dorme
bastante dá para descansar hem bjs mil para vcs saudades.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Dana Qui Jun 03, 2010 8:02 pm

Meninas, obrigado pelas dicas! Smile A pediatra de terça me deixou confusa.. Ela dizia "não faça isso, mas faça se der resultado"... Começou com a amamentaçao.. Ela disse que eu não podia dar de mamar por uma hora seguida porque ninguem "se alimenta por uma hora sem parar", mas depois mandou continuar porque a Nenagh esta ganhando peso (e veio me dar discurso sobre "livre demanda", mas eu estou fazendo exatamente isso! Rolling Eyes Ela quer o peito - eu dou!).. Ela passou a receita do Mylicon, mas depois disse que não faria efeito algum.. Ou seja, eu quase perguntei a ela se ela sabia o que estava fazendo naquela salinha.. rs

Não dei muita bola porque afinal temos horário com o pediatra amanha, e essa medica era plantonista do hospital do plano (que nunca teve atendimento muito bom mesmo)...

Marquei horario tbm com uma pediatra aqui de Sto Andre, recomendada por uma mae daqui.. Ela esta levando a bebe dela lá e disse que adorou a medica, ela é homeopata e tbm prefere usar medicina alternativa para "problemas menores" antes de partir pra medicacao.. Parece ser bem legal e atende hiper pertinho de casa! Espero que nos gostemos dela... Smile

Eu estou me acabando com uma senhora ajuda da sogra, via skype toda noite.. rs... Ela é enfermeira neonatal, e trabalha com bebês numa maternidade a (nade manos) do que 25 anos... Mas ela é sempre tão na dela, hiper pé no chão, que nunca fica metendo o bedelho, a não ser que a gente peça dicas...

Pedimos dicas pra ela sobre os gases (publiquei no topico "alimentacao x gases no bebe") e ela deu mega dicas pra gente.. Desde como ajudar o gás a escapar até a metodos alternativos pra fazer o bebe arrotar (alguem ai ja apertou o lobulo da orelha do bebe pra fazer arrotar?? Deu certo gente!! rss)

Ela ajudou muitoooo!! Fui agradecer e ela ficou toda vermelhinha, fofa que só.. rsss.. Ela ficou toda emocionada pq ninguém pede conselhos pra ela por lá.. Smile

Estamos nos acertando com a amamentaçao tbm, finalmente os mamilos estão 100% e eu já nao sinto dor... Mas eu dou risada com a "dança do mamá".... A Nenagh rebola, revira, bate mãozinha no meu peito, dá gritinhos... Ela acha que ela sabe o que está fazendo.. rs.. E ainda faz careta quando eu tento ajudar! Laughing É uma fofura, eu fico sorrindo sozinha... rs

É tão estranho esse mundo de mãe, né? Você está com essa criaturinha que "conheceu"a oito dias e a cumplicidade é tanta que parece que nos conhecemos a vida inteira! Hoje de manha ela não queria dormir, e eu ja estava dançando com ela no quarto a quase 3 horas, hiper cansada e querendo voltar pra cama quentinha, em certo momento pensei "ai que saco Nenagh, dorme logo!", e assim que "terminei" o pensamento vi a maozinha dela me fazendo carinho no peito, abri um sorrisão e fiquei babando de novo... rs

Não adianta, é cansativo e demanda muito da gente, mas vale cada uma das móleculas de cansaço que estou carregando!
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Dana Qui Jun 03, 2010 8:40 pm

ps.: Tomei banho de coco hoje de manha! cheers Gente, que bagunça foi aquilo... Senti um cheirinho de fralda, achei que era só xixi e tive uma SENHORA supresa quando tirei a fralda... Ela ainda não tinha terminado! huahauahua

O marido chorava de rir, eu não sabia se me limpava ou se trocava a Nenagh, e ela - espertinha - só ficava olhando... rsss

Fui batizada... Uuuuuuuuhuuuuu
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por carlinha Sex Jun 04, 2010 7:52 am

LINDA NENAGH!!!!
Nasceu com o mesmo tamanho da Beatriz.
Vou te mandar uma MP para combinarmos a visita.
bjos

Diario da minha pequeNenagh! :P Gpwf05lo6dxn2p7h
carlinha
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 40
Data de inscrição : 25/08/2009

http://tinotilim.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por neni Sex Jun 04, 2010 4:43 pm

Ae Dana já foi batizada kkkkkk mas tudo vale a pena né que bom que vcs
estão bem fico feliz bjs mil.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Carol Dom Jun 06, 2010 9:14 am

Dana parabenss ela é muito fofa, e que bom que ta com o soninho assim, o Caio faz duas noites que deu pra ficar acordado querendo atenção aff rsrs...
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por fryda Dom Jun 06, 2010 4:33 pm

ahhh dana que fofa sua bebê!!!
parabéns pela calma e disposição para amamentar e pelo batismo rsrsrsrs.

bjkas
fryda
fryda
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 72
Idade : 45
Data de inscrição : 18/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Dana Seg Jun 07, 2010 11:40 am

@Fryda: Obrigado pelos parabens Embarassed A gente fica dolorida e cansada, mas corpo de mãe vive alimentado de amor. né não? Razz

@Carol, compra o dvd "o bebe mais feliz do pedaço", ele vai ajudar com o soninho do Caio! (no submarino tem!) São as tecnicas que estou usando com a Nenagh, funcionam muuuuuuuitoooo na hora que o bebe quer colinho e deixa a gente que nem zumbi! Posso dizer que elas sao responsaveis pelas minhas sonecas mais extensas... A Nenagh dorme bem, mas quando quer colo fica no chororo tbm (e é aquele chororo beeeeem manhoso! rs

@Rozinha, como vc perguntou da pequena no diario te mando um mimo:

Diario da minha pequeNenagh! :P Bear4

Da vontade de morder, nao da? Razz

Amanha temos pediatra, ja que o Caca teve q cancelar a consulta na sexta por conta de um parto!

Tomamos as vacinas na sexta (BCG e HEP B) e EU ganhei um pirulito da enfermeira porque nao parava de chorar.. hauhauha Ate meu marido estava com lagrimas nos olhos... A Nenagh foi mais forte que a gente, so resmungou um pouquinho e voltou a dormir, enquanto a mae besta ficava la chorando... rsssss

Maes, outra pergunta basica:
Quanto tempo os bebes costumam mamar em cada peito de uma vez???
Eu to achando a Nenagh meio abusada! rsss Ela hoje pegou no peito as 11 e so parou as 12:32 affraid É muito tempo, nao é? Amanha vou perguntar se devo para-la ou se deixo rolar, mas essa ursinha parece um saquinho sem fundo!! rsss

To morrendo de curiosidade pra ver quanto peso ela ja ganhou.. rss
Amanha conto os detalhes da consulta!
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por rozinha Seg Jun 07, 2010 11:55 am

Tá linda, uma ursinha muito charmosa!

Então, vc já foi "batizada"? depois disso o resto é fichinha!
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Claudinha Seg Jun 07, 2010 11:57 am

Danaaa, ela tá a coisa mais lindaaaaa!!!! Gente, essa roupinha com essas orelhinhas é muito fofaaaa! hahahahahaha....
1h e meia no peito??? Haja estomago para Nenagh, heein....mas vc mudou de peito ou ficou esse tempo todo em um só?? (Acho que essa minha pergunta é meio idiota, pq acho que num dá pra ficar tanto tempo no mesmo peito, né, mas fiquei em duvida e achei melhor perguntaar!!! =)
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Dana Seg Jun 07, 2010 12:45 pm

@Claudinha: acredite ou nao ela ficou no mesmo peitoooo!!!! O coitadinho ta murcho aqui, ta pior do que vitima de vampiro esfomeado.. hauhauhauha

@Rozinha: Eu to me preparando pro batismo de xixi.. rssss Ou - como minha mae previu - pelo coco na hora do banho... rssss
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Meg Seg Jun 07, 2010 6:23 pm

Que fofinha de orelhinhas peludas! Smile
DAna, a minha gordinha ficava ate uma hora num peito, se deixasse.. eu, la pelos 45 minutos, trocava ela pro outro ,... e la se iam mais 45minutos. Ela ficou nessa de mamar por uma hora e meia ate o fim do primeiro mes.. depois foi dimininindo o tempo. Os bebes vao ficando eficientes em mamar! Hj ela mama um seio em cada mamada e, qdo demora, sao 10 minutos!
beijos
Meg
Meg
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 741
Idade : 50
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Anninha Seg Jun 07, 2010 9:34 pm

Ai que fofaaaa! Parece aqueles filhotes da Parmalat, lembra?
A Luana fica no máximo meia - hora, 40 minutos, depois já larga o peito, como se tivesse saciada. O pediatra dela disse que 20 minutos é um tempo suficiente, pelo menos quando ela tinha uma semana. Mas isso é algo que depende da nossa sensibilidade perceber, por exemplo: é lógico que o bb não vai mamar seguidamente sem pausas, ele para às vezes pra descansar. Uma enfermeira disse que eles não podem ficar muito confortáveis pra mamr pois acabm dormindo aí só ficam dando aquela mamadinha de aconchego, sabe, não estão sugando o seio pra valer. Quando vc notar que a Nenagh dormiu e está só nesse esquema, faz uma cosquinha no pé, que ela continua. Aí vc vê se ela quer mamar mesmo ou só ter o peito na boca. Pq os bebezinhos gostam de ficar com o peito na boca mesmo, não é nem por estarem mamando. Se deixar ficam assim o dia todo mesmo, rs.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por neni Ter Jun 08, 2010 3:34 pm

Dana ela ficou linda com está roupa e como ela está grande parabéns
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por carlinha Qua Jun 09, 2010 10:22 am

Linda essa roupinha. Gente ela é enorme!!!RSRSS

Se prepara amiga que logo,logo o batismo vem.hahaha

Diario da minha pequeNenagh! :P Gpwf05lo6dxn2p7h
carlinha
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 40
Data de inscrição : 25/08/2009

http://tinotilim.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Djane Senna Qua Jun 09, 2010 11:32 am

Tô esperando minhas fotos... Razz
Djane Senna
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 47
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por lilix Qua Jun 09, 2010 2:04 pm

@Dana: ela ta tao linda e vc como sempre com um excelente humor para contar o dia-a-dia de voces.. Imagino mesmo que esta cumplicidade seja maravilhosa. Mal espero para chegar a minha vez tbm... Smile)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Lilly Qua Jun 09, 2010 4:47 pm

Dana, o Christian sempre foi rapidinho (eu brinco dizendo que nao tenho peito, tenho duas duchas Corona....porque ele termina bem rapido, mas minha amiga que tb tem uma bebe pequenininha era como vc, a filhinha dela ficava horas no peito...
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diario da minha pequeNenagh! :P Empty Re: Diario da minha pequeNenagh! :P

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 15 1, 2, 3 ... 8 ... 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos