NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Informações sobre cesária

+6
Anninha
neni
Lamiss
luciana123
rozinha
Rosangela
10 participantes

Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Informações sobre cesária

Mensagem por Rosangela Sex Set 10, 2010 12:28 pm

Queridas amigas..
Achei uma matéria que fala sobre cesária de uma maneira clara e objetiva. Estou postando aqui para as gravidinhas que querem (assim como eu) fazer cesária..

Espero que gostem.

Definição

Cesariana é uma operação abdominal executada para retirar um bebê quando o parto vaginal não é possível ou seguro. O médico faz um corte no abdômen e no útero da mãe para remover o bebê. O útero é um órgão muscular que se localiza no alto do canal vaginal de onde vem o sangue menstrual e onde desenvolvem-se os bebês.

Este procedimento também é chamado C-secção. Nos E.U.A. de 15 a 25% de todos os partos são cesarianas.

Quando é realizada uma cesariana?

A cesariana pode ser realizada antes do início do trabalho de parto se existirem razões médicas para que não haja trabalho de parto ou parto vaginal. Por exemplo, se a saúde da mãe ou do bebê estiver em perigo caso a gravidez prossiga ou quando o parto vaginal é impossível ou inseguro.

Uma cesariana também pode ser realizada no início ou durante o trabalho de parto caso alguns problemas aconteçam. Por exemplo, se no momento do parto a parte mais baixa do bebê, isto é, a primeira parte do bebê que se apresenta, for a face, a testa, os ombros ou as nádegas em vez da cabeça, uma cesariana é normalmente necessária.

Em muitas mulheres durante o trabalho de parto, o colo uterino começa a dilatar e então pára antes que esteja completamente dilatado. Ocitócitos podem ser dados para que as contrações fiquem mais fortes. Apesar desta droga, às vezes, algumas mulheres não têm dilatações completas e não podem ter partos vaginais. Outras mulheres apesar de terem dilatação completa são incapazes de empurrar os bebês eficientemente através do canal de parto para que haja um nascimento seguro. Isto ocorre se o bebê é grande para o canal de parto da mulher. Uma cesariana pode ser realizada nestas situações.

A qualquer momento do trabalho de parto o bebê pode desenvolver problemas que causem a queda de seus batimentos cardíacos. Isto pode indicar que o bebê não tolera mais o trabalho de parto e uma cesariana pode ser necessária.

Como deve ser a preparação para uma cesariana?

Planeje com cuidado a recuperação depois da operação, especialmente se for usar anestesia geral. Permita-se um tempo de descanso e tente achar outras pessoas para ajudá-la com seus afazeres diários.

Siga as instruções dadas por seu médico. Se optar por anestesia geral, coma uma refeição leve, como sopa ou salada, na noite anterior à cirurgia. Não coma ou beba qualquer coisa depois de meia-noite e na manhã antes do procedimento. Também não beba café, chá, ou água. Se entrar em trabalho de parto, chame o médico.

O que acontece durante o procedimento?

É aplicada uma anestesia que pode ser local ou geral. A anestesia local paralisa parte do corpo e previne a sensação de dor enquanto permanecer acordada. A anestesia geral relaxa os músculos, causa sonolência e também impede que sinta dor.

O médico faz um corte debaixo do umbigo e na parte mais baixa do útero para remover o bebê, a placenta e o saco gestacional. O médico então sutura o útero e o abdômen.

O que acontece depois do procedimento?

Deve ser necessária a permanência no hospital de 2 a 4 dias, dependendo de sua condição.

Evite levantar peso durante 6 semanas e depois deste tempo comece um programa de exercício para recuperar o tônus do músculo abdominal.

Peça mais recomendações ao seu médico e pergunte a respeito da próxima avaliação clínica.

Quais são os benefícios deste procedimento?

Cesarianas podem salvar vidas de recém-nascidos e suas mães e prevenir as complicações potenciais de um parto vaginal demorado. Cesarianas podem ser mais seguras para você ou para o bebê quando:

- O trabalho de parto é anormal ou ineficaz.
- O bebê está em uma posição anormal.
- O bebê está tendo padrões de batimentos cardíacos anormais.
- Existe cicatriz vertical em seu útero proveniente de uma cirurgia prévia.

Além disso, algumas vezes a dor do trabalho de parto pode ser evitada e é possível programar a data do parto.

Quais são os riscos associados a este procedimento?

- Existem alguns riscos quando você usa anestesia geral. Discuta estes riscos com seu médico.
- Um anestésico local pode não agir o suficiente e pode sentir um pouco de desconforto. Também, em casos raros, pode ter uma reação alérgica ao medicamento usado na anestesia. Na maioria dos casos, a anestesia local é considerada mais segura que a anestesia geral.
- Um vaso sangüíneo pode se romper ou ser cortado e haver sangramento interno.
- Um coágulo sangüíneo pode romper dentro da circulação sangüínea, e danificar os pulmões.
- O corte realizado na cesariana pode enfraquecer as partes cortadas.
- Para qualquer nascimento futuro pode ser necessária outra cesariana, dependendo de como o corte na primeira cesariana tenha sido feito.
- Pode desenvolver-se uma infecção ou sangramento.

Pergunte ao médico como estes riscos se aplicam a você.

Quando procurar ajuda médica?

Se acabou de ser submetido a uma cesariana, chame o médico imediatamente se:

- Desenvolver-se febre.
- Ficar tonta ou desmaiar.
- Tiver náuseas ou vômitos.
- Tiver falta de ar.
- Tiver perguntas sobre o procedimento ou seus resultados.

Fonte:http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3388&ReturnCatID=1784
Rosangela
Rosangela
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1445
Idade : 47
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Rosangela Sex Set 10, 2010 12:30 pm

Cuidados no Pós Parto

Cuidados no pós-parto

O puerpério, ou pós-parto, é o período que se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê. Nas mamães que amamentam isso pode acontecer depois de 6 a 8 meses. Esse é um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.

Como o período em que a primeira ovulação acontece é imprevisível, se a mamãe não quiser ficar grávida é essencial que use algum método contraceptivo para não correr riscos. Para saber o melhor método, converse com seu médico.

O puerpério é dividido em três fases:

• Puerpério imediato (do primeiro ao décimo dia).

• Puerpério tardio (do décimo ao quadragésimo quinto dia).

• Puerpério remoto (além do quadragésimo quinto dia, até retornar a função reprodutiva da mulher).

Após o parto normal, a mulher já pode andar e comer, mas a mamãe não deve se levantar sozinha, pois perdeu muito sangue durante o parto e isso pode fazer com que a pressão arterial caia e cause até desmaios.

Já no parto cesária, a mulher deve permanecer em repouso na cama já que realizou um procedimento cirúrgico. Mas não por muito tempo, pois permanecer deitada no leito por muito tempo aumenta o risco de trombose no período pós-parto. É recomendado que a mamãe levante somente com auxilio da enfermagem após 12 horas do parto. A alimentação após a cesariana é iniciada gradualmente após 6 horas.

A alta hospitalar acontece a partir de 48 horas do parto normal e 72 horas após a cesariana se tudo ocorrer bem, e se obstetra, neonatologista e pais estiverem de acordo. Exercícios pré e pós-natal orientados são fundamentais para o mais rápido estabelecimento da mulher.

Um corrimento vaginal (lóquios) parecido com a menstruação ocorrerá por cerca de 20 a 30 dias. Nos primeiros dias será vermelho e intenso tendendo a diminuir e ficar acastanhado até transparente. Se dentro de 30 dias esse corrimento não diminuir ou aumentar, tiver mau cheiro, coágulos ou secreção purulenta com febre, é melhor avisar o médico, pois pode ser sinal de alguma infecção.

Nas nutrizes (mamães que amamentam) ou nas mulheres submetidas à operação cesariana com limpeza abundante da cavidade uterina, os lóquios costumam ser de menor intensidade.

Mudanças no útero - O útero é primeira mudança sentida pela mulher. Após o parto, ele deve estar duro e firme e geralmente uma enfermeira irá examiná-lo várias vezes durante algumas horas. O útero se contrai naturalmente para prevenir hemorragia e para retornar ao tamanho que era antes da gravidez. As contrações podem acentuar-se durante a amamentação, provocadas pela estimulação da sucção dos mamilos. Até o final do primeiro mês, diminuindo cerca de um centímetro por dia, o útero retorna ao seu tamanho original.

Os seios estão se preparando para alimentar o bebê por isso tornam-se doloridos. A amamentação fará com que alivie a dor. Se sentir dores fortes, endurecimento das mamas e febre, procure seu médico. Não esqueça de pedir o máximo de informações sobre amamentação com os profissionais que te atenderão no pós-parto. O leite materno é o melhor alimento para seu filho e a amamentação faz com que seu corpo volta o mais rápido ao que era antes da gravidez.

O intestino costuma ficar mais lento e acumular gases, podendo aparecer hemorróidas e um certo inchaço na barriga. Nas primeiras vezes, poderá sentir um pouco de dor e também de medo que os pontos rompam, com o esforço. O relaxamento da musculatura abdominal e perineal, a episiotomia e hemorróidas deixam a mulher com intestino preso.

Nas pacientes submetidas à operação cesariana, a obstipação (intestino preso) pode chegar até 72 horas. Recomenda-se ingerir alimentos ricos em fibra, frutas como mamão, ameixa e laranja, além de beber bastante água, pelo menos dois litros por dia.

A região perineal, principalmente se a episiotomia tenha sido feita, e a região do corte cirúrgico na cesárea podem doer. Caso isso ocorra, a mamãe terá a receita médica de analgésicos.

Essas regiões devem estar sempre limpas. Existem exercícios para melhor cicatrização. Seu médico pode te orientar.

Incontinência urinária - Pode ocorrer incontinência urinária devido a lesões traumáticas nos primeiros dias após o parto.O controle será readquirido com a ingestão de muito líquido e exercícios. Se tiver dores, dificuldade ao urinar ou necessidade de urinar com freqüência, deve procurar assistência médica.

As manchas na pele que ocorreram durante a gravidez tendem a diminuir. Por vezes não somem por completo. As estrias tendem a diminuir devido à perda de peso e a se tornarem menores e brancas. Algumas mulheres têm tendência a apresentar pele seca, queda acentuada de cabelo durante 3 a 6 meses após o parto e unhas quebradiças.

Logo após o parto a mulher perde de 5 a 6 quilos e com a normalização do metabolismo poderá perder até 3 quilos nos dez primeiros dias. Enquanto o metabolismo não se normaliza, a mulher pode sentir-se muito cansada pelo parto e por ter um novo “trabalho”, o bebê. Precisa de ajuda até pegar o ritmo.

Recomeço com o papai - Depois de exames e liberação do obstetra, a vida sexual pode ser retomada. Isso deve acontecer de 30 a 40 dias após o parto. Com as alterações hormonais a vagina está mais ressecada e a libido pode estar em baixa. Aos poucos, a mamãe e o papai encontrarão a melhor maneira de recomeçar.

A sensibilidade da mamãe nessa época fica aflorada. É a época em que todos os sentimentos se misturam. Seja ele sentimentos de alegria pela chegada do novo serzinho, de medo, insegurança e ansiedade por não saber se vai cuidar dele direito, se vai conseguir ser mãe e mulher e necessidade de muito carinho ou de atenção por parte do marido. Mamãe, saiba que sentir-se assim é normal.

Mas se a sensação de incapacidade, tristeza e crise de choro não deixar a mamãe cuidar do seu bebê e continuar sua vida como sempre, isso pode ser depressão pós-parto. Nesse caso, existe a necessidade de cuidados profissionais.

Aos poucos conhecendo o bebê e se acostumando com a nova rotina, a mamãe se ajeitará naturalmente e passará por esse período sem maiores problemas.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/parto/cuidados_no_posparto.htm
Rosangela
Rosangela
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1445
Idade : 47
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por rozinha Seg Set 13, 2010 1:30 pm

Muito bom o texto, Rosângela, obrigada.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por luciana123 Seg Set 13, 2010 2:19 pm

Ro, muito esclarecedor .,.... obrigada!!!
luciana123
luciana123
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1943
Idade : 36
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Lamiss Dom Abr 03, 2011 1:55 am

Obrigada pela informacao Smile Ja passei por duas cesarianas com anestesia geral e se Deus quiser a proxima sera com anestesia peridural...
Gostaria de saber o que vcs acham,,,quem passou pelas duas ou uma delas...qual a opiniao de vcs? em relacao a recuperacao, a experiencia de ficar acordada durante o parto, os nervos aguentam?? e aquela historia de se a anestesia nao for bem aplicada poder causar paralisia, e essa paralisia e temporaria ou permanente???
bjs Smile
Lamiss
Lamiss
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 337
Idade : 52
Localização : Jordania
Data de inscrição : 06/05/2010

http://www.palestinalivre.org

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por neni Dom Abr 03, 2011 3:23 pm

Lamis a minha eu fiquei acordada o tempo todo o meu marido ficou do meu lado o que foi muito bom pois fiquei mais calma mas foi tão rápido que quando percebi minha bb já estava chorando e a minha recuperação foi ótima não senti nada na coluna e quando acordei já estava sentindo minhas pernas.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Anninha Seg Abr 11, 2011 5:16 pm

Eu tomei peridural nas duas e foi tranquilo, é bem rápido. Voltei a sentir as pernas logo após o parto, não demora muito. Dependendo da posição que vc toma a anestesia (sentada ou deitada de lado) pode sentir voltar a sensibilidade numa perna antes da outra, mas não precisa ficar preocupada, é assim mesmo.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Jojoba Seg Abr 11, 2011 7:10 pm

Anninha, vc voltou a sentir as pernas rapidinho, masss, qto é esse rápido?
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por quel b Ter Abr 12, 2011 9:36 am

pelo que sei entre 3 horas a minha demorou 3 horas para voltar a sentir.
foi rruim so pq eu não dormi nenhum minuto estava uma pilha.
então ficava olhando minhas pernas tentando mexe las mas nada
mas se tu dormir é bem tranquilo.
quel b
quel b
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1985
Idade : 41
Localização : porto alegre
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por pandora77 Ter Abr 12, 2011 12:30 pm

No aborto eu sofri bastante com a anestesia, pq fiquei sem conseguir fazer xixi, mas no parto de Lara a anestesia foi passando e a medica num conseguia tirar os pontos da cerclagem.
Meu parto demorou pq Lara encaixou após a anestesia e depois ainda tive que tirar a cerclagem, me mantive calma, inclusive durante a eternidade que ela demorou pra chorar.

Quanto a nao sentir as pernas, nao achei nada demais, aos poucos vc volta a sentir e, cmo só pode levantar tanto tempo depois do parto (devido a anestesia), entao nem dá pra se preocupar com as pernas.


ahh.. fiz meu parto no fim da tarde, pq aí as visitas só vem no outro dia, quando vc já está melhorzinha!
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Jojoba Ter Abr 12, 2011 12:52 pm

qdo fiz a curetagem demorei a sentir as pernas, é desconfortável o formigamento, a reação será parecida?
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por pandora77 Ter Abr 12, 2011 1:27 pm

acredito que sim
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por neni Ter Abr 12, 2011 3:20 pm

Jojoba eu senti minhas pernas depois de 2hrs e meia pois me deram um sossega leão junto então eu apaguei quando acordei já estava passando e já senti minhas pernas quando cheguei no quarto já passei para a cama sozinha sem ajuda das enfermeiras.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Jojoba Ter Abr 12, 2011 8:18 pm

Char eu levei mais de duas horas......como não conseguia sair da maca, dormi nela até de madruga(curetagem foi as 23:00hs)...
Jojoba
Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 6126
Idade : 42
Localização : Santa Catarina
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Anninha Qua Abr 13, 2011 1:44 pm

A minha sensibilidade voltou mais rápido, ainda na recuperação antes de ir para o quarto, cerca de 1 hora, mais ou menos.
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por neni Qua Abr 13, 2011 3:49 pm

Noosa Jojoba ai é difícil acho que não senti tanto porque apaguei né mas acho que tinha entrado em parafusos ficar acordada sem sentir minhas pernas ai meu Deus.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por pandora77 Sáb Jun 18, 2011 5:32 pm

meninas, minha GO disse que ficamos sem sentir a cicatriz ou sentindo dormencia pq se cortam as terminacoes nervosas da area e muitas pessoas nunca mais tem as terminacoes "refeitas", ficam assim pra sempre...
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por lilix Dom Jun 19, 2011 9:53 am

Entao, fica a marca, para sempre ...
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por pandora77 Dom Jun 19, 2011 4:57 pm

Pelo que ela disse, sim, em algumAS PESSOAS
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por lilix Seg Jun 20, 2011 10:06 am

Eu sou uma delas, infelizmente ....
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Informações sobre cesária Empty Re: Informações sobre cesária

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos