NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turma das Grávidas do NFP-Brasil

+52
Patysasa
Nikky
cilapires
Sarita Dias
Sra. Astorga
luciana123
Luana
anadenizediniz
jany
Pat_RJ
Amelinha
Rosangela
quel b
Pri Abreu
Ciinthia
fryda
Jojoba
Jeniffer
Monika
DrikGoh
IARA
pandora77
Betina
Maienes
Claudinha
PAULinhaa
Tesouro
Fabinha
madrastinha
keh
rozimeri
Anninha
Dana
Tati
Carol
carlinha
Meg
Juju
Day
Dani7
Djane Senna
ASBM
VIVI
Lilly
neni
Baby Blue
anacbdn
rozinha
mimiloira
Patyta
Clarissa
lilix
56 participantes

Página 21 de 40 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 30 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Maienes Seg Mar 01, 2010 9:43 am

Noooooooossa!!! Fiquei surpresa em abrir esse tópico e ver meu nome já na lista, como vcs são eficazes rsrsrs!

A DPP é 26/10/2010.

@Claudinha: Parabéns pela princesa! Lindo nome... Felicidades!
Maienes
Maienes
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 255
Idade : 40
Localização : Salvador-Ba
Data de inscrição : 29/11/2009

http://www.maienes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Lilly Seg Mar 01, 2010 3:42 pm

flower Lista de Grávidas do NFP-Brasilflower

2010

Marco de 2010

  • Dani7, dia 15.03.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_king)
  • Lilly, dia 22.03.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_king)

Abril de 2010

  • Boadrasta31, dia 05.04.10 6o filho (Wink)
  • mimiloira, dia 26.04.10 1o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )
  • Alê, dia XX.04.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • Tati, dia XX.04.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • carlinha, XX.04.10 1o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )
  • madrastinha, dia XX.04.10 1o filho (king)
  • Fabinha, dia XX.04.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)

Maio de 2010

  • Dana, dia 21.05.10 1o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )
  • Anninharj, dia 11.05.10 2o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )
  • rozimeri, dia XX.XX.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • luly, dia XX.XX.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • ciinthia, dia XX.XX.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • thaigo, dia XX.XX.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)

Junho de 2010

  • Carol, dia 06.06.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_king ) - US em 19/03
  • Binha , dia XX.06.10 1o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )
  • IARA, dia XX.06.10 1o filho ( Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen )

Agosto de 2010

  • Claudinha, dia 10.08.10 1o filho ( queen )
  • Lilix, dia 13.08.10 1o filho ( Wink )

Setembro de 2010

  • Charlene, dia 05.09.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question) - 2.US em 19.03
Outubro de 2010

  • DrikaGoh, dia 24.10.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)
  • Maienes, dia 26.10.10 1o filho (Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question)


Total de bebes:
23

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_question Ainda nao sabemos o sexo: 11
Wink Sera surpresa: 02 (Boadrasta e Lilix)
Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_queen princesas: 07
Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_king príncipes: 05


Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Star3 Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Star3 Estrelinhas que serao lembradas ... Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Star3 Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Star3

  • Sindel em Abril de 2009
  • Leka em Marco de 2009
  • Anna em Junho de 2009
  • Meninona em Agosto de 2009
  • Madrastinha em Outubro de 2009
  • Pandora 77 em Dezembro de 2009

---------------

@Maienes: Sua data prevista esta na listinha! Very Happy
@carlinha e Binha: Passem para a gente a DPP de voces!! Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Icon_sad
@Dani7: Se voce marcar cesarea, conta a data pra gente pra atualizar a lista e a gente saber quando seu principe chega!!!!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Dani7 Seg Mar 01, 2010 4:30 pm

Pode deixa aviso sim... Estamos bem felizes aqui com a chegada do Otávio Pax... Hoje ele está bem serelepe, se esticando todo, um pé grandão me chuta no estomago tem hora.
A noite sinto umas leves contrações, a barriga fica durinha... mas acho que ele nao esta encaixado, apenas em posição cefálica.
Semana passada estava com 2,600g e 49 cm.
Estou ficando mais em casa nestes dias, durmo bastante, é gostoso!
A coisinhas dele estão todas arrumadinhas, ganhei um carrinho da infanti muito bom! Agora só falta ele aqui.
Assim que puder irei postar umas fotinhas novas.
Bom é isso ai...logo ele estará dando as caras.
Bjs a todas e boa sorte!

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Lilly Seg Mar 01, 2010 5:40 pm

Thanks Dani!
Logo logo mesmo....pra mim falta tao pouco...e vc esta uns 4 dias na minha frente!....
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Claudinha Seg Mar 01, 2010 7:07 pm

Ai meninaaas...imagino a ansiedade de vocês!!! Falta tão pouuco..quase nada em relação ao tempo todo que demora, né?? Mas esses dias finais devem estar se arrastando, né? Pq já está tudo pronto e só o que tem a ser feito é esperar!! hahaha..Do jeito que eu sou, acho que vou ficar loouca quando estiver tão perto assim!!! =) Que bom que gostaram do nome, meninas!
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Dani7 Ter Mar 02, 2010 4:03 pm

É Rosinha passa sim, super rápido...mas graças a Deus curti cada momento dele, aproveitei muito, tirei muitas fotos, planejei enxoval, peguei diversas dicas, comprei tudo antes, para agora no finalzinho dormir bastante e ficar bem tranquila. Depois deste to pronta para a próxima gravidez!!!!

Acho que nasci para procriar....mas antes de ser tão apressada vou curtir a experiencia de ser mãe de primeira viagem por uns 2 anos...depois volto a ser tentante novamente.

Estamos bastante felizes com este bebezinho!!!! Boa sorte a vc e todas q querem engravidar novamente. Tudo tem a hora....bjs

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por VIVI Qua Mar 03, 2010 4:13 pm

Caramba....passa rapido msm, desejo que Lilly e Dani7 tenham uma ótima hora e que Deus esteja com vcs. Bjks
VIVI
VIVI
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 762
Idade : 46
Localização : RJ
Data de inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por lilix Qui Mar 04, 2010 12:53 am

@claudinha: parabens pela princesa Grabriela!!! Que bom que esta td bem com vcs!!!

@dani7 e lilly: estou pensando muito em voces e ansiosa pela chegada dos primeiros principes de 2010 do NFP-Brasil!!! Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Herz
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Anninha Qui Mar 04, 2010 4:27 am

Também estou ansiosa pela Lilly e Dani7, pode ser a quaquer momento! Estamos na torcida cheers
Anninha
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por neni Qui Mar 04, 2010 4:21 pm

nossa meninas como o tempo passou rápido já estão na reta final hem tudo de bom para vcs já estou nervosa por vcs
lilix minha próxima us vai ser dia 19 bjs mil a todas.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Carol Sex Mar 05, 2010 5:31 am

Char a minha proxima US tbm será dia 19/03 hehee nos duas vendo nossos pititicos rs
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por lilix Sex Mar 05, 2010 6:27 am

@claudinha: sua DPP mudou??? Ou estmaos com a mesma DPP? rsrsrs
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Dani7 Sex Mar 05, 2010 8:59 am

Então...hoje fui na médica. Ela fez o exame de toque e disse a mesma coisa q a filha dela: meu períneo tem uma força incrível, tive que tentar relaxar para ela conseguir chegar a té o colo do útero. Falou que o bb está encaixadinho, e estou com uma "poupinha" de dilatação...Mas que seria muito dificil para mim fazer parto normal porque eu teria q aprender a relaxar o maximo possível, para o períneo deixar passar o nene.
Bom...só sei que eu quis já deixar marcada a cesárea, eles irão me avisar em breve o dia. Pelo jeito de quarta não passa!!!! Ela disse.
Estamos irradiantes! Não vejo a hora....independente de qual for o tipo de parto.
Depois volto para contar a data. flower

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Carol Sex Mar 05, 2010 9:51 am

Dani7 quarta já, que delicia te desejo o melhorrr parto do mundo que Deus te abençõe querida bjãoo vou rezar por vcs ta bom bjo....
Carol
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 41
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por rozinha Sex Mar 05, 2010 10:18 am

Dani, que vc tenha um parto excelente, e que o Otávio venha com muita saúde, completar a felicidade de vcs!
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por pandora77 Sex Mar 05, 2010 12:15 pm

Boa sorte Very Happy
pandora77
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 46
Data de inscrição : 14/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por neni Sex Mar 05, 2010 4:34 pm

dani 7 fique calma tudo vai dar certo e depois venha nos contar a experiencia hem
carol que bom eu quero tentar saber o que é meu bb eu já sonhei várias vezes que é um menino ate meu irmão tbm sonhou que é um menino espero ver o meu e o seu já está quse lá hem bjs mil.
neni
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por lilix Sex Mar 05, 2010 8:52 pm

@dani7: que vc tenha uma boa hora e que corra tudo bem! Beijinho em voces dois.

Exclamation Só para esclarecer uma coisa qto à esta pressao do perineo, ser totalmente normal na gestacao:

Fonte: www.http://www.perineo.net/conteudo/index.php

O que é Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP)?


O fundo da pelve óssea (bacia) termina numa cavidade em forma de funil chamada cavidade pélvica, que contém os órgãos pélvicos (útero, ovários, bexiga...). O fundo deste funil (que na mulher adulta tem
cerca de 10 cm de diâmetro), é fechado por uma espécie de "cama elástica" chamada assoalho pélvico.
O assoalho pélvico é formado por 13 músculos, conhecidos em conjunto como musculatura do assoalho pélvico(MAP), auxiliados por fáscias e ligamentos (que funcionam como elásticos biológicos).

A função de todo este conjunto é sustentar os órgãos pélvicos, como uma cama elástica sustenta o peso de alguém que pula sobre ela. Os elementos mais fortes e decisivos para este fim são os músculos. A contração da MAP pode ser facilmente percebida internamente à vagina, logo na entrada e a alguns centímetros de profundidade. É ela a responsável pela sensação de pressão percebida durante a penetração e todo o ato sexual.

(...)numa guerra diária contra a gravidade, é a MAP que sustenta os órgãos pélvicos, além do bebê durante a gestação. Cada vez que algo empurra os órgãos para baixo (ao tossir, rir ou fazer algum outro esforço físico), a MAP precisa contrair-se vigorosamente para empurrar os órgãos para cima, evitando que eles saiam de suas posições normais. Se, por lesão ou fraqueza, a MAP não conseguir sustentar os órgãos, eles descem de suas posições originando o chamado prolapso genital (como o prolapso de bexiga ou bexiga caída).(...)

(...)Gestação e Parto Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Ind22

Durante a gestação, a musculatura do assoalho pélvico sofre um prolongado teste de resistência. Sustentando, além dos órgãos pélvicos, o bebê, o novo útero e todos os demais anexos embrionários (placenta, cordão umbilical, etc), o aumento de peso varia normalmente de 10 a quase 20 kg (sendo o ideal 11 kg).

Neste período, uma MAP forte oferece maior apoio ao útero, reduzindo a pressão sobre a bexiga e diminuindo as dores lombares, tão comuns às gestantes, especialmente nos últimos meses.

O parto é o maior teste de força, resistência e elasticidade para todo o assoalho pélvico, especialmente para a musculatura. Uma MAP forte permite uma recuperação melhor e muito mais rápida.(...)
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Maienes Sáb Mar 06, 2010 5:20 am

@Dani7: Que maravilha 10 de março é uma data forte! Que o Senhor abençoe seu parto e seu bebê chegue cheio de saúde!
Maienes
Maienes
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 255
Idade : 40
Localização : Salvador-Ba
Data de inscrição : 29/11/2009

http://www.maienes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Claudinha Sáb Mar 06, 2010 12:21 pm

Dani7: que felicidade!!! Que tudo corra maravilhosamente beeem para você!!!!

Lilix: Mudouu sim!!! O GO falou que deve ser uns 5 dias antes...Anteriormente a DPP era 15/08..agora é dia 10/08!!!
Claudinha
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Lilly Sáb Mar 06, 2010 3:21 pm

Dani! Boa hora para voce querida!

Lilix e outras gravidinhas: voces ja estao fazendo os exercicios para o Assoalho Pelvico???? Eu faco bem menos do que devia pois esqueco, mas e bom fazer hein!!!!!!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por lilix Dom Mar 07, 2010 12:00 am

@Lilly: faco sempre que lembro!
Esta semana vou me encontrar com a minha Doula que ira acompanhar minha gravidez (assim espero) e com ela vou comecar todos os exercicios e preparativos para o parto. Estou bem feliz de ter encontrado alguem e indicado tbm!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Tesouro Dom Mar 07, 2010 1:43 pm

Tudo de bom para voce Dani7 e que tenha um optimo parto de cesariana Very Happy Um beijão e tudo de bom para dia 10 Very Happy
Tesouro
Tesouro
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 2448
Idade : 39
Localização : Albufeira - Portugal
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Dani7 Seg Mar 08, 2010 1:04 pm

Então pessoal fiz mesmo a escolha pela cesária...meu períneo é muito forte e tensionado, acho que o bb não conseguirá sair...nem preciso fazer estes exercícios para fortalecer, o meu assoalho é super forte, fora a musculatura de meu abdomem.
Então agendamos mesmo para dia 10/03/2010 as 17:00 hs. To satisfeita pois não tenho essa preocupação em ajudar o bb a nascer etc e tal...quero ficar tranquila na hora, sem dor e nem ansiedades. Cada um tem uma opinião sobre parto, acho que isso tem a ver com cada pessoa...cada maneira de pensar. Acho bacana tb o PN, mas não tenho tolerancia de ficar esperando essa surpresa...até mesmo porque não me preparei nem fisicamente e nem psicológicamente, pois tive muita pressão baixa durante a gravidez, o que me deixou desanimada.
Mas se amanha ou quarta eu entrar em trabalho de parto e tudo tiver de acordo para parto normal, lógico!!! Irei tentar fazer...

obrigada pelas palavras de carinho e otimismo!!!! Vamos q vamos...depois postarei meu depoimento sobre o parto. RS!
Bjão

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463
Idade : 48
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 31/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Lilly Seg Mar 08, 2010 3:02 pm

Boa hora pra voce Dani, estaremos pensando em voce!
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Turma das Grávidas do NFP-Brasil - Página 21 Empty Re: Turma das Grávidas do NFP-Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 21 de 40 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22 ... 30 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos