NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educacao bilingue em casa

3 participantes

Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Educacao bilingue em casa

Mensagem por lilix Qua Mar 24, 2010 11:26 pm

Meninas,

como temos muitos casais aqui no forum que uma das partes é estrangeira, achei de postar sobre a educacao bilingue em casa.

Como voces pensam em fazer com os pequenos? Querem que a crianca aprenda os dois idiomas? Como fazer com a parte cultural? (especialmente para quem mora fora do pais)

Todos os argumentos sao validos!!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por Lilly Qui Mar 25, 2010 4:45 pm

Bom, aqui em casa serao duas linguas: portugues e sueco e o ingles o pequeno vai aprender na rua, escolinha, TV, etc. Eu conversarei com o Christian somente em portugues e meu noivo somente em sueco - MESMO SE HOUVER PESSOAS PRESENTES QUE NAO NOS ENTENDAM.
Vou seguir essas regras pois foi isso que aprendi num livro sobre educacao bilingue que li. E sera assim desde o primeiro minutinho de vida FB (fora da barriga) dele.

Li que quanto mais cedo a gente comeca maiores sao as chances deles nao pegarem sotaque e nao terem dificuldade em aprender a outra lingua.

Vou passar o nome do livro depois (esta empacotado na mala do hospital do dignissimo, que so resolveu ler sobre bebes no minuto 44 do segundo tempo!)

bjocas
Lilly
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 46
Data de inscrição : 16/06/2009

http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por lilix Qui Mar 25, 2010 9:30 pm

@Lilly: vou seguir a mesma estratégia. Tbm li em algum lugar que esta seria a melhor forma para introduzir os idiomas para as criancas. Aqui sera eu no portugues e maridao no alemao.

E em relacao à cultura? Vc vai seguir as comemoracoes brasileiras como dia do Indio, fest Junina ou nao? Eu sempre penso nisso e me faz uma falta (eu gde, imagina?).. Quero tentar fazer com o meu bebe, ensinar, comemorar.. Vms ver!!

No seu livro eles falam alguma coisa da crianca de pais bilingues demorarem a falar as primeiras palavras??
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por Dana Sex Mar 26, 2010 7:08 pm

@Lilix, num papo com uma fonoaudiologa aqui ela me deu dicas valiosissimas! Ela alertou para o fato de que o bebe demora mais a comecar a falar do que os outros, por conta da assimilaçao entre as linguas, mas que quando iniciar em um dos idiomas ele "deslancha" em todas as outras!

A dica dela é que se use e abuse dos sinais enquanto o bebe for crescendo (baby signs) e que os pais façam uso destes sinais para ajudar na assimilaçao das plavras em cada idioma (usando o metodo que a Lilly mencionou, e que nos tambem ja adotamos aqui em casa para "bater papo com a barriga"!).. Nós compramos o livro que ensina a técnica dos sinais e estudamos todos desde o comecinho da gravidez!

É dificil manter a coisa fluindo, mas rigidez (por parte dos pais, claro) é essencial, para que não acabem confundindo o bebe! Smile

Eu as vezes me pego querendo papear em ingles com a Nenagh, e ja me belisco pra parar.. rs

COm relacao a cultura, como nós estamos no Brasil vamos levar de acordo com as celebracoes daqui, mas vamos tambem passar as festividades e celebracoes australianas e, pricipalmente, as Irlandesas, que sao orgulho do marido (e cheias de lendas absolutamente maravilhosas!! )
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por Dana Sex Mar 26, 2010 7:09 pm

ps.: pra quem quiser ver mais sobre os baby signs, entra no youtube e pesuisem os termos.. Vale a pena, é um metodo interessantissimO! Smile
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por lilix Sex Mar 26, 2010 10:49 pm

@dana: já vou lá dar uma olhada!!!
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por Dana Seg Abr 12, 2010 4:51 pm

@Lilly, uma pergunta pra voce (quando tiver um tempinho entre mamadas e trocas de fraldas do Chris!):

Voce disse que ira usar portugues com o Chris e o marido ira usar Sueco, né? Como vai ser a comunicação dos papais na frente do baby?? Será em ingles ou voces entendem as respectivas linguas maternas?

Parei pra pensar nessa coisa de "educacao tri-lingue" e fiquei com essa Educacao bilingue em casa Icon_scratch na cabeça.. rsss

Aqui ainda nao sabemos a salada de fruta que vai dar (vai ser um tal de "traduz pra vó" ou "explica pra titia"... ).. rss
Dana
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 38
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por lilix Seg Abr 12, 2010 10:19 pm

@Dana: eu vou falar em alemao com os sogros e com o bebe em portugues. O importante é que o bebe receba de voce a segunda lingua.

Qto à comunicacao dos papais vai ser salada mixta mesmo e vai ser bom para o bebe poder interagir mais. Hoje já o é. A gente fala em portugues e em alemao. Entao isto vai continuar.
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Educacao bilingue em casa Empty Re: Educacao bilingue em casa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos