NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Participe do fórum, é rápido e fácil

NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil
NFP-Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando os filhos dominam os pais

4 participantes

Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por lilix Ter Nov 11, 2008 12:40 pm

Ola Meninas,

acho que todo mundo aqui já assistiu SOS Baba, super Nanny...
Eu nao vejo TV na Alemanha, mas qdo estou no Brasil nao desgrudo do Discovery Home & Health... E adoro o programa sobre educacao familiar...

Ha madastras aqui no Forum que já lidaram com os enteados ou enteadas que dominam os pais (estes em sua maioria por culpite agudite...)... Mas no caso da familia... Qdo temos os nossos filhos: COMO saber que estamos sendo manipulados?

Qdo vcs tiverem os seus filhos, aceitaram dicas de outras pessoas, de mae, pai, irma, tia, sogro e sogra?

Como fazer o filtro? Como saber que estamos errando??
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por rozinha Qua Nov 12, 2008 7:41 am

Se filho viesse com manual de instruções tudo ficaria mais fácil... Mas filho não é robô: se vc faz algo que dá certo hj, amanhã o mesmo negócio dá super errado... Não dá para prever.

Algumas regras que eu adotei para mim são:
1. Ser verdadeira com o filho - se vou viajar e ele vai ficar, eu digo. Se vai tomar vacina e vai doer, eu digo. Procuro sempre dizer a verdade para ele, para que ele possa confiar em mim.

2. Dosar o "não" - já li que quando vc gasta muito o "não", este perde a força. Então, eu vejo se realmente não pode.
Se meu filho pede um chocolate antes do almoço, eu falo que depois que ele almoçar ele pode comer o chocolate (evito dizer, "agora NÃO pode" eu digo, "tudo bem, depois do almoço, você come o chocolate")

3. Manter o castigo ou a promessa - se eu prometi um passeio ou um castigo, procuro sempre cumprir. Faz parte de minha tentativa de ser verdadeira com meu filho.

Mesmo assim, tem hora que a coisa desanda...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por Jeniffer Sex Nov 14, 2008 6:48 am

@rozinha, vc deve ser uma mãe maravilhosa... já virei a sua fã!!!!

@Lilix, gostei muito do ponto de vista da rozinha... mas realmente muita coisa a gente só aprende na prática, e às vezes falamos que faremos assim ou assado, ou que faremos diferente dos nossos pais... mas deve ser muito complicado, pois parece que ainda cometemos os mesmos erros.
Eu sou uma pessoa muito geniosa e o meu maior medo na educação dos meus filhos é justamente a minha sogra...
não sei se falei do acidente do meu marido, mas no domingo quando estávamos lá no Barra D'or, ela simplesmente chorava e me implorava para que eu deixasse ela levar o meu marido para a casa dela... não tenho dúvidas de que ela cuida muito bem dele, mas me senti de certa forma incompetente para desempenhar os cuidados que ele necessita.
Tenho medo que quando eu tenha os meus filhos, o mesmo ocorra, que ela tente se aproveitar da "experiência dela" para acabar com a minha autoridade de mãe e esposa...
Acho que fugi do foco da pergunta, mas precisava desabafar isto aqui!
No mais, quero ser uma mãe bastante ouvinte, quero evitar bater expor a criança!
Jeniffer
Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 176
Idade : 41
Localização : Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição : 18/09/2008

http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por lilix Sex Nov 14, 2008 10:53 am

Concordo com vcs meninas...
Acho muito bom trocarmos essas idéias aqui, pois nem sempre qdo estamos na ativa, sabemos o que é certo ou não.
No momento para mim, é muito mais fácil julgar, visto que não tenho filhos ainda e por isso, estando de fora, a gente consegue ver coisas que estando na situação, não.

@jeniffer: eu acho que vc deve sim dizer o seu "não" qdo não está de acordo. De nada adianta ter a posição de nora maravilhosa, se vc não está de acordo ou à vontade.

Qdo estiver grávida já mostre que aceitará opiniões, mas que a educação dos filhos será sua e do love...

Um amigo meu, recente pai, teve que tomar uma atitude drástica com a sogra, no nascimento da sua primeira filha.. A doce senhora já queria escolher até como o sobrenome da neta deveria ser....
lilix
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 44
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por rozinha Sáb Nov 15, 2008 11:04 am

@Jeniffer: vc não deve mesmo aceitar tudo de goela abaixo, para ganhar pontos com a sua sogra. Se puder se antecipar aos problemas, melhor ainda.

Não tenha medo da experiência da sua sogra, daquele tempo para cá, muita coisa mudou, de repente a experiência dela não vai ajudar muito. Não tenha medo de dizer não. Um exemplo: eu amamentei meu filho até os 5 meses, exclusivamente no peito, isto quer dizer que ele não tomou nem água neste tempo todo. (Ele nasceu em outubro, pensa atravessar todo o verão sem beber água.) O que eu ouvia de gente me perguntando: Mas, ele não tá com sede? E o seu leite sustenta? E vc tem leite? Isso, inclusive meus sogros... Fui firme e não mudei a alimentação dele. Resultado: ele não teve infecção intestinal, diarréia, ou intestino preso. Bom, depois de um ano, ele teve sim, mas eu já não controlava 100% da alimentação dele. E foram poucos episódios, que se curaram muito rápido. E enquanto ele só mamou no peito, ele ganhou peso que foi uma beleza, mas nunca foi obeso, vcs podem conferir nas fotos.
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por Sindel Seg Nov 24, 2008 7:15 pm

Eu também sou assim com meu filho Rozinha, sempre procuro falar a verdade pra ele, cumpro minhas promessas, ensino o valor das coisas, desde pequeno ele já sabe que deve pedir autorização pra mim ou para o pai, nunca interromper uma conversa, falar as três palavrinhas mágicas que são: Licença, por favor e obrigado. Assim, vai.... confesso que não é fácil, se existisse um manual ajudaria muito, mais a gente se vira como pode para ensinar o básico da vida aos filhos, isso na teoria, pq somente quando eles crescerem é que poderemos constatar a prática.
Ah, eu amamentei meu filho até 3 meses, e tive que passar a dar o leite integral mesmo, pq o de lata deixava ele muito ressecado, a ponto de ter que usar o supositório de glicerina nele. Muitas pessoas me criticavam, me sentia mal, pq parecia que os outros achavam que eu não queria amamentá-lo, mais meu filho precisava se alimentar, se ele não queria meu leite, olha que eu deixava ele ficar desesperado de fome, pra ver se ele mamava e nada. Graças a Deus deu tudo certo, é uma criança sadia e muito esperta, na minha opinião, o próprio instinto de mãe ensina mais do que conselhos de outros. Bjs, meninas.
Sindel
Sindel
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por rozinha Ter Nov 25, 2008 4:46 am

Vc tocou num ponto importante, Sindel. Nem sempre as coisas saem do jeito que a gente quer. E é preciso ter jogo de cintura nisso também. As crianças, desde pequenas, têm desejos, vontades e precisam ser respeitadas. Não dá para se vestir de superioridade - eu sou a mãe, eu que sei tudo o que meu filho precisa (ou pode), e tentar enfiar goela abaixo a NOSSA vontade. Às vezes, só vai gerar estresse...
rozinha
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 54
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quando os filhos dominam os pais Empty Re: Quando os filhos dominam os pais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos